01.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Rooftop Walk em Roterdã, projeto do escritório de arquitetura MVRDV (Imagem cortesia: Fotógrafo Ossip e Escritório de arquitetura MVRDV)

Caminhando sobre os prédios de Roterdã

calendar-blank-line
01.08.2022
Já imaginou caminhar e admirar a arquitetura de uma cidade de uma outra perspectiva? Em Roterdã isso foi possível com passarelas conectando os prédios, em uma experiência única
minutos de leitura

Nunca na história tantas pessoas subiram nos telhados de Roterdã, na Holanda. Isso foi possível graças ao Rotterdam Rooftop Walk, que formou uma espécie de ponte aérea entre o WTC Rotterdam e o Bijenkorf, dois dos grandes edifícios famosos da cidade. 

estrutura laranja brilhante Rotterdam Rooftop Walk
A estrutura laranja brilhante que conectou prédios e telhados em Roterdã (Imagem cortesia: Fotógrafo Ossip e Escritório de arquitetura MVRDV)

O projeto é uma colaboração com o escritório de arquitetura MVRDV, que permite uma travessia espetacular, que proporciona muito além das vistas únicas. Enquanto você caminha sobre e entre os telhados, experimenta como o uso inovador de uma camada adicional de infraestrutura pública contribui para um futuro melhor das cidades e dos moradores - principalmente no campo de vegetação, água, geração de energia e espaços residenciais e recreativos construídos em telhados. 

passarela conecta prédios
O projeto possibilita um novo uso para os telhados em Roterdã (Imagem cortesia: Fotógrafo Ossip e Escritório de arquitetura MVRDV)

Artistas e cientistas também visualizam o futuro do telhado e da cidade. O resultado é uma grande manifestação onde se apresentam todos os desafios metropolitanos do nosso tempo -  desde a proteção dos moradores contra as consequências das mudanças climáticas, até a criação de um espaço público seguro e agradável em uma cidade cada vez mais populosa.

A instalação é formada por uma passarela aérea de 30 metros de altura, que começa na rua comercial Koopgoot, de onde as escadas levam os visitantes a uma série de terraços. Durante o percurso, encontramos exposições de diversas ONGs e empresas privadas que expõem suas inovações e projetos relacionados a ecologia, geração de energia e armazenamento de água. 

cidade mais sustentável
A segunda camada que torna a cidade mais sustentável é a diretriz principal do projeto (Imagem cortesia: Fotógrafo Ossip e Escritório de arquitetura MVRDV)

O potencial de uma ‘’segunda camada”, que torna a cidade mais habitável, biodiversa, sustentável e saudável, é a diretriz central do projeto.  O caminho também dá acesso aos pátios abertos no topo da loja de departamento De Bijenkorf, projetada por Marcel Breuer em 1957, de onde as escadas levam os visitantes de volta ao nível do solo.

O Rotterdam Rooftop Walk, laranja brilhante e com 600 metros de comprimento, ofereceu ao público uma vista fantástica da cidade pelo período de um mês.

Rooftop Walk em Roterdã
Rooftop Walk em Roterdã (Imagem cortesia: Fotógrafo Ossip e Escritório de arquitetura MVRDV)

Projetar para telhados está se tornando uma tradição para o MVRDV. Em 2021, o escritório de arquitetura apresentou o Rooftop Catalogue, um manual com 130 propostas inovadoras para melhorar o aproveitamento de telhados planos existentes. Desde então, este livro inspirou outras autoridades municipais a tomar medidas concretas. A equipe que projetou as escadas para Kriterion e o Rooftop Walk também projetou uma terceira instalação no telhado, The Podium. Este pódio rosa no telhado do Het Nieuwe Instituut será acessível ao público gratuitamente e pode ser alcançado através de uma escada externa de 143 degraus. 

Rooftop Walk em Roterdã
Rooftop Walk em Roterdã e a conexão com a sustentabilidade (Imagem cortesia: Fotógrafo Ossip e Escritório de arquitetura MVRDV)

Gostou do post? 

Achamos incrível a inovação da intervenção arquitetônica e urbanística que além de proporcionar diferentes perspectivas da cidade e belíssimos panoramas, nos convida a uma reflexão sobre a apropriação urbana.

Para conhecer outros projetos incríveis na Holanda, acesse:

O estilo funcionalista holandês da Sonneveld House

O conceito de slow food do restaurante sustentável De Kas, em Amsterdã

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Caminhando sobre os prédios de Roterdã...

Caminhando sobre os prédios de Roterdã

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies