Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Teatro das Águas

20/10/2009

No Teatro das Águas é possível dessalinizar a água sem gastar recursos naturais, usando somente energia solar, eólica e marítima.

Num mundo onde milhares de pessoas não têm acesso a água potável, a dessalinização é algo indispensável. Mas não podemos nos dar ao luxo de gastar combustíveis fósseis para isso. Graças a uma maravilha arquitetônica criada por Charlie Paton, o Teatro das Águas, já é possível dessalinizar a água sem gastar recursos naturais, usando somente energia solar, eólica e marítima.

Localizado na cidade de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, o teatro leva a arquitetura moderna a uma nova dimensão, transformando água do mar em água fresca e resfriada.

A água do mar é bombeada para canos plásticos e resfriados, depois é borrifada sobre uma superfície absorvente. O ar quente vindo do mar passa por essa superfície e faz a água evaporar e deixando o sal para trás, a corrente de ar leva o vapor até a superfície dos canos frios. Ao entrar em contato com a superfície mais fria, a água condensa e escorre até o reservatório, pronta para o uso. Fresca, pura e potável, sem gastar energia. Assista ao vídeo para entender melhor.

Teatro das Águas
Teatro das Águas (Imagem: Grimshaw)

 Além de ajudar o planeta o local contribui também para a cultura, funcionando como um teatro a céu aberto. Seu criador diz que sistemas parecidos podem ser instalados em qualquer lugar do mundo em que a escassez de água seja um problema.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Lucelio Costa Gonçalves says:

    A tecnologia em favor dos paises pobres, uma evolução da engenharia que vem ao encontro das atiaus necessidades ambientais do planeta.