21.01.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O uso de materiais naturais com tons contemporâneos é uma das tendências de decoração para o próximo ano (Projeto: Paola Navone/Foto: Max Zambelli)

Tendências de decoração para 2022: ambientes com pegada híbrida

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.01.2022
Saiba mais sobre a Soft Tech, uma das tendências de decoração para 2022, e como trazer a combinação entre natureza e tecnologia para dentro de casa.
minutos de leitura

Olhar para as tendências de decoração e as macrotendências que devem orientar a sociedade nos próximos anos é um exercício importante. Pensando nisso, a Portobello lança todos os anos um Trend Book com previsões valiosas e ótimas inspirações.

A ideia é analisar a complexidade do contexto, buscando caminhos que apontem para um futuro melhor e inspirações do universo do design, da arte e da moda.

Para 2022, a macrotendência conhecida como “Soft Tech” – em português, quer dizer “tecnologia leve” - continua em destaque. Vamos falar especialmente sobre ela ao longo deste artigo.

Além disso, aproveitamos a oportunidade para mostrar como ela se expressa enquanto uma tendência de decoração por meio dos revestimentos e tons de cores.

Soft Tech: uma das tendências de decoração que você precisa conhecer

Não é de hoje que vemos a intensidade dos efeitos causados pela aceleração tecnológica em nossas vidas. Assim como outras tendências, a Soft Tech reflete o momento pelo qual a sociedade está passando.

Em tempos de pandemia, com a digitalização de várias atividades do nosso dia a dia, a tecnologia foi incorporada aos espaços que ainda não haviam sido ocupados por ela até então. E isso aconteceu de forma bastante acelerada.

Tecnologia e elementos da natureza, como a textura das pedras, foram incorporadas ao espaço (Projeto: Humberto Zirpoli)

Afinal de contas, as ferramentas online se tornaram essenciais para as pessoas continuarem a trabalhar, estudar e fazer o que precisavam durante o isolamento social.

Mas, além da necessidade de se conectar, a Soft Tech engloba outro aspecto importante: a preocupação com o futuro da humanidade e do planeta. Por isso, essa macrotendência também leva em conta a questão da sustentabilidade e proteção dos ecossistemas.

E podemos observar esse movimento acontecendo no mundo da arquitetura e da decoração. Os projetos relevam um visual cada vez mais híbrido, misturando características modernas a elementos que nos conectam com a natureza.

Isso se dá por meio do uso das cores, materiais, formas e objetos que remetem a aspectos orgânicos. Dessa forma, temos visto ambientes internos e externos cada vez mais aconchegantes e convidativos aos momentos de descanso, de reflexão e de conexão com as pessoas.

Como trazer o Soft Tech para dentro de casa?

O olhar voltado para o meio ambiente, sem deixar a tecnologia de lado, é como o Soft Tech se faz presente em projetos de arquitetura e decoração. Num primeiro momento, pode até parecer complicado criar composições com essas características. Mas é mais simples do que você imagina.

tendencias de decoração para 2022
Uma das formas de expressar o Soft Tech é por meio da combinação de plantas com revestimentos modernos (Projeto: Pedro Luiz de Marqui/Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Dê preferência aos materiais que são desenvolvidos de forma consciente, causando o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Hoje, diversas empresas se preocupam com isso e têm focado na criação de produtos sustentáveis. E contam com todo apoio da tecnologia para tornar isso possível.

Na hora de planejar a decoração, dê destaque para tons de verde e azul. Além de estarem em alta, essas cores criam um elo direto com a natureza. E para trazer os elementos orgânicos mais para perto, aposte nas plantas. Não faltam opções, inclusive para ambientes internos.

Revestimentos para a criação de ambientes com pegada híbrida

Os revestimentos são itens que ajudam a compor o estilo de decoração e a garantir a funcionalidade adequada de ambientes de todos os tipos. Por isso, não tem como falar de tendências de decoração sem levar em conta esse material usado para cobrir pisos e paredes.

Selecionamos algumas sugestões de revestimento da Portobello que estão ligados à Soft Tech e ajudam a compor ambientes que mesclam o tecnológico com o orgânico.

Confira a seguir:

Vedononvedo

tendencias de decoração para 2022
Além de elegante, o revestimento espelhado favorece a sensação de amplitude nos ambientes internos (Projeto: Portobello S.A.)

Vendononvedo quer dizer “ora vejo, ora não vejo”. É uma linha exclusiva da Portobello desenvolvida pela renomada arquiteta e designer italiana Paola Navone. Disponível no formato 10 x 10 cm, esse revestimento é feito de forma sustentável. E você vai entender como.

Sua principal característica é ser espelhado, o que o torna tão especial. Arquitetos e decoradores podem aplicá-lo em diferentes projetos onde a matéria e a luz são trabalhadas de maneira única.

Ele chama a atenção pelo fato de, ao mesmo tempo, não ser completamente espelhado. O Vendononvedo conta com uma parte gráfica transparente, mas que não releva tudo. Com design elaborado, é o primeiro a ter esse tipo de aspecto tão elegante para a decoração de paredes.

tendencias de decoração para 2022
Neste projeto, o Vedononvedo foi usado na divisória entre o quarto e banheiro, ajudando a criar um ambiente em sintonia com a natureza (Projeto: Pedro Luiz de Marqui/Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Além disso, não é só o visual dele que se destaca. Esse revestimento estabelece um diálogo entre a luz e o material. Assim, permite que a iluminação seja melhor aproveitada e também ajuda a criar uma sensação de amplitude em espaços pequenos por conta da transparência.

E por que o revestimento é considerado sustentável?

O próprio processo de fabricação dele surpreende. Isso porque ele é feito a partir do reaproveitamento de pequenos pedaços de espelho, na cidade italiana de Veneza, conhecida como “o berço dos cristais”.

tendências de decoração para 2022
Olhando de perto, é possível observar com mais facilidade as formas abstratas presentes no revestimento (Projeto: Portobello S.A.)

A partir de sua nova ótica sobre o universo dos revestimentos e busca pelo novo, Paola ressignificou o espelho ao inserir elementos abstratos na superfície. Portanto, estamos falando de um revestimento, de fato, inusitado e carregado de arte.

Zigzag Aquamarine

tendencias de decoração para 2022
Superfícies tridimensionais ajudam a criar uma sensação de movimento em diversos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

O revestimento Zigzag Aquamarine é mais uma opção que expressa a tendência Soft Tech. Em primeiro lugar, por conta da cor, um tom claro de verde que remete à suavidade de um mar cristalino. Pode fazer parte de composições de decoração monocromáticas, contrastantes ou complementares.

Mas ele se destaca também por conta de sua superfície tridimensional, formada por uma linha reta que vai e vem, sobe e desce para o plano. É a simplicidade das formas e a força da geometria que causam um impacto visual tão forte. Além disso, essas linhas criam um efeito ripado especial na parede à medida em que interage com a luz, ficando ainda mais evidente.

Por ter um tom suave, o Zigzag Aquamarine pode ocupar o lugar de protagonista na decoração como também pode transitar entre outros materiais e superfícies. Em ambientes onde a natureza se faz presente, a combinação desse revestimento com outros materiais como madeira e pedra ajuda a criar uma atmosfera acolhedora.

Palissandro

tendencias de decoração para 2022
Uma inspiração com a lastra Palissandro, usada para revestir toda a caixa do ambiente (Projeto: Clay Rodrigues)

O porcelanato Palissandro é uma reprodução do famoso mármore azul de mesmo nome. A ideia de desenvolvê-lo começou quando a direção da Portobello visitou a região de Piemonte, nos Alpes Ocidentais da Itália, e se encantou com o mármore Palissandro.

Ele foi muito usado na arquitetura italiana, inclusive em construções famosas, como as catedrais de Milão e Pavia. Devido às suas características únicas e por não ser encontrado em outros lugares do mundo, é considerado um verdadeiro tesouro natural. Por se tratar de um material elegante, é usado sobretudo em projetos de arquitetura e decoração luxuosos, combinado a outras pedras.

tendencias de decoração para 2022
Ambiente construído de forma sustentável, integrado à natureza da área externa e composto pelo porcelanato Palissandro e outros materiais sofisticados (Projeto: R3 Projetos / Foto: Felipe Araújo)

O que chama a atenção, em primeiro lugar, é a coloração do mármore, chamada de “azul dior” pelos italianos. Tem um fundo azul-claro que encontra o equilíbrio perfeito ao lado de tons de bege e cinza-claro. Juntas, essas cores passeiam com suavidade por sua superfície.

A Portobello não só reproduziu esses tons como também conseguiu inserir os veios delicados em cores mais intensas. Esses veios atravessam o desenho do porcelanato, criando um visual exclusivo para a cobertura de pisos, paredes, fachadas, escadas, móveis, entre outros.

É graças a esse conjunto de características que o porcelanato Palissandro funciona muito bem em composições modernas que valorizam a sensação de calma e aconchego.

E aí, o que achou dessas inspirações?

As tendências de decoração para 2022, como o Soft Tech, são grandes apostas para quem deseja criar ambientes com visual híbrido, com destaque para o moderno e, ao mesmo tempo, para a natureza.

Quer se aprofundar e entender mais sobre as macrotendências? Então baixe o Trend Book da Portobello!

Destaque: O uso de materiais naturais com tons contemporâneos é uma das tendências de decoração para o próximo ano (Projeto: Paola Navone/Foto: Max Zambelli)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tendências de decoração para 2022: ambient...

Tendências de decoração para 2022: ambientes com pegada híbrida

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies