Menu
Projetos e Obras
Busca

Imagem da famosa igreja Santa Maria Novella (Imagem: CCnull)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Santa Maria Novella torna-se um grande centro cultural

29/03/2021

O novo projeto na Florença, na Itália, promete ser o maior polo cultural e criativo da Europa, confira todos os detalhes de Santa Maria Novella!

Santa Maria Novella é uma basílica fundada por dominicanos na primeira metade do século XIII, localizada em Florença, na Itália. É famosa por seus museus e obras de arte admiradas por visitantes do mundo todo. A igreja faz parte de um grande complexo cheio de história e cultura. Recentemente foi aprovado um novo projeto, o qual transformará o espaço já existente em um grande polo cultural.

Um centro cultural no coração da cidade, que combina passado e presente, história e contemporaneidade, em nome da regeneração urbana – é o ambicioso projeto que tem como protagonista o complexo de Santa Maria Novella, de Florença, que se prepara para ser “um grande polo multifuncional”, como definiu recentemente o prefeito Dario Nardella.

Santa Maria Novella

Render do novo projeto (Imagem: prefeitura de Florença)

O projeto é estratégico do ponto de vista do seu posicionamento e da mobilidade, ligado à cultura, à criatividade, ao artesanato e à sociabilidade; é praticamente um novo bairro da cidade, único na Itália e na Europa, no centro de Florença, próximo à estação Santa Maria Novella.

Os espaços são pensados ​​para residentes, turistas, famílias, jovens, artistas, onde a força deste complexo reside em ser um local multifacetado que funcionará como um grande ímã capaz de atrair diferentes gerações, pensamentos e formas de se expressar.

Santa Maria Novella

Render do novo projeto (Imagem: prefeitura de Florença)

O conceito principal é uma espécie de novo bairro para Florença em nome da cultura, que vai auxiliar na criação de novos espaços que possam ser visitados como lugares expositivos, auditório, arena para eventos e espetáculos, museu da língua italiana em homenagem a Dante Alighieri, habitação social, showroom para artesãos, start-ups de criatividade e inovação, ateliê de arte contemporânea, entre outras utilidades e atrações.

Santa Maria Novella

Imagem aérea de estudo da inserção do projeto (Imagem: prefeitura de Florença)

O projeto possui mais de 25 mil metros quadrados de superfície e promete ser um dos bairros culturais mais importantes da Europa. Entre os principais pontos do projeto estará o espaço dedicado à habitação social, com 4.500 metros quadrados que serão organizados em cerca de cinquenta apartamentos a serem alugados para jovens casais, de forma a facilitar a devolução da residência no centro da cidade de Florença.

Santa Maria Novella

Imagem dos corredores históricos já existentes no projeto (Imagem: prefeitura de Florença)

A cultura terá naturalmente um papel fundamental no projeto, com vários planos de expansão do museu já existente que inclui uma nova entrada monumental diretamente na praça da estação Santa Maria Novella. As exposições serão divididas em permanente e temporárias, com 620 e 680 metros quadrados respectivamente.

Além da famosa igreja e da ala que já pode ser visitada e da expansão do museu, o complexo vai acolher os arquivos do Conselho – onde estarão expostas em permanência obras significativas de Florença. Uma nova biblioteca de 600 metros quadrados será criada em conexão com a biblioteca dominicana já existente e agora terá a presença de uma sala multimídia aberta ao público.

Santa Maria Novella

Masterplan do projeto (Imagem: prefeitura de Florença)

Com a pandemia, podemos perceber como o centro histórico da capital da Toscana ficou deserto sem a presença de turistas do mundo todo. Um dos novos projetos de recuperação pós-covid-19 é justamente trazer os florentinos novamente para viver o centro, de forma interativa.

Santa Maria Novella

Imagem da famosa igreja  Santa Maria Novella (Imagem: CCnull)

Gostaram do projeto? Ele significa uma modernização para o centro histórico de Florença, sem desrespeitar as características já existentes. É um polo de incentivo a jovens artistas, artesãos, e ao famoso made in italy, um novo lugar de permanência e ponto de encontro para turistas e residentes.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *