27.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sofá de canto cinza
(Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

Sofá de canto: dicas para otimizar o espaço da sua sala

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.05.2022
Tem uma sala de estar pequena e quer aproveitar mais o espaço? O sofá de canto é perfeito para otimizar o ambiente de uma sala, unindo beleza e funcionalidade!
minutos de leitura

A sala é um ambiente perfeito para reunir amigos e familiares e é um local que gostamos muito de frequentar em nossas casas. Por isso, o sofá tem um papel importante não apenas nessas ocasiões, mas em nossa rotina. 

sala ampla colorida com texturas e estampas diversas
Os sofás de canto podem dar um toque mais moderno e aconchegante ao ambiente (Projeto: LOGOarquitetura e interiores)

E se sua sala não tem muito espaço ou não é bem delimitada, é a oportunidade perfeita para usar o sofá de canto. 

Sempre que precisamos nos acomodar para assistir TV, conversar ou fazer outras atividades na sala, utilizamos o sofá em primeiro lugar. Você deve escolher muito bem o estilo, cor e tipo do móvel que irá integrar o ambiente.

Falando do sofá de canto, existem diversos modelos que podem ser perfeitos para seu lar. Mas é preciso muita atenção antes de escolhê-lo. Que tal algumas dicas para que você escolha da melhor forma possível? Continue a leitura! 

Quando optar pelo sofá de canto? 

Decorar a sala é uma tarefa muito prazerosa que pode levar seu lar a ter o estilo que mais tem a ver com você. Além disso, esse é o ambiente onde você irá passar horas com amigos e familiares. 

Portanto, decore não apenas pensando na beleza, mas também na funcionalidade. 

É por isso que a administração do espaço de sua sala é algo tão importante. E, para casos em que sua sala não seja muito grande, você pode investir em um sofá de canto. 

sofá de canto em sala rústica
Aproveite muito mais o espaço da sala com esse tipo de sofá (Fonte: Westwing)

Como o próprio nome do móvel já diz, ele tem a finalidade de ser utilizado nas extremidades da sala. A economia de espaço é visível, além de que, combinado com itens de decoração e iluminação, a sala tende a ficar muito bonita. 

Assim, você garante mais espaço para circulação de pessoas no ambiente. Além disso, você também tem espaço suficiente para posicionar outros itens decorativos. Agora a mesa de centro, pufe, abajures e luminárias ou rack ficarão mais bonitos em sua sala de estar.

Caso você não tenha uma sala pequena, o sofá de canto pode ser um excelente móvel para delimitar o espaço entre cômodos. Por exemplo, se você tem uma sala de jantar ligada à sala de estar, nada melhor que separar o espaço entre elas. 

Isso pode ser feito por meio de tapetes, móveis decorativos ou, como sugerimos, pelo sofá de canto. 

sofá de canto grafite
Combine as cores e tecidos do sofá com outros itens decorativos e com as paredes de sua casa (Fonte: Westwing)

Por fim, esse tipo de sofá também proporciona mais conforto aos convidados quando estão em uma conversa. Isso porque você pode ficar quase que de frente para uma pessoa enquanto conversa com ela. 

Sem contar que muitos sofás de canto possuem um pufe para ser utilizado em conjunto. Isso possibilita mais conforto para você e para quem estiver sentado na sala. 

Os melhores tipos de sofá de canto

Existem diversos tipos de sofá de canto que você pode inserir em sua sala. Tudo dependerá do estilo de decoração de sua casa e dos modelos que achar que mais combinam. 

Dentre os tipos desse sofá, estão aqueles que vem acompanhado ou não com um pufe e  aqueles retráteis. Além disso, também existem com os encostos mais altos ou mais baixos e com formatos mais arredondados ou quadrados. 

Se você quer dar um toque mais decorativo e diferenciado, existem aqueles sofás de canto que não possuem braços e aqueles que não possuem encostos. Geralmente esses são mais usados em salas externas e rústicas. 

Uma boa dica quando escolher um sofá, é sempre pensar em destacá-lo dos demais itens decorativos. Uma outra opção é combinar as cores do sofá com outros acessórios e móveis da sala. 

sofá de canto marrom em sala branca
O contraste entre o sofá de canto e a decoração pode ser perfeito para destacar essa peça (Fonte: Westwing)

Para evidenciá-lo busque optar por sofás de canto com cores mais escuras. No entanto, se você quer dar destaque para outro móvel, opte por itens mais neutros para o sofá. 

Dicas para manter o sofá sempre arrumado

Agora que você já decidiu que irá ter um sofá de canto para sua sala, é preciso saber como mantê-lo bonito e arrumado. Isso é muito importante não apenas para as visitas, mas também para que em sua rotina a sala sempre tenha o aspecto de organizada. 

Em primeiro lugar, pense nas mantas e nas capas de almofada que você irá utilizar. Pode utilizar o mesmo padrão entre elas e outros elementos da sala. Além disso, também é legal usar tecidos confortáveis com cores que se destaquem no sofá. 

Mas e se você enjoar das cores e tecidos escolhidos? Não tem problema! Convenhamos que é mais fácil trocar mantas e almofadas do que o tecido e a estampa do sofá. Por isso, pense em sazonalmente investir na troca desses itens para dar um rosto novo ao ambiente.

sofá de canto de linho
A organização do ambiente da sala e do seu sofá são necessários para que sua rotina seja mais leve (Fonte: Westwing)

Outras dicas importantes são em relação ao cuidado com o móvel. Se você possuir um sofá de couro, é importante que faça a hidratação da peça regularmente. Além disso, tecidos muito sensíveis e claros estão mais sujeitos à danos. 

Você pode pensar em um serviço de impermeabilização do tecido. Assim, qualquer coisa que seja derramada ou derrubada em cima do móvel, não terá grande impacto. 

Por fim, sempre mantenha o sofá de canto limpando-o com aspiradores e panos umedecidos. Isso fará com que a vida útil do móvel seja estendida e você aproveite mais as experiências com ele. 

Contratar um serviço de limpeza também pode ser uma ótima ideia para a higienização mais profunda. 

Agora que você já sabe que o sofá de canto é perfeito para sua casa, siga todas essas dicas! Temos certeza de que sua decoração e sua sala de estar ficarão ainda mais bonitas em seu lar. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sofá de canto: dicas para otimizar o espaço...

Sofá de canto: dicas para otimizar o espaço da sua sala

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies