08.10.2009
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Tapetes de Bambu

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.10.2009
Encontramos vários sites sobre o sobre tapetes de bambu, e como era de se esperar, opiniões divergentes.
minutos de leitura

Constantes bombardeios de falsas ideias, ideais, produtos sustentáveis, merchandising e “ser eco-chato está na moda”, nos fazem ter noções conturbadas a respeito dos tapetes de bambu. Não podemos confiar 100% na primeira informação sobre o assunto. Por ser um tema relativamente novo, é preciso saber peneirar as informações, pesquisar prós e contras, antes de escolher qualquer ideia, produto ou projeto que se diz sustentável ou ecológico.

É o caso dos tapetes feitos de bambu. Encontramos vários sites sobre o assunto, e como era de se esperar, opiniões divergentes.

A versão ecologicamente correta da história diz que eles são feitos com fibras extraídas de uma pasta celulósica da própria planta, caracterizada por sua homogeneidade e seu aspecto suave e reluzente, parecidos com os da seda. A planta é considerada ecológica por não agredir o meio-ambiente quando cortada, já que pouco tempo depois dá lugar a um novo broto (pode crescer até um metro por dia) e pode produzir até 20% a mais de oxigênio do gás carbônico que recebe.

As fibras são altamente absorventes, secam mais rápido que algodão, possuem propriedades anti-bacterianas e quando usadas em roupas possuem proteção contra raios UV: sem que haja qualquer reação em sua pele, pois não usam produtos químicos para que haja esta função. E o melhor: não amassam.

Tapete de Bambu
Tapete Bambu
Fibra de Bambu
Fibra de Bambu

Mudando de lado, surgem dúvidas quanto às verdadeiras características do produto. Há fóruns para discussão sobre o tema na internet, e aparecem tópicos questionando se as fibras são realmente de bambu, uma vez que argumentam que o produto final, nada tem a ver com a matéria-prima e muito se parece com Rayon ou Viscose, tecidos que são obtidos da celulose de qualquer vegetal. E para quem conhece alguma fábrica de celulose, sabe como o cheiro é desagradável e a quantidade de fumaça que emite. Além disso, relatam que a quantidade de produtos químicos para processar a celulose é muito grande e nociva ao meio ambiente, tanto que não são mais permitidos no Brasil. Por isso, essas fibras são fabricadas na China, explicando assim, o fato de não encontrarmos fabricantes brasileiros, e por enquanto nem fornecedores.

A falta de informação confiável é o maior desafio que os profissionais e consumidores devem vencer se quiserem se tornar verdadeiramente sustentáveis. Hoje, graças às pesquisas científicas, que avançam cada dia mais, podemos compreender o impacto ambiental gerado por todo o processo de produção de um bem.

Enquanto isso, se você optar por comprar o tapete, pode encontrá-lo nas cores: preta, vermelha e bege, com preços entre U$$ 185,00 a U$$ 1.490,00.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tapetes de Bambu...

Tapetes de Bambu

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estranho… Os tapetes de bamboo que tenho visto na net não tem nada a ver com a foto colocada em sua postagem.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies