25.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: Simón García)

A renovação da Samaritaine em Paris

calendar-blank-line
25.03.2022
Após anos fechada, a loja de departamentos Samaritaine finalmente abriu suas portas em 2021.
minutos de leitura

Fundada em 1870 por Ernest e Marie-Louie Cognac-Jaÿ, a Samaritaine que começou com uma pequena boutique na rua de Pont-Neuf, em Paris, tornou-se muito mais que uma loja de departamentos. Tornou-se um destino na glamurosa capital francesa.

fachada Samaritaine
A fachada da Samaritaine às margens do Rio Sena em Paris (Foto: Simón García)
Detalhe das curvas em vidro da fachada Samaritaine
Detalhe das curvas em vidro da fachada (Foto: Simón García)

Em 2021 reabriu suas portas revivendo o icônico edifício de estilo Art Nouveau junto com uma superestrutura contemporânea. Através de uma extensa reforma, esse novo edifício destaca-se por sua fachada ondulada, assinada pelo estúdio de arquitetura SANAA – que, inclusive, já foi vencedor do prêmio Pritzker, uma das mais importantes premiações no setor de arquitetura atual.

Samaritaine faz parte do extenso portfólio da LVMH, empresa francesa que tem sob sua gestão renomadas marcas de moda, bebida, joalheria e cosméticos. Como, por exempl,o Dior, Bulgari, Tiffany & Co., Dom Pérignon, Veuve Clicquot, Guerlain, Aqua di Parma, etc.

A gigante LVMH encomendou a reforma para o estúdio de arquitetura SANAA, transformando a loja após o seu fechamento em 2005 por questões de segurança.

rua da Samaritaine na capiral francesa
Samaritaine é destino turístico na capiral francesa (Foto: Simón García)

O projeto de SANAA envolveu a restauração de detalhes originais de Art Nouveau e Art Déco do edifício antigo, junto a criação da nova parte totalmente contemporânea.

O edifício é um grande complexo de uso misto, localizado às margens do rio Sena que contém 20 mil metros quadrados de espaço comercial em três andares. Abrigando 600 marcas icônicas e de vanguarda do mundo da moda, joalheria e relojoaria. Além do maior espaço de beleza e cosméticos da Europa.

Também apresenta uma coleção de lugares únicos para comer e beber, oferecendo aos clientes uma pausa gourmet seja ela de manhã cedo ou tarde da noite.

96 unidades de habitação social, 15 metros quadrados de escritório e uma creche também fazem parte do projeto.

Detalhe das curvas em vidro da fachada Samaritaine
Detalhe das curvas em vidro da fachada (Foto: Simón García)

O edifício antigo está registrado como patrimônio histórico. Seus detalhes originais da fachada foram restaurados, bem como sua decoração interior. Cerâmicas, pilares decorativos, azulejos esmaltados multicoloridos e letreiros em ferro fundido. O átrio cheio de escadas construído em 1905 ganhou importância também nesta instauração.

Mas o destaque principal para o novo projeto foi para a fachada de vidro ondulado criada por SANAA, que dá ritmo e textura para a nova parte moderna da Samaritaine.

Esperava-se que o edifício reabrisse em 2013. Porém, sua construção foi interrompida diversas vezes devido a processos jurídicos e campanhas contra a nova fachada de vidro. Críticos chegaram a dizer que o edifício se assemelha a uma cortina de chuveiro.

Samaritaine contraste e mescla entre o edifício antigo Art Nouveau e o novo edifício contemporâneo
O contraste e mescla entre o edifício antigo Art Nouveau e o novo edifício contemporâneo (Foto: Simón García)

SANAA também optou por criar uma estrutura no telhado, para reduzir os níveis de luz no edifício. Utilizou vidro eletrocrômico que se torna colorido com a luz do sol. Os pátios internos também servem para trazer mais iluminação natural nas profundidades do edifício.

La Samaritaine foi um projeto de arquitetura destaque para o ano de 2021. É mais um exemplo da perfeita convivência entre um edifício antigo e uma obra contemporânea nova. Onde preserva-se a história mas projeta-se vivenciando o presente e mirando o futuro.

Conheça também o projeto Bourse de Commerce em Paris, outro exemplo de arquitetura contemporânea que mescla-se com a arquitetura antiga na capital francesa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A renovação da Samaritaine em Paris...

A renovação da Samaritaine em Paris

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies