29.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Contato com a natureza, elementos sustentáveis e terrenos irregulares ajudaram arquitetos a criar casas extraordinárias (Foto: Wojtek Gurak)

Os arquitetos por trás da série da Netflix Casas mais extraordinárias do mundo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.04.2022
Gostou da série da Netflix? Então, conheça mais sobre os arquitetos e as ideias por trás de algumas das Casas mais extraordinárias do mundo!
minutos de leitura

Se você gosta ou trabalha com arquitetura, a série Casas mais extraordinárias do mundo é parada obrigatória! Na produção da série da Netflix, o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin rodam o mundo atrás das construções mais interessantes e inovadoras. 

Mas por trás dessas casas fora do comum existem arquitetos que conseguem captar a ideia do cliente, o contexto local e o que a natureza pode proporcionar para transformar ideias em realidade. 

Mais do que um escritório, há seres humanos que traduzem o que o cliente sonha para um projeto real. São esses pequenos detalhes que transformam uma residência comum em uma casa extraordinária. Confira agora alguns dos arquitetos e escritórios por trás da série da Netflix: 

3 arquitetos e escritórios por trás das casas mais extraordinárias do mundo! 

1. Evolution Design — Flexhouse, Suíça 

flexhouse, do evolution design, um dos escritórios presentes na série casas mais extraordinárias do mundo
Formato ondular da casa dá a impressão de flexibilidade  (Foto: Wojtek Gurak

Pensada como uma residência familiar, Flexhouse é uma casa ultramoderna localizada em Zurique. Seu formato curvilíneo transmite tanto leveza no olhar quanto ousadia pelo design inusitado. Segundo o próprio estúdio, esse desenho é “uma fachada branca em forma de fita que serpenteia ao redor do edifício”, formado por paredes de vidro.  

A ideia surgiu quando Stefan Camenzind, diretor-executivo do estúdio, avistou o terreno próximo às margens do lago. Sua localização e espaço eram desafiadores, já que a porção de terra tinha formato triangular e estava localizada entre uma linha ferroviária e uma estrada. Camezind, porém, enxergou novas possibilidades na localização. 

O arquiteto pensou tanto em elementos práticos quanto sustentáveis. No entanto, o que chama mesmo a atenção — além da fachada curvilínea, claro — são as paredes de vidro. Para Camezind, essa união entre os elementos internos e externos era fundamental. "Quero que as pessoas saibam onde estão quando estão dentro de um prédio”, afirmou. 

2. Carvalho Araújo — Casa do Gerês, Portugal 

obra do estúdio carvalho araújo, presente na série casas mais extraordinárias do mundo
Casa do Gerês estimula o contato com a natureza (Foto: Poet Architecture)  

O estúdio de arquitetura e design Carvalho Araújo é o responsável pela construção da Casa do Gerês, localizada numa encosta íngreme do Vale da Caniçada. Toda feita em formas retangulares, a construção até se confunde com a natureza local. A construção fica na cota superior do terreno e a poucos passos de um ribeiro, que se transformou numa piscina natural da residência. 

A casa é construída em madeira sobre uma base de betão, projetada sobre o terreno e sobre o ribeiro. Todos os seus cômodos são de amplo espaço e privilegiam a vista para a natureza local. Os quartos ficam no mezanino, mais fechado e pensado para momentos privados. 

O responsável pelo estúdio é José Manuel Carvalho Araújo, mas há outros 15 arquitetos integrantes na equipe. Nas palavras de José Manuel, o segredo do trabalho é “ fazer do pequeno grande e vice-versa. Há quem diga que precisamos de obras grandes, mas na realidade nós temos obras grandes... Só que as tratamos como se fossem pequenas (...) Até porque as obras são para as pessoas e, por essa razão, é fundamental que elas entendam a obra”.  

Apesar de estar localizado em Portugal, os arquitetos do estúdio Carvalho Araújo também são responsáveis por uma série de construções brasileiras, como a revitalização do Centro Cultural do Cariri e a Estação das Artes, ambos no Ceará, e o edifício residencial Harmonia 1040, na Vila Madalena (SP). 

3. ADX Co. — Casa em Itsuura, Japão 

Casa em Itsuura, uma das casas mais extraordinárias do mundo
Cada "asa" da casa tem um propósito diferente (Foto: ADX Architects

Localizada em Itsuura, na região norte da província de Ibaragi, a Casa em Itsuura é uma construção de 204 m² feita majoritariamente em madeira.  

A história do projeto começa com o planejamento para aproveitar ao máximo o terreno na montanha, incluindo as árvores ao redor. O terreno é íngreme, o que exigiu criatividade e inovação no design da residência, que parece "flutuar" pouco acima do chão. 

Para aproveitar bem o espaço, a Casa é em formato de “V”. O arquiteto por trás do ADX Co., Kotaro Anzai, pensou em uma residência onde cada uma das "asas" tivesse propósitos diferentes. O local também é idealizado para uma rotina de pescador. Há, por exemplo, duas banheiras com temperaturas diferentes, para acostumar o corpo frio do pescador após o retorno do mar. Os brises horizontais também controlam a entrada de luz solar na residência.  

Após a construção, os arquitetos, o cliente e os pescadores locais de Itsuura plantaram cerca de 60 árvores para repor aquilo que utilizaram durante a construção. 

Viu como os arquitetos conseguiram inovar utilizando criatividade, tecnologia e elementos naturais? Mas não é apenas no exterior que você encontra inovações em arquitetura. Descubra agora 4 hospedagens com projetos arquitetônicos criativos na Serra Catarinense! 

Imagem principal: Contato com a natureza, elementos sustentáveis e terrenos irregulares ajudaram arquitetos a criar casas extraordinárias (Foto: Wojtek Gurak)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Os arquitetos por trás da série da Netflix ...

Os arquitetos por trás da série da Netflix Casas mais extraordinárias do mundo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies