18.01.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto 3D
As tecnologias de modelagem 3D e renderização foram muito impulsionadas com a chegada do SketchUp no mercado da arquitetura. (Imagem: Freepik)

SketchUp: os benefícios da ferramenta na arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.01.2019
Aprenda mais sobre o SketchUp, ferramenta que revolucionou a arquitetura, facilitando o desenvolvimento e apresentação de projetos em 3D
minutos de leitura

A capacidade de representação e visualização dos projetos é fundamental para o sucesso de profissionais e escritórios de arquitetura. O SketchUp é uma das ferramenta que é amplamente utilizada por profissionais da área.

O recurso de modelagem 3D desempenha um papel fundamental para arquitetos e designers de interiores, permitindo que suas ideias sejam representadas e apresentadas de maneira precisa e realista.

Com recursos avançados para criação e visualização de projetos arquitetônicos, o programa possui uma interface bastante intuitiva e permite que os arquitetos explorem a criatividade na hora de explorar conceitos e possibilidades em 3D.

No SketchUp, os profissionais têm uma tela para criar livremente e experimentar construir ambientes virtuais bastante detalhados. Nestes ambientes, o arquiteto pode experimentar diversos elementos de design, tipos de materiais, cores, texturas e até iluminação.

Essa gama de possibilidades garante uma visão antecipada do projeto, o que possibilita ajustes e tomadas de decisões mais embasadas. Tanto por parte dos profissionais como dos clientes.

Apresentaremos neste post as vantagens e os diferenciais que tornam o SketchUp o software de modelagem 3D mais utilizado por profissionais da área.

Criação do SketchUp e o uso das tecnologias para a arquitetura

Mesa de escritório com computador
O uso da tecnologia otimizou e facilitou a elaboração de projetos arquitetônicos mais detalhados (Imagem: rawpixel.com / Freepik)

O SketchUp é um sotware de modelagem 3D que é muito utilizado por profissionais da arquitetura e design de interiores.

Ele faz parte de uma plataforma ideal para criação de projetos tridimensionais e seus desdobramentos, como as representações técnicas e estudos preliminares.

Essas funcionalidades permitem a visualização e uma clara comunicação de ideias, facilitando a vida do cliente e dos profissionais.

A origem do SketchUp

O SketchUp foi criado no ano 2000 pela Last Sofware. Brad Schell e Joe Esch, fundadores da empresa, criaram o software com com o objetivo de desenvolver uma ferramenta acessível e intuitiva para modelagem 3D.

O software desempenha um papel fundamental na transformação da industria arquitetônica desde seu lançamento. Sempre utilizando tecnologias inovadoras e otimizando suas ferramentas e funcionalidades.

O SketchUp permite que projetos tridimensionais sejam criados de forma rápida e eficiente. Essa inovação trouxe novos parâmetros e elevaram o nível de precisão das representações na arquitetura.

Atualmente, o software é licenciado pela Trimble, grande empresa de soluções para a construção, indústria, transporte e agricultura.

projeto 3d
Os diversos estudos e representações que fazem parte da elaboração de um projeto arquitetônico podem ser executados no SketchUp (Imagem: kjpargeter/ Freepik)

O uso das tecnologias na arquitetura

O uso da tecnologia na arquitetura tem garantido mais precisão na comunicação com os clientes e com os fornecedores.

As tecnologias de modelagem 3D permitem que outros profissionais, como engenheiros, paisagistas e designers de interiores, colaborem de forma mais eficaz e participativa nos projetos.

Outro ponto importante é que o uso das tecnologias nas representações 3D é também a possibilidade de realizar análises e simulações avançadas. Com o Sketchup, é possível fazer estudos de insolação, estudos de ventilação e estudos de fluxo.

Outro ponto alto é que as apresentações podem ser realizados utilizando o software. Estes estudos são essenciais na elaboração de projetos mais sustentáveis e funcionais. Passeios virtuais, vistas e fotos panorâmicas.

O uso das tecnologias revolucionou e tem revolucionado a maneira como arquitetos apresentam e desenvolvem projetos.

Essas ferramentas garantem maior precisão, visualização e colaboração, permitindo que os profissionais entreguem projetos com maior nível de detalhamento.

Os benefícios do uso das tecnologias aparecem para os arquitetos e para os clientes, com a garantia de projetos mais eficientes, sustentáveis e satisfatórios.

arquiteta no computador projetando em 3d
A possibilidade de trabalho colaborativo e integração de diversas áreas envolvidas no projeto é um grande diferencial do Sketchup e se conecta com a tecnologia BIM (Imagem: DCStudio / Freepik)

Benefícios do SketchUp

O SketchUp oferece uma ampla gama de benefícios para os profissionais da arquitetura. Com uma interface simples e intuitiva, o software apresenta recursos avançados em sua versão paga e permite a criação de modelos 3D de alta qualidade.

Selecionamos abaixo alguns dos benefícios que o SketchUp oferece para os profissionais da arquitetura.

Facilidade de uso e de aprendizado

O software foi projetado para ser amigável e intuitivo. Fácil de usar e de aprender. A partir de comandos simples, os usuários do programa rapidamente desenvolvem suas habilidades.

Este, com certeza, é um dos motivos do sucesso do software, mesmo iniciantes conseguem desenvolver modelos 3D com agilidade e qualidade.

Outros softwares do mercado não focam tanto na facilidade de uso e nas atualização constantes. Esses pontos são fundamentais para o sucesso do SketchUp.

Atualmente, existem tutoriais em diversos fóruns e canais de youtube voltados para as questões do programa.

Leia também:

3D Warehouse

Este é um recurso muito importante dentro do SketchUp e que permite a incorporação de modelos 3D já prontos nos projetos. O 3D Warehouse é uma biblioteca online com uma gama enorme de modelos 3D de objetos, mobiliários e componentes arquitetônicos.

Os modelos prontos podem ser incorporados aos projetos, redimensionados e customizados. Com isso, agilizam o processo de modelagem e aumentam o nível de detalhamento do seu modelo 3D.

CASOCA

Além da 3D Warehouse, existem outras bibliotecas de blocos 3D, como a CASOCA. A CASOCA é uma plataforma que facilita a vida dos profissionais de arquitetura ajudando na especificação de mobiliários, acabamentos e decoração de marcas brasileiras.

A plataforma produz e oferece blocos 3D para que os arquitetos e designers de interiores encontrem os produtos ideais para os projetos.

A CASOCA tem por objetivo facilitar a especificação dos produtos e garantir que marcas, como a Portobello, tenham seus produtos disponíveis em 3D.

Você pode ter acesso aos modelos 3D dos revestimentos Portobello na nossa página no CASOCA.

Atualizações

O SketchUp é um software conhecido por ter atualizações frequentes, sempre alinhado com as necessidades e tendências do mercado de arquitetura.

As ferramentas do programa são frequentemente aprimoradas, os bugs corrigidos e a interface melhorada.

Separamos algumas atualizações que você encontrará na versão mais recente do software.

  • Atualizações e melhorias em ferramentas e comandos;
  • Otimização para armazenar modelos grandes;
  • Importação de arquivos dwg para o Layout;
  • Nova experiência de instalação;
  • Importação do Revit.

BIM

Mesa de escritório com mãos sobre papéis com projetos arquitetônicos
Integração entre equipes, trabalho colaborativo e eficiente são alguns dos benefícios da metodologia BIM (Foto: Unsplash / Pedro Miranda)

O software de modelagem 3D também é compatível com a metodologia BIM (Building Information Modeling), uma abordagem integrada para criação e gerenciamento de projetos arquitetônicos.

Utilizando softwares de metologia BIM em parceria com o SketchUp, é possível expandir as possibilidades do programa.

A criação de modelos 3D paramétricos e associação de informações adicionais aos elementos do projeto permitem maior colaboração e precisão na execução. Uma maneira de centralizar o gerenciamento do projeto e garantir qualidade da entrega final.

Através do Trimble Connect, é possível armazenar e compartilhar os modelos em nuvem e permitir compatibilizações em tempo real. Os gerenciamento de projetos e uso de componentes dinâmicos também estão presentes no software e alinhados com a metologia BIM.

As múltiplas possibilidades de estruturação dos projetos, extração de dados e precificação também tornam o SketchUp um programa totalmente compatível com BIM.

Visualização do produto final

A visualização é parte fundamental no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Tanto para os profissionais quanto para os clientes terem uma compreensão do projeto final.

O SketchUp oferece avançados recursos de renderização e visualização que permitem criar imagens realistas, animações e passeios virtuais pelo projeto.

Essas ferramentas são fundamentais para apresentação de projetos e auxiliam na tomada de decisões e aprovações do cliente.

Pessoa sentada em frente ao computador, mãos brancas, computador preto e luz amarelada. O computador possui uma tela azul
O planejamento e acompanhamento de diferentes etapas do projeto também é possível no Sketchup, que permite desde a elaboração de esboços até a elaboração de pranchas de detalhamento (Foto: Unsplash / Greg Rosenke)

Desenvolvimento de várias etapas do projeto

O Sketchup pode ser utilizado em diversas etapas do processo de projeto arquitetônico. Na criação de esboços, nos estudos preliminares e no detalhamento e apresentações finais.

O software de modelagem permite também a criação de plantas baixas, elevações, cortes, perspectivas e até a elaboração de documentação técnica, como layouts e relatórios de projeto.

O Sketchup se estabeleceu como uma ferramenta indispensável para arquitetos e profissionais do design de interiores.

A possibilidade que ele oferece de criar modelos 3D com alto nível de detalhamento; a facilidade de uso e a amplitude de recursos que oferece; além do uso intuitivo e de ser um software relativamente barato, garantem a liderança do software no mercado.

Este software permite que os profissionais visualizem seus projetos de forma mais clara e precisa, o que garante uma comunicação eficiente com os clientes. Os fornecedores e outros profissionais envolvidos no processo também se beneficiam.

Aspectos como colaboração, alto detalhamento e facilidade de cálculo de área e volume, garantem maior agilidade nos processos. Os profissionais que têm domínio desta ferramenta tem a possibilidade de se destacar e oferecer projetos de alta qualidade.

sala moderna elegante, branca com dourado
Projetos virtuais em 3D realistas podem ser cadastrados no portal Archtrends (Projeto: Mariana Maran)

Você sabia que seus projetos podem ser publicados na Archtrends? Nossa plataforma para profissionais da arquitetura e design de interiores é uma excelente rede de divulgação. Crie seu perfil para divulgar imagens dos seus trabalhos para a maior rede de arquitetos do Brasil.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

SketchUp: os benefícios da ferramenta na arq...

SketchUp: os benefícios da ferramenta na arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies