27.02.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sessão de cinema em casa

Sessão de cinema em casa: 10 séries e 30 filmes para arquiteto conferir

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.02.2019
Quem não gosta de assistir a um bom filme? E se, além de divertido, esse filme te ajudar a ampliar seus conhecimentos? Conheça as melhores séries e filmes para arquitetos!
minutos de leitura

Quando a pessoa torna-se artista ela passa a enxergar o mundo de uma maneira diferente. Tudo ao redor vira inspiração para o seu trabalho. Qualquer elemento, natural ou construído, pode lhe instigar as mais inusitadas ideias projetuais.

Mesmo assim, é importante o profissional buscar referências em outras fontes. As séries e filmes para arquitetos são um bom exemplo disso. Todas as artes visuais estão interligadas. Uma complementa a outra. Já é comum ver profissionais se dedicando, em tempo integral, a criar projetos para a sétima arte.

Isso porque, para convencer o público e contar com mais clareza uma história ou estória, faz-se necessário cenários mais realistas ou de acordo com o conceito da obra. E é aí que entra o trabalho de arquitetos, engenheiros e designers.

Projeto de sala de cinema de Marcelo Alexandre Minuscoli

O escritor britânico Oscar Wilde disse uma vez que “a vida imita a arte mais do que a arte imita a vida”. Em se tratando de arquitetura, isso também acontece. Na verdade, muitos dos edifícios e cidades projetadas que se conhecem hoje foram baseadas em estudos e ensaios feitos no passado. Mas, uma coisa é certa, tudo que o homem idealiza como arte, pode um dia se tornar realidade, no futuro.

Há obras criadas para o cinema e a televisão que não só inspiram o artista como lhe propõe uma reflexão. Algumas mostram uma nova maneira de pensar as cidades. Outras apresentam formas de construção mais consciente e sustentáveis. Há as que defendem um estilo de vida. E outras que apresentam o dia a dia de trabalho de profissionais já renomados, que revolucionaram o mercado e impactaram uma era.

A seguir são apresentados nomes de várias séries e filmes para arquitetos. Todos podem aumentar sua bagagem de conhecimento profissional. Fora que são ótimas sugestões para aqueles momentos de relaxamento e lazer com a família.

Confira a lista, escolha um título e aproveite seu momento “cinema em casa”!

Antes, leia nosso texto sobre sala de cinema em casa: o que fazer para criar um ambiente de bom gosto?

Sugestões de filmes para arquitetos

Especulando uma temática futurista

A primeira categoria de filmes para arquitetos que precisa ser citada é aquela que aponta como poderá ser o futuro da humanidade. Com base nas transformações de pensamentos e de valores éticos, além dos avanços das tecnologias, os arquitetos fazem uma simulação de como deverão ser as cidades do futuro. Também qual será a aparência dos edifícios e das áreas verdes, os modelos de mobilidade, de renovação energética e mais.

Esse poder de modelar a paisagem construída através do inconsciente é contado no filme ‘Inception’, de 2010. Já a especulação de uma temática futurista pode ser conferida em muitos outros. Tem-se o clássico alemão ‘Metrópolis’, de 1927. Mais recente, os filmes estrangeiros ‘Gattaca’ e ‘O quinto elemento’, ambos de 1997; ‘Tomorrowland’, de 2015; e a produção brasileira ‘Nosso Lar’, de 2010.

Assista ao trailer do filme Metrópolis: 

Veja também do filme Tomorrowland: 

Abordando estilos de arte

Mais uma categoria de filmes para arquitetos é a que ensina como são as fachadas das edificações e a decoração de interiores em várias partes mundo. Algumas obras têm cenários verdadeiramente inspiradores.

Parte delas segue os estilos de arte ao pé da letra e outras são mais exageradas. Mas, de forma geral, ou elas contam o passado ou apontam futuras tendências, na maioria dos casos.

Por exemplo, quem quer aprender um pouco sobre o estilo minimalista pode assistir ‘Play Time – vida moderna’, de 1967. Sobre o pop art, assistir ‘Laranja Mecânica’, de 1971. Sobre o art nouveau e decó, assistir ‘A Garota Dinamarquesa’ e ‘The Great Gatsby’. Ou sobre estilo de campo, praiano e vintage contemporâneo, assistir ‘Diário de uma paixão’, ‘Alguém tem que ceder’ e ‘Simplesmente Complicado’.

Trailer filme Play Time: 

A pessoa também pode dar uma volta ao mundo sem sair de casa com filmes para arquitetos. Talvez “passear” pela Europa com ‘Meia Noite em Paris’, ‘Um Lugar Chamado Notting Hill’, ‘Sob o Sol da Toscana’ e ‘Antes do pôr-do-sol’. Ou ainda pela Ásia e África com ‘Comer, rezar e amar’, ‘O Exótico Hotel Marigold’, ‘Encontros e Desencontros’ ou ‘A onda perfeita 2’.

Apresentando a profissão de arquiteto

Dentre os filmes para arquitetos, alguns apontam mais claramente quais são os desafios da profissão. Conflitos internos – incluindo a ética – aparecem em ‘A Casa do Lago’, Proposta Indecente’ e ‘Tempo de Recomeçar’. E as angústias de tentar valorizar a profissão, não ser menosprezado ou manipulado e satisfazer clientes exigentes aparecem em ‘Vontade Indômita’, de 1949; ‘O arquiteto’, de 2016; e ‘Um pouco de caos’, de 2015.

Trailer filme A Casa do Lago:

Trailer filme Tempo de Recomeçar: 

Trailer filme Vontade Indômita:

Ainda é preciso destacar filmes para arquitetos latino-americanos que contam um pouco sobre a arte de projetar e viver arquitetura. Por exemplo, a obra argentina ‘O Homem ao Lado’, que tem como pano de fundo uma casa projetada por Le Corbusier. E os documentários brasileiros ‘A vida é um sopro’ e ‘Tudo é Projeto’, que falam, respectivamente, sobre Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

Trailer filme O Homem ao Lado:

https://www.youtube.com/watch?v=qEY9ZxeMxN8

Trailer documentário A vida é um sopro: 

https://www.youtube.com/watch?v=AYRNEzQBdlM

Trailer documentário Tudo é Projeto: 

Sugestões de séries para arquitetos

Falando exclusivamente da Netflix - que é, hoje, uma das maiores plataforma de streaming -, há várias opções de séries produzidas para fãs de arquitetura e design.

Começando por ‘As casa mais extraordinárias do mundo’, ‘Grand Designs’ e ‘Incríveis por dentro’. As três obras apresentam projetos residenciais de visual bastante ousado e diferente, como nada visto em nenhum outro lugar.

Trailer As casa mais extraordinárias do mundo: 

Trailer Incríveis por Dentro: 

Depois, há aquelas que apresentam conceitos diferentes de morar, como ‘Big Dreams, Small Spaces’, ‘Minimalism’ e ‘Escape to the Continent’. Aquelas que incentivam as pessoas a transformarem ambientes, como ‘Irmãos a obra’ e ‘Love Your Garden’. E as que mostram como a arquitetura e o design podem melhorar negócios e trazer dinheiro, como ‘Instant Hotel’ e ‘Reforme na baixa, fature na alta’.

Trailer Minimalism:

Gostou das dicas? Que tal deixar sua casa mais confortável para assistir os filmes e séries escolhidos? Separamos algumas imagens que vão lhe inspirar em como transformar sua sala em um ótimo espaço de Home Theater! Veja!

Projeto de Capponi Arquitetura
Projeto de Carla Bertuol
Projeto de Aline Lopes 

Imagem em destaque: Projeto Idea Arquitetura

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sessão de cinema em casa: 10 séries e 30 fi...

Sessão de cinema em casa: 10 séries e 30 filmes para arquiteto conferir

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies