Menu
Projetos e Obras
Busca
Instalações artististicas salone del mobile

Instalações artististicas são expostas em lugares inusitados pelos bairros centrais da cidade (Foto: Bárbara Cassou)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

O que esperar do Salone del Mobile em Milão

24/05/2022

Instalações artísticas, pop-up stores e espaços itinerários. Confira as experiências que as marcas concebem para os visitantes durante o Salone del Mobile em Milão

Não é à toa que o mundo da arquitetura e design volta seus olhares para o Salone del Mobile em Milão todo o ano. A maior feira de móveis e decoração do mundo traz novidades, tendências e lançamentos no âmbito da arquitetura, arte, design e mobiliário. 

Além da própria feira, acontece também o chamado Fuorisalone. A feira em si fica localizada em um grande galpão de eventos na cidade, onde cada marca de design possui seu próprio estande. Já o Fuorisalone acontece fora do espaço da feira do Salone del Mobile, o que explica o seu nome (fora do salão/feira).  

O Fuorisalone ultimamente vem ganhando muito mais destaque, até mesmo do que a própria feira. Ele acontece espalhado por diversas áreas da cidade de Milão, mas principalmente na área central, como, por exemplo, no badalado bairro de Brera. Marcas de design, mobiliário, objetos e até mesmo de moda criam espaços temporários inovadores e surpreendentes. Estes espaços servem para atrair os visitantes da feira, entreter clientes, mostrar novidades e criar conexões entre marcas e consumidores de uma forma muito mais inusitada do que um simples estande de feira. 

luminárias louis vuitton
Espaço da Louis Vuitton no Fuorisalone foi um dos mais fotografados no ano de 2019 (Foto: Bárbara Cassou)

Algumas marcas expõem novidades e produtos no Fuorisalone, outras somente criam espaços instagramáveis e instalações artísticas. Algumas criam pop-up stores do zero, montando uma estrutura autoportante, e outras apropriam-se de locais já existentes pela cidade durante o período da feira. 

telhado aromado artístico
Grandes estruturas, espaços itinerários e pop-up stores são montadas somente durante a semana da feira  (Foto: Bárbara Cassou)

O Fuorisalone vem ganhando a cena porque cria experiências muito mais interessantes do que os visitantes vivenciam pelos corredores da clássica feira Salone del Mobile. Além de estarem no centro da cidade, vivenciando Milão e a cultura italiana ao mesmo tempo. 

A Dimorestudio, famoso estúdio de arquitetura e design em Milão, criou um espaço no Fuorisalone para expor seus móveis e propiciar uma experiência para os visitantes. Em um espaço abandonado em Milão, eles fizeram instalações artísticas que expunham móveis, tecidos e luminárias. 

luminária grande artística com design
Espaço da Dimorestudio no Fuorisalone de 2019 (Foto: Bárbara Cassou)

Até mesmo marcas de moda criam espaços para criar uma conexão com consumidores, marcando presença em um evento de grande tráfego como é o Salone del Mobile. 

A Louis Vuitton sempre aposta em grandes instalações com várias salas, colaborações entre artistas e espaços fotográficos. A Gucci também aproveita locais pela cidade para criar uma atmosfera típica da marca com um toque vintage e divertido. Já a Bulgari constrói instalações artísticas imponentes a cada ano da feira, marcando presença na mente dos visitantes. 

estampas em estofados gucci
Detalhes do espaço da Gucci no Fuorisalone (Foto: Bárbara Cassou)

Artistas também fazem instalações e arte pela cidade em colaboração com fundações, marcas ou galerias de arte. 

Acreditamos que este ano um Salone del Mobile pós-pandemia trará muitas novidades e experiências ainda mais autênticas. Instalações artísticas, pop-up stores e espaços itinerantes surpreendentes nos aguardam pelas ruas de Milão. 

A Portobello, inclusive, estará presente em uma instalação do arquiteto brasileiro Isay Weinfeld no Fuorisalone.

Estamos há menos de um mês da feira. Enquanto ela não chega, confira o que aconteceu na versão de 2021 aqui

Nós do Archtrends e da Portobello estaremos fazendo a cobertura durante toda a semana no Salone del Mobile e do Fuorisalone. Fique atento ao Instagram. Estaremos transmitindo ao vivo todas as novidades. Não perca! 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *