29.07.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Sempre falta espaço

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.07.2020
Abra espaço na sua casa para o que importa!
minutos de leitura

A vida moderna mudou as pessoas e com esta mudança precisamos repensar a nossa casa para que ela acompanhe tantas alterações e permita que tenhamos o melhor! Cabe aqui uma profunda avaliação do que é necessário, o que você e sua família precisam ter dentro de casa... seja ambientes completos, recantos, mobiliário, equipamentos, etc. E como fazer esta tarefa? Planejando!

Clica no PLAY |> Para ouvir o conteúdo completo!

Não ceda a ímpetos momentâneos pois eles irão te encaminhar para uma encruzilhada e gerar frustração. Vou dar um exemplo para que possa entender do que eu falo: um dia você acorda e resolve fazer uma horta na sacada do seu apartamento. Sai na mesma hora, compra um monte de vasos, mudas e sementes, terra, mangueira e diversos apetrechos de jardinagem. Chega em casa e assiste a um vídeo do tipo “Faça você mesmo sua horta urbana” e logo põe a mão na massa! Horas depois e muita terra por todos os lados está pronto seu projeto de um dia. A maioria não irá sequer lembrar de regar a tal horta ou saberá a quantidade de água necessária para cada planta, não suportará o tempo de espera para germinação, não terá ideia se pode pegar sol ou vento. Enfim... muitos terão em breve uns galhos secos e uns vasos vazios cheios de terra. Como eu disse antes: ímpeto e frustração. A sorte é que você pode doar facilmente os vasos para quem fará melhor uso deles e agradeça por seu projeto ter sido uma horta e não tocar piano – o instrumento, além de ter custado caro, iria atrapalhar sua sala por um bom tempo!

Planejar a reforma da casa é dedicar tempo e investimento da melhor forma possível
Planejar a reforma da casa é dedicar tempo e investimento da melhor forma possível (Foto: Bongkarn Thanyakij)

Quando eu digo que planejar e projetar são importantes é justamente para isso, evitar os ímpetos e fazer algo útil e necessário, dedicando tempo e investimento da melhor forma possível. Ao percebermos a importância de aproveitar melhor nossa casa os ambientes podem ser transformados e abrir espaço real para atividades de uso constante, produtivas e realizadoras. Pode ser uma horta na sacada... claro que pode! E porque não uma bancada de trabalhos manuais como cerâmica ou costura, um cantinho de leitura ou pintura, um espaço de yoga ou ginástica? Instalar num ambiente íntimo da casa um grande painel de fotos da família, de viagens e outros momentos importantes é uma bela atividade. Aquele quarto extra que virou depósito de malas e roupas para doar pode ser a salvação! Planeje o armazenamento adequado destes objetos e abra o espaço necessário para desenvolver um hobby ou criar um espaço para seus filhos brincarem, assim você evita que a casa toda fique de pernas para o ar. Se não tem este ambiente sobrando lembre que o próprio quarto das crianças pode abrigar um universo de atividades e não só dormir ou guardar roupas. Este assunto por si só geraria uma imensa lista de sugestões e criativas possibilidades, afinal de contas sou arquiteto, né?

Abra o espaço necessário para desenvolver um hobby
Abra o espaço necessário para desenvolver um hobby (Foto: Gustavo Fring)

O nosso tempo é algo inestimável, precisamos aproveitá-lo bem, sem desperdiçar momentos com atividades que não nos desenvolvem e que, muitas vezes, não nos trazem reais benefícios. Praticar um hobby é uma forma de aproveitar mais a nossa existência, melhorar nossas habilidades e treinar não só o nosso corpo mas também o nosso intelecto. Focamos muito em atividades diárias básicas e repetitivas como trabalhar e estudar e descuidamos do interno, muitas vezes nem descobrimos o que gostamos de fazer. Planeje seus ambientes, espaços e atividades. Ao criar espaço na sua casa para desenvolver um hobby, individual ou coletivo, você descobrirá novos horizontes, exercitando seu cérebro com uma atividade que pode relaxar, divertir e encantar. São sensações ótimas para serem desenvolvidas dentro de casa, aproveitando suas horas de lazer. A vida é curta e muito preciosa para que não tenhamos espaço para o que nos faz melhores, o que nos traz paz e realização.

Sua casa é o palco ideal para descobrires o que te faz feliz!

Ampliação da casa com um espaço gourmet para passar bons momentos com a família (Projeto: Ciça Figueira de Mello)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sempre falta espaço...

Sempre falta espaço

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Minuscoli
Colunista
Colunista

Marcelo Minuscoli é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, atua na grande Porto...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies