17.05.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Rodeo Drive: pequena para quem caminha; gigante para quem explora

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.05.2019
Na área central, uma das avenidas mais famosas (e valiosas) de Beverly Hills consegue o impossível – equilibrar luxo e receptividade.
minutos de leitura

Ela ocupa, no mapa, pouco menos de quatro quilômetros, mas não há unidade de medida que calcule o seu tamanho: a Rodeo Drive, uma das avenidas mais caras de Los Angeles, tem suas dimensões alongadas pela história.

Sua posição estratégica, no coração de Beverly Hills, aflorou desde o princípio sua vocação comercial – por ali, pequenas lojas operavam sem grandes pretensões, até que em 1949, Richard Carroll, um dos principais executivos da Warner Bros, escolheu aquele endereço para sediar o que seria a primeira alfaiataria de alta qualidade da zona oeste do condado.

A beleza da avenida está em todos os detalhes, e nem a placa de identificação "escapa" (Foto: Christian Hundley / TripSavvy)

O rápido crescimento da Carroll & Co comprovou o talento para negócios da avenida, e chancelou a chegada de outras marcas exclusivas, sendo a primeira delas a Giorgio Beverly Hills, de Fred Hayman, que desembarcou por ali em 1967. O diferencial desse empreendimento era que, junto aos produtos inquestionavelmente diferenciados, se propunha uma vivência, uma experiência inédita para a época. Era possível, por exemplo, bebericar coquetéis exclusivos durante as compras, que poderiam ser entregues nas casas dos clientes por um mensageiro a bordo de um Rolls-Royce.

Dois anos depois, a joalheria parisiense Van Cleef & Arpels abre as portas e, além de conquistar clientes, se deixou conquistar: foi uma questão de tempo para que a grife europeia se rendesse aos encantos californianos e lançasse a limitadíssima coleção "Califórnia Reviere", totalmente inspirada no lifestyle local.

Lanvin, Versace, Jimmy Choo, Tiffany, Prada, Gucci e até a sempre "dura na queda" Patek Philippe se curvaram ao charme da Rodeo Drive e se instalaram ao longo de três quarteirões da avenida – os mesmos que continuam badalados hoje em dia, entre o boulevard Santa Mônica e a avenida Wilshire.

Embora o "peso" das marcas seja um atrativo por si só, a caminhada pela Rodeo Drive se faz necessária para fazer o que os americanos sabiamente chamam de "window shopping" – ou "compras de vitrines", em tradução livre.

Dado o nível da concorrência e o ambiente do lugar, se tornou uma lei não-declarada de que uma atenção especial deve ser dada às vitrines daquela avenida. E a cartilha é seguida até hoje, à risca.

Durante a noite, a Rodeo Drive se ilumina e o cantinho europeu fica ainda mais irresistível (Foto: Divulgação)

Para provar que a calçada é mesmo o ponto onde se aprecia a melhor vista da Rodeo Drive, vale lembrar que ela nos leva até um emblemático Rolls-Royce amarelo, customizado, que sempre estaciona no mesmo lugar – tanto que tem um parquímetro (igualmente amarelo) para chamar de seu.

Pelos caminhos retilíneos e de superfície imaculada da Rodeo Drive é possível chegar a um pequeno e artificial "morro" de paralelepípedos, cuja estética se aproxima, propositalmente, da arquitetura europeia.

É justamente neste cantinho com sotaque italiano que se concentram algumas lojas mais modernas e restaurantes cujas mesas são disputadíssimas, sobretudo por visitantes famintos para devorar a beleza daquela que foi palco de tantos filmes, séries e histórias.

As vitrines são as grandes atrações da avenida, e a Louis Vuitton entendeu bem o recado (Foto: BFA)

Um dos longas mais conhecidos a ser gravado ali foi o clássico "Uma Linda Mulher", estrelada por Julia Roberts. Embora a atriz tenha sido indicada ao Oscar por sua atuação no longa, a avenida roubou o protagonismo de algumas das cenas-chaves do enredo. Também, pudera: nem a beleza de Roberts, eternizada em comerciais e propagandas, é párea para a grandiosidade infinita que cabe em alguns quarteirões da Rodeo Drive.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Rodeo Drive: pequena para quem caminha; gigan...

Rodeo Drive: pequena para quem caminha; gigante para quem explora

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies