26.11.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de cinema em casa: o que fazer para criar um ambiente de bom gosto?
Sala de cinema em casa

Sala de cinema em casa: o que fazer para criar um ambiente de bom gosto?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.11.2018
Já pensou ter um espaço desses só para você e poder convidar quem quiser? Mesmo parecendo uma enorme despesa, o investimento é mais simples do que se imagina, além de agregar valor ao seu imóvel.
minutos de leitura

A ida ao cinema não tem mais tanto glamour como antigamente, quando ver um filme nas salas de rua era um grande evento. Atualmente, graças à tecnologia, já existem TVs e sistemas de áudio, por exemplo, que permitem criar um verdadeiro cinema em casa. Além disso, já temos canais de streaming, indispensáveis em todos os lares, não é mesmo?

Criar um ambiente de cinema em casa, porém, vai além de apenas instalar alguns equipamentos. É necessário pensar em acústica, distâncias e espaçamentos. Se quiser criar um clima ainda melhor, é preciso também escolher itens de decoração e conforto.

Neste post, veja quais os elementos e espaçamentos necessários para criar sua sala de cinema. Confira!

Equipamentos necessários

Sala de estar ampla com decoração clean em tons de cinza

Inclua no projeto um cômodo destinado à sala de cinema; também é possível utilizar algum ambiente que esteja ocioso. Para criar um espaço confortável, que atenda às expectativas e seja funcional, são necessários alguns elementos.

Se deseja uma sala profissional, o ideal é adquirir uma tela de cinema, um PC ou sistema Blu-ray, um home-theater e um projetor digital full HD. Mesmo com alguns elementos mais baratos você também pode criar um espaço interessante.

Para a TV, é possível encontrar diversos modelos, como full HD, 3D e 4K, muitas vezes como Smart TVs que se conectam à internet. Existem também os retroprojetores, que necessitam de uma tela de projeção, que pode ser encontrada em diversos tamanhos, com opções fixas ou suspensas.

Independentemente do tipo que escolher, é muito importante atentar às dimensões da tela, que devem ser proporcionais ao ambiente. Além disso, é necessário atentar à distância mínima entre os assentos e a TV. Lembre-se também de deixar a tela centralizada no cômodo e não deslocada para o canto, sendo 1,50m a altura ideal entre o piso e o centro da tela.

Outro elemento importante para o local é o áudio, sendo o home-theater a melhor escolha. O sistema ideal é o surround, que cria um ambiente de áudio mais realista, já que expande o som a três dimensões; sua potência dependerá do tamanho da sua sala. Para um cinema mais compacto, o mais indicado é o sistema 5.1 (5 alto-falantes e 1 subwoofer); já se seu cômodo é mais amplo e completo, o ideal é o sistema 7.1.

Espalhe as caixas de som pelo ambiente de forma equilibrada, nos cantos da sala ou ao lado da TV; para uma experiência melhor, o ideal é colocá-las no alto. É preciso, porém, sempre planejar como guardar os fios dos aparelhos para que não fiquem à mostra; as opções mais utilizadas são a marcenaria e os painéis de gesso.

Além disso, tenha em mente os equipamentos que precisará para saber a estrutura necessária para instalá-los. Você pode também optar por uma soundbar que ficará em frente à televisão, uma ótima alternativa se o seu espaço é pequeno ou caso queira uma opção mais econômica.

Já para o conteúdo, é possível acessá-lo utilizando a internet a partir de uma Smart TV ou algum console, como Xbox 360 ou One, Nintendo Wii e Playstation 3 ou 4. Além desses, existe também o Chromecast, a Apple TV e aparelho Blu-ray, que também permitem instalar aplicativos, como Youtube, Netflix e Spotify.

Espaçamentos e distâncias

Sala com decoração moderna monocromática

Para ter uma sala de cinema em casa, se a sua família é pequena, é necessário um espaço mínimo de 5m x 4m. Já se pretende criar uma sala mais completa, com degraus entre as poltronas, como nos cinemas, é preciso utilizar um ângulo entre 30° e 35° e um espaço de pelo menos 15m x 4x; é recomendável também que o ambiente tenha um pé-direito entre 3m e 4m.

O espaçamento entre o primeiro assento e a tela deve ser entre 1,80m e 4m; lembre-se também que, quanto maior a tela, maior deverá ser essa distância. Além disso, para uma sala de TV confortável e saudável, a projeção ou a TV deve estar na altura dos olhos.

Desenvolvimento acústico

Sala com ambientação moderna em tons neutros

Para um som ideal, é necessário pensar também na acústica do ambiente, principalmente se você mora em apartamento, evitando que o som da sala interfira no exterior e vice-versa. A mobília, principalmente as estofadas e as feitas em madeira, também pode ajudar na acústica do ambiente. Para os revestimentos, evite os refletivos, como espelhos, mármore, vidro e pintura acrílica.

Se quer um isolamento mais profissional, proteja bem as janelas e portas. Você também pode instalar placas acústicas no teto, difusores e painéis absorsores, além de um piso em carpete macio, com cerca de 10mm de espessura, que não precisa ser instalado em toda a sala.

Mobiliário e decoração

Sala com pé direito alto, intercalando madeira e tons neutros

O principal elemento que cria um clima de cinema é o escurinho. Por isso, se o ambiente tem entrada de luz natural (imprescindível para a qualidade dos cômodos), é necessário usar uma cortina com tecidos sobrepostos e tipo blackout para que você possa ver filmes principalmente durante o dia. Ela deve ir até o chão e passar um pouco das bordas da janela.

Além disso, é necessário uma iluminação ambiente na sala. Uma dica é utilizar spots com uma luz mais amarelada; prefira as lâmpadas de led em branco quente, com temperatura entre 2600K e 3500K.

Para os assentos, a diversidade é grande. O que vai determinar o tipo, tamanho e quantidade vai ser, além de sua preferência, a quantidade de pessoas que o ambiente suporta. Se a sua sala permitir, escolha os sofás mais largos, pois são mais confortáveis e permitem que o usuário se posicione como quiser. Uma opção mais versátil são os modulados, que permitem diversas disposições.

Sofás, chaises, banquetas, puffs e poltronas são excelentes opções, com a possibilidade de mesclar os tipos; o importante é garantir o conforto. Analise apenas se os assentos não interferem na visão dos outros e se a quantidade é suficiente.

Se quer um espaço mais descontraído, utilize também almofadas, que podem ter diversos tamanhos e estampas, sempre em harmonia com a decoração escolhida. Aposte nos tecidos mais macios, como o algodão, o linho e o crochê. Outro item que garante conforto é o tapete. Seja para deitar no chão ou apenas colocar os pés, prefira também os materiais mais macios.

Se seu espaço permitir, coloque uma mesa de centro. Ela é um item funcional, servindo para apoiar copos, pratos e os controles, por exemplo. Para uma base maior, você pode combinar dois ou três tipos de mesa, com formatos e alturas diferentes, sempre de acordo com a linguagem da decoração.

Esse é um espaço em que você pode soltar a criatividade na hora de decorar. É possível criar uma sala temática ou espalhar quadros e pôsteres dos filmes que mais gosta, além de poder inovar nas cores.

Para ter uma sala de cinema em casa é preciso planejamento para que se tenha o maior conforto e a melhor experiência possível. As opções são diversas, com variados preços e para todos os tamanhos de ambiente. Seguindo estas dicas e pesquisando bem, você será capaz de criar a sala dos sonhos. Se você tem um projeto de sala de cinema, cadastre-se agora mesmo no Archtrends e divulgue seu trabalho!

Para mais dicas e informações sobre design e inovação no mundo da arquitetura, siga-nos nas redes sociais! Estamos no FacebookTwitterInstagramLinkedin e Pinterest!


Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sala de cinema em casa: o que fazer para cria...

Sala de cinema em casa: o que fazer para criar um ambiente de bom gosto?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies