04.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: Bárbara Cassou)

Sala de Despiece utiliza contação de histórias para a gastronomia

calendar-blank-line
04.10.2021
O restaurante Sala de Despiece, em Madri, é exemplo quando se trata de storytelling. Saiba por quê!
minutos de leitura

A Sala de Despiece é um famoso restaurante em Madri. Seu cardápio traz uma variedade de pratos, desde carne até frutos do mar no estilo tapas espanholas. Além da sua gastronomia impecável, seu ambiente é inusitado e cheio de storytelling. 

"Sala de Despiece" é o termo usado em espanhol para referir-se a estas salas onde as carnes são cortadas e limpas. O restaurante madrileno utilizou esse termo para criar todo o conceito em torno do ambiente, do cardápio e comunicação da marca. 

Atualmente o restaurante possui três lugares na cidade de Madri: Sala de Despiece, Mesa de Despiece e Espacio Libre. Todos eles mantendo o mesmo conceito e cardápio.

A fachada por si só se destaca do entorno. Entre as típicas ruas e edifícios de Madri, a Sala de Despiece ganha destaque por sua entrada branca feita a partir de um container. 

storytelling
Fachada da Sala de Despiece se destaca por seu storytelling e textura de container (Foto: Bárbara Cassou)

Ao entrar no seu interior, vários elementos decorativos te teletransportam para um ambiente de açougue. As paredes são de azulejo branco e mesclam-se com paredes e teto feitos com embalagens de isopor, típicas para armazenar e congelar os alimentos. 

O balcão e as mesas são projetados com uma textura de plástico branco, muito usada como base para o corte de carnes e comidas em geral. 

Para trazer ainda mais esse storytelling de açougue, as paredes são decoradas com quadros com galochas de plástico, facões e ilustrações sobre os diferentes tipos de carne. No teto também estão pendurados trilhos com ganchos, exatamente como um açougue. 

O ambiente é um pouco sombrio, porém muito divertido e inusitado. 

storytelling
Toda a decoração traz o storytelling e elementos de açougue (Foto: Bárbara Cassou)

O cardápio vem em formato de prancheta com folhas plastificadas. De entrada, os clientes recebem como cortesia pequenos camarões fritos servidos dentro de uma cestinha azul, que lembra as típicas cestas de armazenagem de supermercados. 

A comunicação da marca e todos os detalhes são impecáveis e sempre direcionado a este storytelling de açougue. Os garçons e chef de cozinha usam aventais plastificados como se fossem funcionários do açougue. 

storytelling
A comunicação e os pratos também estão em linha com todo o storytelling de açougue (Foto: Bárbara Cassou)

O conteúdo e publicidade da marca também não poderia fugir deste tema: as fotos das campanhas onde o chef manusea e monta os pratos aparecem com luvas de látex azuis, completando esse universo. 

storytelling
O interior sombrio, porém divertido e com muito storytelling da Sala de Despiece em Madri (Foto: Bárbara Cassou)

A gastronomia do local é variada. Há desde carnes, frutos do mar, legumes e vegetais, no estilo tapas. As tapas são da culinária típica da Espanha: pratos em pequenas porções para compartilhar. Desta forma o cliente experimenta vários pratos e sabores ao mesmo tempo. Na Sala de Despiece todas as tapas vêm servidas de uma maneira diferente, em linha com o conceito do lugar, como por exemplo em bandejas metálicas e tábuas de cortar de plástico. 

Quando há storytelling por trás, a imersão e a vivência dos clientes é ainda mais forte. A experiência fixa na mente do cliente, que lembrará desse momento para sempre, compartilhará fotos e indicará para amigos.

A Sala de Despiece nos ensina que é possível adicionar storytelling quando se trata de gastronomia, aumentando ainda mais a experiência dos clientes e se consolidando como marca na cidade. 

Conheça outro exemplo de ambiente que usa o storytelling como estratégia, aqui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sala de Despiece utiliza contação de histó...

Sala de Despiece utiliza contação de histórias para a gastronomia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies