Menu
Projetos e Obras
Busca

Projeto: ARX Arquitetura e Urbanismo

Conteúdo Matérias

Soleira de porcelanato: funcionalidade e harmonia em ambientes

09/04/2021

Veja como a soleira de porcelanato pode trazer muito mais harmonia e funcionalidade para os seus ambientes.

A soleira de porcelanato, assim como as feitas com outros tipos de materiais, é a peça que faz a transição entre os ambientes. Isso porque ela fica instalada, na maioria das vezes, no batente das portas.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Usar a soleira garante um detalhe que faz toda a diferença na estética de um projeto. Vale lembrar que não há nenhuma regra no que se refere à cor ou ao tipo de material desse componente. Tudo depende de diversos fatores, como o estilo de decoração.

Para quem deseja mais funcionalidade e harmonia nos ambientes, o uso da soleira é bastante indicado. A seguir, apresentaremos uma série de dicas e informações importantes sobre a peça. Continue a leitura e veja como fazer a diferença nos seus projetos.

Entenda o que é e para que serve a soleira

soleira de porcelanato
A soleira ajuda a demarcar a divisão de ambientes (Projeto: ARX Arquitetura e Urbanismo)

A soleira é uma peça que já existe há muito tempo nos projetos de arquitetura. Geralmente feita de mármore, granito ou madeira, ela é colocada no piso das portas.

Com formato de uma faixa, na maioria dos casos, a soleira tem a mesma largura do batente, mas isso não é necessariamente uma regra.

O objetivo da soleira é demarcar no chão a divisão entre um cômodo e outro. Ela também serve para marcar os desníveis entre os ambientes, fazendo um acabamento bonito e elegante.

Entre as principais vantagens do uso da soleira está a facilidade da limpeza e da locomoção dos moradores.

Atualmente, o porcelanato tem sido muito utilizado para fazer soleiras. Afinal, o material tem excelentes qualidades, como a durabilidade, facilidade de limpeza, resistência, entre tantas outras que você já conhece.

Veja 5 dicas e formas de uso para a soleira de porcelanato

soleira de porcelanato
A soleira de porcelanato pode ser aplicada de acordo com a sua criatividade (Projeto: Paula Nicolini)

Para que você possa tirar o máximo de proveito da soleira de porcelanato e consiga criar ambientes incríveis, listamos uma série de dicas e formas de uso da peça. Confira!

1. Faça acabamentos ao usar soleiras que fazem divisas com áreas externas

Para que a decoração feita com o revestimento fique ainda mais interessante e funcional, podem ser feitos acabamentos nas laterais da soleira de porcelanato.

Em uma casa, por exemplo, em que a soleira faz a divisa entre a área interna e a externa, o acabamento deve ser feito do lado de fora.

O acabamento deve ser de meia esquadria na parte externa. Já na parte que vai para o ambiente interno, não há necessidade de fazer a mesma coisa. Afinal, a soleira vai encostar no revestimento do piso.

soleiras de porcenalato
A principal função da soleira é marcar a separação dos ambientes (Projeto: ARX Arquitetura e Urbanismo)

2. Saiba quais são as situações em que o acabamento não é necessário

Nem todas as situações exigem acabamento na soleira de porcelanato. É o caso de quando ambos os lados da porta têm revestimento.

Exemplo disso pode ser visto quando a peça é utilizada para demarcar a divisão entre um quarto e um banheiro, por exemplo.

3. Use a criatividade com as soleiras de porcelanato

Embora a soleira seja uma peça que tem uma finalidade específica, que é separar ambientes, ela pode ser utilizada também em outras situações.

Cada arquiteto ou designer pode usar a criatividade para utilizar os cortes de porcelanato da maneira que achar melhor.

Nada impede, por exemplo, que uma parede seja revestida com diversas soleiras, formando uma espécie de mosaico.

Até mesmo móveis podem ser decorados com soleiras. No entanto, antes de fazer a aplicação, é preciso verificar se o material do móvel tem condições para ser revestido por porcelanato.

4. Aposte em soleiras mais finas

soleiras de porcelanato
Em ambientes internos, pode-se optar por não usar soleiras nas portas (Projeto: Mariana Tormen Haiduk)

Em projetos de decoração interna, a soleira é opcional. Porém, uma tendência vista em muitas mostras e feiras da área é que a peça tem sido utilizada em tamanho menor, ou seja, mais fina.

5. Faça a sobreposição de tons

Se você gosta do resultado estético da soleira de porcelanato, opte por um sobretom que combine com a madeira da porta ou a cor do revestimento do rodapé.

Você pode usar um tom de madeira mais claro ou escuro, um porcelanato de outra tonalidade cortado etc.

Saiba como fazer a aplicação de uma soleira de porcelanato

Ao fazer a aplicação das soleiras de materiais como o granito, é importante que essa peça defina o restante do nível do piso.

Isso ocorre porque o granito é mais alto. Dessa forma, primeiro assenta-se a soleira e após conclui-se o contrapiso.

No caso da soleira de porcelanato, todo o contrapiso pode estar no mesmo nível. A única indicação é para que se assente a peça antes da aplicação dos batentes e demais partes de madeira da porta.

A aplicação pode ser antes ou depois de revestir o piso. Porém, caso opte por assentar primeiramente o contrapiso, deve-se tomar o cuidado de deixar a medida exata para a soleira. Afinal, a peça já é cortada em um tamanho fixo.

Para fazer o assentamento da peça, deve-se fazer o uso de argamassa colante, de acordo com as especificações do fabricante.

Conheça a soleira de porcelanato da Portobello

Soleiras de porcelanato
A Portobello oferece soleiras de porcelanato em diferentes tamanhos e cores (Foto: Portobello)

A Officina Portobello fabrica soleiras de porcelanato, que são cortadas em tamanhos específicos e podem ser adquiridas nas lojas Portobello Shop.

As soleiras de porcelanato da Portobello estão disponíveis nos seguintes tamanhos:

  • 14×90 cm

  • 12×90 cm

  • 14×120 cm

  • 12×120 cm

As cores e tonalidades são as mais diversas e você pode consultar todo o portfólio disponível em no site da Portobello.

Porém, vale lembrar que o cliente também pode optar por fazer o corte com o próprio assentador de porcelanato, na obra.

Nesse caso, porém, o acabamento ficará um pouco diferente, tendo em vista que, na obra, não há uma serra-mármore fixa ou um corte de jato d’água. Isso pode deixar alguma lasca ou detalhe que deixa visível que a peça foi cortada, por exemplo.

A soleira de porcelanato, em resumo, é um acabamento sofisticado e que pode fazer toda a diferença nos seus projetos. Utilize-as e traga mais harmonia e funcionalidade aos ambientes.

Siga aqui no Archtrends! Leia agora o nosso artigo que ensina como aplicar lastras e conquistar um ambiente seguro, funcional e bonito.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *