12.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Stefano Boeri cria torre residencial sustentável na Holanda

calendar-blank-line
12.05.2022
Trudo Vertical é o novo projeto do arquiteto italiano Stefano Boeri dedicado à habitação social na cidade holandesa de Eindhoven
minutos de leitura

O Trudo Vertical é uma torre residencial sustentável projetada pelo respeitado arquiteto italiano Stefano Boeri, considerado um grande ícone da arquitetura contemporânea

Após o grande sucesso de seu projeto Bosco Verticale, em Milão, arquitetos do mundo inteiro se inspiraram em utilizar mais vegetação em seus projetos e, sobretudo, nas fachadas! 

Stefano Boeri retomou em 2014/2015 o discurso em torno da sustentabilidade integrada à arquitetura e traz essa questão com muita força em seus projetos.

Stefano Boeri
Trudo Vertical por Stefano Boeri (Foto: Annemijn van Gurp)

Esse conceito de projeto desenvolvido por Boeri ficou tão popular que clientes do mundo inteiro o contrataram para desenvolver projetos similares em países como a China, Suíça, França, Albânia, Holanda e outros.  

O Trudo Vertical está localizado na cidade de Eindhoven, no sul da Holanda. A grande diferença entre essa torre e a de Milão é a questão social, os apartamentos do Trudo Vertical são dedicados à habitação social. O projeto holandês traz uma nova realidade aos famosos projetos de fachada verde de Boeri, que antes eram majoritariamente projetos residenciais de alto padrão e, desta vez, são destinados a famílias de baixa renda. 

Os 19 andares da torre de Eindhoven abrigam vários apartamentos com preço de aluguel mais acessível, porém, com alta qualidade de vida, graças à presença de centenas de espécies de árvores e plantas em cada varanda.

Stefano Boeri
Trudo Vertical por Stefano Boeri (Foto: Annemijn van Gurp)

O projeto primogênito, em Milão, trouxe o conceito genial da coexistência “habitável” entre humanos e outras espécies como árvores, pássaros e insetos. A ideia era de, literalmente, trazer um bosque para dentro da cidade e dos apartamentos, verticalmente. 

Esse conceito é ampliado no contexto do projeto holandês para responder a um duplo desafio: combater as mudanças climáticas e resolver o problema da habitação social na Holanda. 

A arborização urbana que esse projeto proporciona não só melhora o ambiente da cidade de Eindhoven, por trazer mais verde ao centro da cidade, mas também proporciona uma grande oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos futuros moradores!

Stefano Boeri
Trudo Vertical por Stefano Boeri (Foto: Annemijn van Gurp)

A torre abriga 125 apartamentos, cada unidade tem uma dimensão limitada (menos de 50 metros quadrados). Por conta das varandas arborizadas, esses apartamentos se estendem ao exterior. Nos terraços superiores, as varandas podem estender até 4 metros quadrados.

Cada varanda possui no mínimo uma árvore e alguns arbustos. No total, a torre residencial Trudo Vertical atinge uma altura de 75 metros e abriga até 125 árvores de diferentes espécies em todas as suas quatro fachadas, nas quais se somam cerca de 5.200 arbustos e plantas de menores dimensões. 

Stefano Boeri
Fachada da Trudo Vertical projetada por Stefano Boeri (Foto: Bregje van de Wouw)

Levando-se em consideração que o budget para o projeto e construção desse edifício foi bastante limitado, nos surpreende positivamente o design incrível da torre e seus detalhes construtivos. 

Os custos de construção adicionais associados à inclusão da vegetação na torre em comparação com os de um edifício de habitação social padrão são compensados, principalmente pelo uso de tecnologias de construção de última geração, a racionalização de algumas soluções técnicas para as fachadas e, em geral, a otimização de recursos relacionados ao projeto e à construção do edifício.

Ficou curioso em saber mais sobre sustentabilidade na arquitetura?

Leia mais em: Sustentabilidade volta à pauta com a pandemia

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Stefano Boeri cria torre residencial sustent�...

Stefano Boeri cria torre residencial sustentável na Holanda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies