Menu
Projetos e Obras
Busca
street art

Sala dedicada para as obras de Banksy (Foto: Bárbara Cassou)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Moco Museum revela arte contemporânea e street art, agora em Barcelona

03/12/2021

Além de Amsterdã, o Moco Museum abre suas portas em Barcelona. Confira algumas das obras de street art lá expostas.

O Moco Museum é um museu privado e independente que abriga obras de arte moderna, contemporânea e de street art. 

street art
Espaço com experiência instagramável no museu (Foto: Bárbara Cassou)

Localizado em Amsterdã e Barcelona, conta com uma coleção de artistas renomados como Banksy, Jean-Michel Basquiat, JR, KAWS, Keith Haring, Jeff Koons, Damien Hirst, Tracey Emin, Yayoi Kusama, Mark Rothko, Andy Warhol, Studio Irma, Os gêmeos, entre outros.

street art
Pátio interno na entrada do Moco Museum Barcelona (Foto: Bárbara Cassou)

Primeiramente, o museu foi inaugurado em Amsterdã. Localizado na Villa Alsberg, em Museumplein, no coração da capital holandesa. 

O edifício foi projetado em 1904 por Eduard Cuypers. E foi uma antiga residência de uma família até o ano de 1939. Depois converteu-se em escola, passando a ser uma escritório de advocacia. Atualmente é o famoso Moco Museum, abrigando obras de renomados artistas da atualidade.  

street art
Exposição no primeiro andar do Moco Museum em Barcelona (Foto: Bárbara Cassou)

E recentemente abriu sua segunda casa. Agora na capital catalã: Barcelona. 

Em Barcelona, está localizado no Bairro El Born, no Palacio Carvelló. Um edifício do século 16, que é a antiga residência da família Carvelló, ao lado do Museu Picasso

O Moco Museum de Barcelona recebe os visitantes a partir da sua fachada gótica, através de um pátio descoberto. Escadas abrigadas por arcos com colunas, capitéis e molduras estilo renascentista fazem parte desse entorno cheio de história. 

street art
Sala dedicada para as obras de Banksy (Foto: Bárbara Cassou)

Na primeira parte do museu as obras estão espalhadas pelo ambiente em paredes brancas, entre as antigas colunas de tijolos do palácio. Há obras expostas de Yayoi Kusama, Jean-Michel Basquiat, Salvador Dalí, entre outros. 

No segundo andar do museu há uma sala dedicada especialmente para as obras de Banksy. Esta contrasta com todo o resto do museu por ser inteiramente pintada de preto. 

Confira a exposição do Banksy no Moco Museum de Amsterdã

street art
Obras dos Gêmeos no Moco Museum em Barcelona (Foto: Bárbara Cassou)

Ainda no segundo andar, uma sala dá destaque para duas obras dos Gêmeos, ressaltando a nossa street art do Brasil internacionalmente. 

O Moco Museum além de trazer arte para os visitantes, também aposta em experiências instagramáveis. Uma sala inteiramente feita em espelho com milhares de diamantes iluminados fazem essa função, criando uma ilusão ótica para quem passa por ali.

Além do pátio que dá acesso ao museu, o edifício possui um outro pátio interno descoberto. Ali foi exposta uma grande escultura de cor rosa metálico de Cyril Lancelin (Town and Concrete). A escultura contemporânea contrasta com a arquitetura do século 16. 

street art
Escultura de Cyril Lancelin no pátio interno do edifício (Foto: Bárbara Cassou)

Ao final do tour no Moco Museum Barcelona, os visitantes passam por um corredor colorido com street art até novamente estar no pátio de entrada do edifício. E assim terminando sua imersão artística. 

street art
Corredor colorido com street art no final do tour do museu (Foto: Bárbara Cassou)

Atualmente o Moco Museum recebe dois milhões de visitantes de mais de 120 nações diferentes. Com a abertura da segunda sede em Barcelona, o museu prevê receber ainda mais pessoas, difundindo a arte contemporânea e a street art.

Seu objetivo sempre foi trazer a arte para mais perto das pessoas, deixando-a mais acessível e criando uma experiência ao redor dela. 

O Moco Museum aposta no poder da arte e no ativismo que vem com ela. Acredita que a street art conecta pessoas, muda ideologias e dá coragem para trazer mais diálogo para a população.

Vale a pena a visita!  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *