11.10.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Semana Criativa de Tiradentes une design, artesanato e arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.10.2019
Evento acontece em outubro e reúne profissionais de arquitetura e design, de modo a incentivar a produção nacional no setor.
minutos de leitura

Um evento que busca unir o design de interiores, a arquitetura e o artesanato: essa é a proposta da Semana Criativa de Tiradentes, festival que vai para sua terceira edição na cidade mineira. A ideia é promover um ambiente de resgate às tradições, estimulando o empreendedorismo e a economia criativa.

Desde 2017, quando teve a sua primeira edição, a Semana Criativa de Tiradentes entrou para o calendário anual de designers e arquitetos, que vão às palestras e aos estandes em busca de inspiração para os seus próximos projetos.

Para que você também se inspire, abaixo mostramos tudo o que é preciso saber sobre a próxima edição do evento e alguns highlights do que rolou no último ano. Vamos lá?

Semana Criativa de Tiradentes 2019: o que esperar

A Semana Criativa de Tiradentes não é como um evento de design comum. O festival busca incentivar a produção nacional e realizar o intercâmbio entre renomados designers e artesãos.

Para isso, nos meses anteriores, acontecem imersões entre esses dois grupos para o desenvolvimento dos produtos que serão expostos nos estandes.

Móveis produzidos para a Semana Criativa de Tiradentes
Móveis produzidos para a Semana Criativa de Tiradentes (Foto: Semana Criativa de Tiradentes)

Em 2019, a lista de participantes inclui a artista Ana Vaz, a arquiteta Bel Lobo e os designers Estevão Toledo e Marcus Ferreira, entre outros. Já a lista de artesãos tem nomes como Cristina e Valcir Barbosa, Lucas Silva, Raimundo Nonato e Vânia e Vasique Leôncio.

Juntos, os profissionais criaram móveis e objetos versáteis de diversos materiais. São produtos contemporâneos e cheios de história que estarão à venda durante o evento.

Além da venda dos móveis criados, a mostra homenageará o santeiro Jango, mestre-artesão conhecido em todo o Brasil por suas obras com inspiração barroca. Embora seja mais lembrado pelos anjos feitos à mão, ele também cria santos, oratórios e correntes em madeira, pedra-sabão e moledo.

A edição de 2019 acontece entre os dias 17 e 20 de outubro. Além da exposição dos trabalhos desenvolvidos para a mostra, acontecerão palestras, bate-papos (com participação do gerente de Branding e Inovação da Portobello Eduardo Scoz!), laboratórios de cocriação e workshops. Confira a programação completa.

O evento também é adepto do Movimento Maker, que busca incentivar criações do tipo “faça você mesmo. Os visitantes poderão participar de atividades com a intenção de introduzir o tema e engajar na era do capitalismo intelectual.

Vale ressaltar que os produtos que integram a exposição ficam disponíveis para venda.

O que rolou na edição de 2018: natureza misturada ao histórico

Abertura da edição de 2018 na Matriz de Santo Antônio
Abertura da edição de 2018 na Matriz de Santo Antônio (Foto: Semana Criativa de Tiradentes)

A edição 2018 mobilizou mais de 4 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento. A abertura oficial da Semana Criativa de Tiradentes foi na Matriz de Santo Antônio, mais antiga e principal igreja católica da cidade.

O evento é especial porque reúne profissionais de diferentes estados e valoriza os saberes tradicionais, mas com uma linguagem atualizada. A escolha da cidade também não é coincidência: famosa pela variedade de artesãos, Tiradentes impressiona pelos exemplos de arquitetura, com arte barroca e rococó.

Projeto Paulo Alves para a Semana Criativa de Tiradentes
Projeto Paulo Alves para a Semana Criativa de Tiradentes (Foto: Paulo Alves)

Um dos destaques de 2018 foi o designer Paulo Alves, que criou um ambiente no Sobrado Aimorés, um dos símbolos da cidade. Ele buscou trazer a natureza, marca do seu trabalho, para dentro do espaço: uma cortina com estampa de mata foi colocada e folhas verdes espalhadas pelo chão, deixando as tábuas antigas à vista.

Gostou de conhecer a Semana Criativa de Tiradentes? Então, saiba mais sobre eventos de design de interiores e arquitetura que acontecem ainda este ano e comece a se programar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Semana Criativa de Tiradentes une design, art...

Semana Criativa de Tiradentes une design, artesanato e arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies