02.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Saboia guarda uma série de encantos, como a cidade de Annecy, considerada a Veneza dos Alpes Franceses (Foto: Daniel Jolivet)

Saboia: viaje por essa verdadeira joia dos Alpes Franceses

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.07.2021
Viaje por Saboia, nos Alpes Franceses, e descubra os encantos dessa região belíssima! Aproveite e conheça o lançamento da Portobello: Bleu de Savoie.
minutos de leitura

Saboia ou Savoia é uma região integrante dos Alpes Franceses que encanta por sua beleza majestosa, sendo considerada um dos cenários naturais mais impressionantes do país.  

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Montanhas, lagos e vinhedos. Tudo isso impulsiona a economia de Saboia, assim como a extração de mármores raros, que adicionam glamour e sofisticação a diferentes projetos.  

A Portobello se inspirou justamente nessa região para produzir o Bleu de Savoie, uma joia rara que você precisa conhecer.  

Embarque conosco nessa viagem!  

A localização de Saboia  

Atualmente, Saboia fica na região francesa de Ródano-Alpes. A área foi anexada à França em 1860 e é dividida em dois departamentos: Saboia e Alta Saboia.  

A capital é a tradicional cidade de Chambéry, entre os rios Leysse e Albane. É lá que se encontra o castelo da Casa de Saboia.  

O condado e o ducado de Saboia incluíam Turim e outros territórios no Piemonte, uma região no noroeste da Itália que faz fronteira com a França.  

A história de Saboia  

A região emergiu como um feudo da Casa de Saboia, entre os séculos XI e XIV. Hoje em dia, esse território histórico tem sua área compartilhada entre França, Itália e Suíça.  

A Casa de Saboia foi instalada oficialmente por Rodolfo III da Borgonha e se tornou a casa real que sobreviveu por mais tempo na Europa.  

Em 1792, o território de Saboia foi anexado à França pela primeira vez, sob a Primeira República Francesa e, posteriormente, devolvido ao Reino do Piemonte-Sardenha em 1815.  

Em 1860, Saboia e Nice foram anexadas ao território francês, como parte de um acordo político mediado por Napoleão III e Victor Emanuel II da Sardenha, que iniciou o processo de unificação da Itália.  

As belezas incríveis de Saboia  

Embora Saboia tenha passado por diversas reviravoltas políticas, pertencendo a reinos e países diferentes, as belezas naturais sempre estiveram presentes e, até hoje, atraem turistas de todo o mundo.  

Reunimos algumas das atrações mais populares da região para você descobrir um pouco mais dos encantos desse pedacinho dos Alpes Franceses.  

Parque Nacional de Vanoise e Saboia Oriental  

O Parque Nacional de Vanoise cobre a maior parte da Saboia Oriental, incluindo inúmeras paisagens naturais e também a Vila de Bonneval, considerada uma das mais belas da França.  

Saboia
A estação de esqui Les Arcs é uma das mais famosas da região de Saboia (Foto: Dmitry A. Mottl)

É nessa região que estão as estações de esqui mais importantes da Europa, como Valmorel, Méribel, Courchevel e Val-Thorens, além de Le Arcs, Tignes e Val d'Isere.  

Maciço dos Bauges, Parque Natural Regional Chartreuse e Saboia Ocidental  

A paisagem do Maciço dos Bauges é composta por altas falésias, vales íngremes e extensas florestas, contrastando com a paisagem montanhosa da outra região.  

Ao sul, está o Parque Natural Regional Chartreuse, também com falésias, riachos e vales arborizados. A cidade mais interessante da região, sem dúvida, é Chambéry, com sua bela catedral e seu incrível centro histórico.  

Com cerca de 60 mil habitantes, a cidade fica em um vale na confluência do Rio Leysse com o Rio Albane e é cercada a leste pela Cordilheira dos Bauges, ao sul pelo Monte Granier, ao norte pelo Lago de Bourget e a oeste pela Cadeia de Épine.  

Chambéry é um importante destino turístico da região, pois é rica em monumentos, especialmente da época do barroco. Desde o século XIII, ela é a capital de Saboia. A Cidade Velha é composta por uma vasta quantidade de prédios históricos que evocam o passado nobre.  

Um dos edifícios mais importantes é a Igreja de Saint-Pierre de Lémenc, datada do século XV, que abriga uma cripta ainda mais antiga.    

Saboia
O Castelo dos Duques de Saboia é uma construção histórica e imperdível em Chambéry (Foto: Florian Pépellin)

Outro prédio histórico incrível é o Castelo dos Duques de Saboia, composto por três torres construídas nos séculos XIV e XV, além de uma série de anexos datados da Idade Média e de um grande edifício principal que remonta aos séculos XVIII e XIX.  

É dentro das muralhas do castelo que está a Sainte-Chapelle, que, entre 1453 e 1578, abrigou o Santo Sudário. A fachada da capela foi reconstruída em 1641 pelo arquiteto Amedeo di Castellamonte.  

Lagos  

Os lagos aninhados entre os Alpes Franceses são outra atração à parte. Os que mais se destacam são:    

  • Bourget: é o maior lago natural do país, cercado pelos maciços de Bauges, Épine, Chambotte, Mont du Chat e Mont Revard. Ao sul, está Chambéry. Durante as estações mais quentes do ano, ele se transforma em uma praia, que recebe inúmeros turistas de todo o mundo. Nas suas margens está a Abadia de Hautecombe, local de prestígio onde os príncipes da Casa de Saboia foram enterrados. Até hoje ela é ocupada pela comunidade religiosa e está aberta à visitação;    
Saboia
A Abadia de Hautecombe, às margens do Lago de Bourget, é outro ponto incrível da rica história de Saboia (Foto: Mathis73)     
  • Annecy: a beleza atual do lago impressiona. Quem avista esse local incrível não pode nem imaginar que a situação era bem diferente. Ele já foi bastante poluído e, ao longo de 40 anos de diferentes ações, hoje é um dos mais puros da Europa. Por isso, várias atividades aquáticas são realizadas por lá, como mergulho e caiaque;  
  • Passy: está próximo de Chamonix, uma das cidades mais procuradas pelos esquiadores. Além da bela paisagem, a região é um verdadeiro centro de lazer, com mini golfe, passeios de barco, caminhadas e banhos de sol. 
Saboia
Vista panorâmica do Lago de Bourget, um dos maiores da França (Foto: Xtrasystole)  

As outras atrações imperdíveis de Saboia  

Além de riquíssima naturalmente, a região tem uma vasta história. E, por isso, o que não faltam são atrativos arquitetônicos a serem visitados. Separamos alguns que você precisa conhecer:    

  • Yvoire: é uma cidade medieval fortificada construída no início do século XIV. Está situada às margens do Lago Léman. Já teve um papel militar muito importante, devido à sua localização estratégica. Hoje, é possível conhecer mais do passado da região por meio das inúmeras construções restauradas e protegidas, como castelos, muralhas, portões fortificados, vielas e casas. Por tudo isso, a aldeia está entre as mais belas da França, com lindos jardins que são motivos de orgulho;    
Saboia
Yvoire é uma das belas cidades de Saboia que ainda guardam seu ar medieval e bucólico (Foto: Krzysztof Golik)
  • Castelo de Ripaille: situado junto ao Lago Lemano. Muitas vezes é confundido com o Castelo de Thonon, que foi destruído no século XVII. Quando foi construído, tinha sete torres, mas hoje só abriga quatro. Foi salvo da ruína por um industrial, que deixou sua marca trazendo toques de Art Nouveau e modificando sua fachada tradicional. 
  • Annecy: considerada a "Veneza francesa", fica na região da Alta Saboia. Além dos canais charmosos, a cidade é conhecida pela produção do queijo Reblouchon. As construções antigas ajudam a dar o clima medieval, principalmente as igrejas.  

Bleu de Savoie: o novo produto Portobello inspirado na região  

Já deu para notar que a região de Saboia é única, não é mesmo? Com uma história riquíssima, ela reúne lindas paisagens naturais e incríveis obras arquitetônicas, como castelos, igrejas, fortes e muitas outras pérolas.    

Saboia
O Bleu de Savoie é a criação da Portobello inspirada no mármore tradicional da região (Projeto: Portobello S.A.)

A região também é conhecida por seus mármores de beleza surpreendente e extrema raridade. Inspirada por tudo isso, a Portobello criou o Bleu de Savoie, que reproduz uma das pedras mais raras do mundo, natural de uma cava em Aime.  

O revestimento encanta pela sua variação de tons de cinza azulado, com veios expressivos e claros, quase brancos, que passeiam com fluidez por toda a superfície e garantem o toque contemporâneo do material.  

Sustentabilidade 

Para quem se preocupa com o meio ambiente, certamente os porcelanatos são opções interessantes, já que a matéria-prima para produzi-los é retirada de jazidas superficiais. No entanto, o Bleu de Savoie conta com um "plus" em termos de sustentabilidade.

O proprietário da cava em Aime, da onde o mármore é extraído, realizou uma parceria especial com a Portobello para que a empresa desenvolvesse um porcelanato que recriasse de maneira fidedigna a pedra, deixando o material natural restrito apenas a raras ocasiões e ajudando a preservá-lo. 

Por isso, essa é uma solução amiga do meio ambiente, que permite desenvolver projetos "in and out", ou seja, para áreas internas e externas, sempre com uma textura bastante aconchegante.  

Formatos  

O Bleu de Savoie está disponível nos formatos:    

  • lastras 120×270 cm e 160×320 cm, com acabamento natural;  
  • porcelanato 120×120 cm, com acabamento natural e EXT.

Uma das grandes novidades da linha é o formato em lastras. Tratam-se de grandes superfícies de porcelanato que servem para diferentes usos, reduzindo a quantidade de emendas e aumentando as possibilidades de criação. 

As superfícies contínuas têm um apelo estético muito maior, se assemelhando ainda mais ao mármore e aos demais materiais reproduzidos. Para engenheiros, arquitetos e designers, isso significa ainda mais possibilidades, pois é possível revestir áreas inteiras e até desenvolver mobiliários únicos. 

Saboia
Cores e texturas únicas tornam o Bleu de Savoie uma escolha incrível para ambientes internos ou externos (Projeto: Portobello S.A.

O Bleu de Savoie pode ser usado em ambientes comerciais com tráfego mediano de pessoas e sem o trânsito de equipamentos, áreas comuns de condomínios, corredores de hotéis, áreas residenciais com tráfego leve de pessoas, paredes externas e fachadas.  

Usos

Belo e versátil, o que não faltam são ideias e inspirações para usar o Bleu de Savoie em seus projetos. 

No formato de lastras, as possibilidades são ainda mais amplas. Essas peças podem compor fachadas, revestir toda uma parede (ou várias, como em banheiros), produzir bancadas de cozinhas, lavabos e outras áreas e até aparecer na criação de móveis ou de painéis de TV e painéis decorativos. 

Saboia
Os quartos podem ficar ainda mais aconchegantes e exclusivos com um lindo painel de mármore (Projeto: Portobello S.A.)

Até mesmo nos quartos é possível incluir essa joia de inspiração francesa. Por exemplo, criando uma bela cabeceira ou um painel decorativo para uma das paredes, adicionando um toque de charme e sofisticação único. 

Em relação a outros materiais, o mármore conversa bem com madeira, vidro, aço e até opções mais rústicas, como o cimento queimado. Por isso, qualquer projeto pode se beneficiar com algum destaque com Bleu de Savoie. 

Além disso, como o revestimento tem cores neutras e suaves, ele pode funcionar com praticamente qualquer estilo decorativo e ambiente, desde os cleans até os luxuosos, com toques de modernismo e glamour. 

Saboia
A mistura de Bleu de Savoie com outros revestimentos, como o Vedononvedo, cria ambientes únicos, como esse belo escritório (Projeto: Portobello S.A.)

Outro detalhe importante é que sua paleta de cores combina com várias tonalidades, inclusive com diversos lançamentos da própria Portobello, como esse belíssimo escritório que mescla o Bleu de Savoie com o Vedononvedo, criando um ambiente que surpreende.

Se você deseja um toque especial para áreas externas, as opções do Bleu de Savoie com acabamento EXT são ideais. É possível compor belas varandas e terraços, trazendo todo o requinte e a atmosfera da região de Saboia. 

Saboia
O Bleu de Savoie também pode ser usado em áreas externas, na sua versão com acabamento EXT (Projeto: Portobello S.A.)

E então, curtiu nosso passeio pela incrível região de Saboia, na França? Se quiser saber mais sobre o Bleu de Savoie, acesse o site da Portobello e descubra como usar esse revestimento nos seus próximos projetos!  

Foto de destaque: Saboia guarda uma série de encantos, como a cidade de Annecy, considerada a "Veneza dos Alpes Franceses" (Foto: Daniel Jolivet)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Saboia: viaje por essa verdadeira joia dos Al...

Saboia: viaje por essa verdadeira joia dos Alpes Franceses

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótima reportagem.
    Região belíssima da França mas pouco divulgada!
    Bleu de Savoie nivela com carrara!
    Parabens!!!

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies