Menu
Projetos e Obras
Busca

Cabanas Solar do Oriente são como moradias de povos nômades por fora, mas cheias de charme por dentro (Foto: Solar do Oriente)

Conteúdo Matérias

Serra Catarinense: 4 hospedagens com projetos arquitetônicos criativos

21/02/2022

Ter a experiência de se hospedar em uma cabana ou um chalé é para se sentir nas nuvens. Confira opções de hospedagem na Serra Catarinense.

Durante a pandemia de Covid-19, os hotéis da Serra Catarinense bateram recorde de taxa de ocupação. Isso reflete diferentes fatores, como a vontade de estar ao ar livre e de se conectar com a natureza, longe de aglomerações.

Além disso, o fechamento das fronteiras de diversos países e o medo de contrair a doença durante o deslocamento fizeram as viagens mais curtas virarem uma preferência. Especialmente se puderem ser feitas de carro, a até 300 km de distância.

E o que não faltam são boas opções na Serra Catarinense. Lugares para relaxar, para curtir um clima romântico ou para se aventurar no ecoturismo. De quebra, você pode conferir de pertinho projetos arquitetônicos criativos.

A seguir, saiba mais sobre a Serra Catarinense e descubra hospedagens interessantes para aproveitar dias de descanso na região!

Por que escolher a Serra Catarinense?

A Serra Catarinense é sede dos primeiros hotéis-fazenda do Brasil. Ela é composta por 17 municípios, a maioria com menos de 20 mil habitantes.

Em todas essas cidades, o que predomina é o turismo rural. Afinal, é uma região localizada a duas horas de carro do litoral, que costuma receber muitos visitantes.

Sem falar que o caminho para a Serra Catarinense é repleto de paisagens de tirar o fôlego, que são uma atração à parte.

Pelas estradas sinuosas, é possível apreciar a vista até chegar a alguns dos pontos mais altos do país.

morro da antena serra catarinense
Imagem feita a partir do Morro da Antena, que é o segundo pico mais alto do Morro Boa Vista (Foto: Ziricorrea)

O Morro da Boa Vista, por exemplo, chega a 1.827 m e é o único do Brasil onde neva todos os anos durante o inverno.

Ainda que não dê para apreciar a neve em um dos poucos dias em que ela cai, por lá não vai faltar geada, nevoeiro, granizo e até cachoeira congelada na estação mais fria do ano.

Além do sossego, a Serra Catarinense oferece entretenimento para todas as idades. Tudo ao ar livre, ideal para se conectar com a natureza e evitar aglomerações.

São florestas, vales, rios, cachoeiras e até grandes cânions. A região também conta com uma boa estrutura para o ecoturismo.

Ou seja, perfeito para quem gosta de atividades como mountain bike, trekking, rapel, canyoning, pesca esportiva ou equitação, por exemplo.

serra catarinense
Morro da Igreja e Pedra Furada, no município de Urubici, na Serra Catarinense(Foto: Otávio Nogueira)

E, claro, a gastronomia está à altura! Além de visitar vinícolas para provar vinhos e espumantes premiados, o turista da Serra Catarinense ainda pode se deliciar com receitas típicas, como as com pinhão, truta e carne de gado.

4 hospedagens na Serra Catarinense com projetos arquitetônicos criativos

Seja em busca do clima europeu, do sossego ou da aventura, passar um período na Serra Catarinense proporciona bons momentos.

Melhor ainda se você se hospedar em um local com um projeto arquitetônico que também é uma verdadeira atração.

Confira, a seguir, algumas opções interessantes.

1. La Mansarda (Urubici)

La Mansarda Serra catarinense
Urubici é uma cidade da Serra Catarinense repleta de opções de hospedagem, como La Mansarda (Foto: La Mansarda)

Uma das alternativas de hospedagem na Serra Catarinense com arquitetura de destaque é o La Mansarda, um hotel boutique que fica a 1.200 m de altitude, na chamada Serra do Panelão.

O estilo da construção e da decoração é contemporâneo, com integração dos espaços à natureza. O objetivo é criar um clima intimista e acolhedor.

Além disso, o empreendimento passa uma ideia de exclusividade, pois recebe poucas pessoas em suas suítes e chalés. Assim, o atendimento é personalizado.

O hotel conta ainda com área social, que reúne opções de entretenimento como churrasqueira e mesa de bilhar.

Também proporciona momentos agradáveis de descanso com lareira e fogão à lenha, além de vista para as montanhas, um jardim e o céu estrelado ao anoitecer.

2. The Hill Farm (Urubici)

hill farm serra catarinense
The Hill Farm, na Serra Catarinense, tem diferentes espaços para passar dias de sossego Foto: The Hill Farm)

Urubici é uma das cidades da Serra Catarinense que ganha destaque por conta de suas atrações. Uma delas é o Morro do Campestre, que tem vista privilegiada para o Vale do Rio Canoas.

Para quem quer explorar a região, outra opção é o The Hill Farm, que oferece cabanas rústicas em meio à natureza. Isso sem abrir mão do conforto.

As cabanas são individuais, o que proporciona mais privacidade para os visitantes.

Todas têm vista para o jardim e tudo o que é necessário para fazer as refeições sem precisar sair, já que contam com cozinhas equipadas.

E, claro, para espantar o frio da Serra Catarinense, essa hospedagem dispõe de lareira.

3. Caminho das Nuvens (Bom Retiro)

caminho das nuvens serra catarinense
A 1.200 m de altitude, Caminho da Nuvens proporciona contato com a natureza e uma vista de tirar o fôlego
(Foto: Caminho das Nuvens)

Na cidade de Bom Retiro, também na Serra Catarinense, o Caminho das Nuvens é mais uma opção de hospedagem.

Dessa vez, para quem quer se sentir nas nuvens, diretamente do alto da Serra do Gato do Mato, a 1.200 m de altitude.

São quatro cabanas com tamanhos diferentes, que comportam de duas a oito pessoas. Para aproveitar o sossego da montanha, elas contam com banheira de hidromassagem e lareira.

4. Solar do Oriente – Yurt Ecovillage (São Joaquim)

solar do oriente serra catarinense
Serra Catarinense também conta com opções de cabana para se hospedar de forma confortável (Foto: Solar do Oriente)

Já a cidade de São Joaquim conta com o Solar do Oriente – Yurt Ecovillage, que oferece uma experiência bem diferente.

Os quartos são, na verdade, cabanas circulares estilo yurt, como são conhecidas as casas de povos nômades da Ásia Central.

Mas se por fora têm essa aparência inusitada, por dentro elas esbanjam charme e aconchego. A começar pela estrutura de madeira aparente, que dá um toque especial à decoração.

Para quem preza pelo conforto, é importante saber que as cabanas contam com banheiro privativo, área de estar, ar condicionado e Wi-Fi.

Além disso, a propriedade tem restaurante e estacionamento.

Viajar é mesmo muito bom. Passar uns dias longe da rotina e relaxar em um ambiente aconchegante faz toda a diferença.

Se além de visitar novas hospedagens, como as da Serra Catarinense, você gosta de receber convidados em casa, confira as nossas dicas para a decoração de quartos de hóspedes!

Foto de destaque: Cabanas Solar do Oriente são como moradias de povos nômades por fora, mas cheias de charme por dentro (Foto: Solar do Oriente)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *