Menu
Projetos e Obras
Busca
sala integrada com varanda

Conteúdo Tendências

Sala integrada com varanda: otimize os espaços em casas e apartamentos

08/10/2018

Uma maneira inovadora de criar um ambiente integrado é juntar a sala e a varanda, trazendo harmonia ao projeto da área de convivência. Quer ver como fazer isso? Leia o artigo abaixo! 

Vários projetos atuais revelam que a integração de ambientes é uma tendência em alta. E hoje vamos falar de uma das alternativas: a sala integrada com a varanda. Essa combinação tem sido cada vez mais usada em casas e apartamentos para otimizar espaços e favorecer a convivência.

Então, que tal conhecer algumas opções para integrar a sala com a varanda e se inspirar? Continue a leitura!

Sala e varanda: uma integração em alta

Apesar de a integração de ambientes ser usada há muito tempo na arquitetura, as combinações mais comuns são sala de estar e jantar ou sala de jantar e cozinha.

No entanto, a integração entre sala e varanda está conquistando cada vez mais espaço e gerando projetos interessantes ou mesmo ousados. Os especialistas estão chamando esse tipo de composição de “o novo living”.

Vamos falar mais da vantagem desse tipo de projeto à frente. Porém, já gostaríamos de destacar que ele favorece o aproveitamento de uma área que, quando desconectada de outros ambientes, torna-se subutilizada ou esquecida: a varanda.

Essa junção pode ser feita em casas e até mesmo em apartamentos. Aliás, com o surgimento de plantas que dão mais espaço à varanda, esse tipo de integração se torna essencial para o bom aproveitamento da área.

No entanto, é preciso ter cuidado com um aspecto: no caso dos apartamentos, é essencial estudar as normas do condomínio. Essas regras estabelecem o que pode ser mudado ou não na estrutura e fachada dos imóveis.

Sala integrada com varanda: vantagens

Como comentamos no tópico anterior, a integração entre a sala e varanda estimula a utilização desses ambientes. Portanto, cada espaço do imóvel tem um aproveitamento melhor.

Outra vantagem desse tipo de projeto é que ele permite a ampliação da sala. Em muitos imóveis, esse cômodo não comporta as necessidades dos moradores de forma confortável, e a integração é uma solução viável.

A integração entre varanda e sala favorece o aproveitamento da luz e ventilação naturais. Caso o imóvel tenha uma vista bonita, ela poderá ser desfrutada sem barreiras.

sala integrada com varanda

Cores frias combinam com o piso de madeira

A sala integrada com varanda também produz um ambiente mais versátil. Ele tem características que o tornam funcional tanto nos períodos frios, que pedem proteção e recolhimento, quanto na estação quente, que estimula a permanência em locais abertos.

Finalmente, a junção entre sala e varanda promove a convivência. É possível criar um espaço gourmet, um bar, uma área de churrasqueira ou outra sala. De qualquer forma, são ambientes onde as pessoas conversam, se alimentam ou festejam, desempenhando um papel importante na socialização.

Sala e varanda: opções de integração

Como você viu, é possível integrar esses ambientes e direcionar a decoração de acordo com o objetivo do cliente, seu estilo de vida e as funcionalidades desejadas. A partir de agora, trataremos de algumas alternativas para tornar isso possível.

1. Promova a continuidade

O ideal é que, ao utilizarem o ambiente, as pessoas não tenham qualquer percepção de separação. Nas casas, uma ação comum é a eliminação de barreiras como paredes e portas, embora isso não seja obrigatório.

Nos apartamentos, nem sempre a eliminação de barreiras é totalmente possível. Alguns condomínios não permitem a abertura da parede ou a retirada de portas por razões estruturais e para não comprometer a uniformidade da fachada.

No entanto, ainda que esse seja o caso, é possível reforçar a sensação de continuidade de outras formas. Usar o mesmo revestimento no piso e paredes, seguir a cartela de cores e mobiliar o espaço com itens de estilos semelhantes é uma ótima opção.

sala integrada com varanda

Combinar piso e parede e depois complementar com móveis é trend

Lembre-se de que a varanda faz parte da área externa. O revestimento, seja no piso ou na parede, deve ser fabricado com essa finalidade. Isso garante resistência a condições climáticas e de uso essenciais à beleza e durabilidade do projeto.

Como a ideia é promover a continuidade, o piso e revestimento da sala podem ser iguais aos usados na varanda. Outra opção é adotar uma composição que favoreça essa integração.

porcelanato, por exemplo, é uma ótima alternativa para esses ambientes. Por se tratar de um piso nobre, mesmo as peças produzidas com acabamento para uso externo são sofisticadas e ficam muito bem na sala.

 

sala integrada com varanda

A sensação de continuidade é bem clara nesse ambiente decorado

2. Crie espaços complementares

Em alguns casos, o espaço reduzido faz com que a integração gere um único ambiente. Porém, nem sempre essa é a regra. É possível criar cômodos complementares, que permitam a realização de atividades diferentes.

Nesses casos, a integração acontece por meio da manutenção de uma mesma identidade visual. É o que você pode ver nesse projeto do arquiteto Sidney Quintela, onde tanto a sala interna quanto a varanda compartilham cores e estilos.

sala integrada com varanda

Ambiente integrado

Móveis de linhas simples, tons crus combinados a formas geométricas azuis, madeiras de coloração suave e materiais naturais estão presentes nos dois ambientes. Também se destaca a abundância de luz solar e a inexistência de barreiras.

3. Minimize as barreiras

Porém, nem sempre é necessário ou conveniente eliminar todas as barreiras. Como já falamos, em alguns apartamentos isso nem é possível.

Além disso, em algumas ocasiões pode ser interessante ou confortável separar os ambientes. Quando as portas são fechadas, esses espaços conseguem exercer uma função individual sem interferir na atividade realizada ao lado.

sala integrada com varanda

Ambiente integrado em apartamento clean

Ainda assim, a melhor alternativa é utilizar portas de correr com vidro ou embutidas. Elas minimizam a percepção de uma barreira mesmo quando estão fechadas e, depois de abertas, a interferência visual é bem menor.

4. Priorize praticidade e conforto

Como um novo living, esse espaço precisa ser aconchegante e prático. Por isso, a escolha de revestimentos de fácil limpeza e mobília confortável é essencial para que as pessoas realmente tenham o desejo de permanecer nessa área.

sala integrada com varanda

Mix de cores escuras e estofados claros em um ambiente confortável e prático

Também é importante que as atividades realizadas sejam levadas em consideração. Quando o ambiente prevê a presença de um home theater, por exemplo, uma barreira pode ser muito útil. Ela reduz a incidência de luz, que atrapalha a visualização da tela, e ainda impede que o ruído atrapalhe as atividades realizadas na área próxima.

Gostou das dicas para usar a sala integrada com varanda em seus projetos e criar um ambiente único e especial? Quer outras sugestões para valorizar a área integrada e suas propostas? Continue com a gente e veja nosso post sobre revestimento de parede externa!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *