A cozinha não é mais um lugar dedicado apenas às refeições. É também um ambiente para entretenimento e para longas conversas entre amigos e familiares. Por esse motivo, o revestimento escolhido para o espaço deve ser funcional, oferecer conforto e transmitir personalidade.
Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:
Pequenas mudanças nas paredes e pisos da cozinha garantem um efeito mais contemporâneo ao cômodo, deixando-o com um visual completamente diferente. Em pouco tempo e sem gastar muito, o espaço preferido de mestres-cucas pode ganhar um ar renovado.
Trouxemos, neste post, uma extensa variação de modelos de revestimento. Então, conheça, a seguir, as cores e formas da coleção Portobello e inspire-se para aplicar os produtos na parede da cozinha do seu projeto!
Defina o estilo da cozinha
Antes de pensar no revestimento em si, é preciso que você já tenha bem definido em sua mente qual o estilo que você busca com a cozinha do seu projeto, pois essa escolha deve combinar o espaço disponível com seu gosto pessoal do seu cliente.
Oriental
O estilo de cozinha oriental preza pela otimização do espaço, minimalismo e sofisticação. Para o revestimento do piso, é indicado peças que reproduzam madeira e, para as paredes, pode-se optar por um tom vibrante e liso ou por ladrilhos com desenhos que remetam à essa cultura.
Moderno
Nesse formato de decoração, tons escuros e vibrantes se misturam, mas sem exagero. Simulações de mármore e metal ajudam a compôr esse estilo.
Vintage
O vintage é um segmento muito amplo, visto que engloba algumas épocas com visuais distintos. Para aqueles que buscam algo mais retrô pode-se pensar nos anos 1920, apostar em tons pastéis e pisos tradicionais, como porcelanato que reproduza madeira ou azulejo.
Os anos 1960 também são clássicos como inspiração, principalmente para quem procura uma atmosfera mais caseira e alegre. A marca mais forte são tons vibrantes de verde, azul, vermelho e amarelo nas paredes, com peças lisas ou ladrilhos, trazendo beleza e criando um ambiente aconchegante — um revestimento xadrez para o piso é o toque final.
Minimalista
O estilo minimalista se encontra em alta, devido à sua simplicidade e elegância. Em geral é monocromático, mas é possível criar um contraste entre preto e branco ou, então, entre madeira e tons claros. Revestimento para cozinha minimalista não tem tantos detalhes, sendo, em geral chapas lisas.
Além desses exemplos, existe um vasto leque de possibilidades. Então, pesquise bastante até encontrar aquele que mais combine com o seu projeto.
Identifique o local de aplicação do revestimento
Para fazer a escolha certa do revestimento de cozinha, é preciso saber onde ele será aplicado. Nesse cômodo, existem três principais locais: o piso, a parede e o backsplash.
Piso
Para esse uso, é preciso considerar alguns fatores. O primeiro é verificar se a cozinha será utilizada com grande frequência, aumentando o trânsito de pessoas e carga. Se a resposta for positiva, é preciso escolher um revestimento com maior resistência.
Outro aspecto a ser avaliado são os próprios moradores. Se na residência houver um idoso, um piso polido pode não ser a melhor opção.
Parede
Assim como o piso, a parede desse ambiente tende a sujar com facilidade, devido à própria função da cozinha. Para além de sujeiras comuns, entre elas poeira, gordura, molhos e café.
Portanto, escolha um revestimento que seja fácil de higienizar. Assim, você garante praticidade para os moradores.
Backsplash
Nas cozinhas tradicionais brasileiras, é comum que um único revestimento cubra todo o espaço das paredes. Porém, uma tendência da arquitetura americana vem ganhando cada vez mais espaço, tanto por seu diferencial estético quanto por sua utilidade: o backsplash.
Seu nome já diz o que ele é. O “back” se refere a parte que ele é colocado, atrás de pias, bancadas e qualquer outra área em que acontecem muitos espirros, ou “splash”, seja de óleo, água ou outros líquidos.
Para locais com poucas frituras, ele é uma excelente opção, pois retira a necessidade de se revestir todo o aposento, focando apenas onde é essencial e diminuindo os gastos. E mesmo para quem opta por revestir tudo, ele ainda é um detalhe estético incrível, diferenciando-se do restante e trazendo modernidade.
Considere a qualidade do material
Geralmente toda a execução de um projeto procura economizar o máximo possível. Porém, nesse processo, é preciso lembrar sempre de não abrir mão da qualidade dos materiais utilizados.
Isso porque um investimento maior pode se reverter em economia. Afinal de contas, reformas costumam ser trabalhosas, além do transtorno que causam na casa. Se tratando de revestimento para cozinha, o cuidado deve ser redobrado, pois é preciso encontrar peças resistentes, impermeáveis e duradouras.
A cozinha possui alta funcionalidade dentro de uma residência, difícil de ser substituída, como poderia ser um quarto ou uma sala. Por isso, interditá-la para realizar a troca de peças quebradas e consertar infiltrações é um grande problema. Lembre-se que medidas preventivas são sempre mais fáceis e seguras que as corretivas.
Saiba escolher o seu fornecedor
Na realização de uma obra, atrasos se transformam diretamente em mais gastos. Então, o fornecedor é uma peça-chave para que seu investimento possa seguir o cronograma planejado, sempre tendo os materiais disponíveis na data esperada.
Seu fornecedor deve ser parceiro de negócio, compartilhando da sua visão e criando uma colaboração. Assim, é possível realizar melhores negociações, em relação a prazos e formas de pagamento. Por esse motivo, pagar um valor maior para um fornecedor de qualidade não é necessariamente uma dificuldade, já que alguns arranjos são possíveis para facilitar a transação.
Escolha o tipo de revestimento de cozinha
Veja algumas dicas de como decorar as paredes do seu projeto.
Azulejo
Ladrilhos
As paredes decoradas com ladrilhos agregam informação e valor sem ocupar espaço. As áreas atrás do fogão e da pia, por exemplo, são locais perfeitos para a aplicação desse tipo de revestimento, que pode proteger a superfície de respingos de óleo, água e umidade. Além disso, são fáceis de limpar e, sendo coloridos, não destacam a sujeira, garantindo a boa aparência da cozinha.
Algarve
Com uma pintura levemente desgastada, as cores originais da azulejaria são impressas em formas contemporâneas na Linha Algarve.
A arquiteta Barbara Haline tirou proveito da dupla branco e azul para destacar piso e parede.
Um ambiente prático e funcional é a proposta da arquiteta Barbara Haline
Azuleja
A variedade de tons e combinações é grande na Linha Azuleja. Há modelos em cores claras, cores fortes e mistura de estampas.
O ambiente projetado por Dayse Braga ficou mais divertido com a aplicação das placas Nautica Mix. O mesmo revestimento foi escolhido por Viviane Yugueros para cobrir parte da parede da cozinha.
A proposta do diferencial do Náutica na cozinha de Dayse Braga
O espaço gourmet de Viviane Yugueros
Bossa
A Linha Bossa também é uma versão contemporânea da azulejaria e traz desenhos/tonalidades que resgatam a estética da arquitetura moderna. Em uma cozinha tipo americana, concebida pela arquiteta Lorena Ferreira as peças Azul Mix, Moinho e Alvorada foram utilizadas para cobrir um fundo de nicho.
Bossa Azul Mix na cozinha projetada pela arquiteta Lorena Ferreira
Mosaicos
Excelentes para decorar diferentes superfícies, os mosaicos aparecem em algumas linhas oferecidas pela Portobello. Preza pela durabilidade e resistência, podendo ser aplicado tanto em pisos quanto em paredes.
Max Mosaics
Por meio de técnicas de marchetaria, a Linha Max Mosaics revela um efeito gráfico moderno para a decoração sem deixar o toque rústico de lado! Veja como o belo Mos Paonazzetto Classic escolhido por Juliana Agner valoriza a área atrás do fogão.
Projeto da arquiteta Juliana Agner
Pastilhas
A Portobello oferece linhas de pastilhas com cores, tamanhos, formatos e acabamentos diferenciados para garantir personalidade ao aplicar revestimento na parede da cozinha.
Blocks
A Linha Blocks traz cores neutras e urbanas em formato retangular e quadrado, com superfície mate. Em uma cozinha projetada por Marcos Apoitia o modelo Black contrasta com o tom claro dos móveis, compondo um ambiente clean e sofisticado.
Blocks Black foi a escolha do arquiteto Marcos Apoitia
Colors
Composta por pastilhas de porcelana, a Linha Colors tem opções com diferentes acabamentos. A cor sóbria e a superfície metalizada das peças Glam Diesel acrescentaram um visual minimalista à área gourmet de autoria do Espaço & Casa Arquitetura e Interiores.
Colors Glam Diesel foi a escolha do Espaço & Casa Arquitetura e Interiores
Chroma
Indicada para ambientes internos e externos, a Linha Chroma traz uma cartela de cores urbana em peças com acabamento levemente brilhante.
Em cozinhas apresentadas pela Portobello, é possível ver dois modelos com aplicações distintas: Off White na parede e Black na base da bancada.
Cozinha revestida com Chroma Off White elaborado pelo arquiteto Áliqui Sodré
Parede revestida com Chroma Black
Madeiras
O porcelanato que reproduz a madeira tem sido usado por muitos arquitetos renomados, sendo apontado como uma tendência em projetos feitos para as principais mostras de decoração. É de grande praticidade, pois não necessita de higienização exagerada por seu aspecto natural, que é garantido sem risco de ocasionar o problema da permeabilidade que o material original apresenta, tornando possível sua utilização em áreas molhadas.
A Portobello oferece a maior coleção de porcelanato em madeira do Brasil. São mais de 30 espécies de árvores reproduzidas em diferentes linhas que podem ser usadas como pisos e revestimentos para cozinha.
Ecodiversa
A Linha Ecodiversa é inspirada nas madeiras claras do norte da Europa, principalmente a Bétula. Traz alternativas perfeitas para compor o estilo Hygge e seu clima aconchegante. O efeito pode ser percebido na área gourmet criada por Renata do Nascimento Pinheiro, que traz Ibirapuera Mix como revestimento de churrasqueira.
Área gourmet criada por Renata do Nascimento Pinheiro
Ecollection
Uma mistura de espécies de diferentes regiões, como a Sequoia dos Estados Unidos e as opções Palisandro, Ébano e Mahogany da África: essa é a Linha Ecollection. Mais uma área gourmet ganha destaque com a reprodução em madeira, que aparece nas placas de Imbuia Clara em um projeto do Espaço do Traço Arquitetura.
Área gourmet projetada pelo Espaço do Traço Arquitetura
Ecowood 2.0
Em sua versão 2.0, a Linha Ecowood traz madeira de demolição vinda de Minas Gerais e novidades em design, superfícies e formatos. O incrível modelo Canela possibilita diferentes aplicações, tanto que aparece em bancada do projeto da ANS Construtora e, ainda, no piso da cozinha concebida pela arquiteta Aline Lopes.
Cozinha concebida pela arquiteta Aline Lopes
Extrafino
Lamina traz placas com espessura de 3,5mm e dimensões de até 300cm×100cm. É possível ver um modelo aplicado na bancada de pia criada por Karen Felix e Maira Rossi. A superfície é revestida pelo extrafino de cor cinza Buxy Perle.
Quando comparado à madeira natural, o porcelanato oferece durabilidade e praticidade para a limpeza sem igual. Isso permite que seja inserido em áreas como banheiros e cozinhas. Sinônimo de conforto, um modelo que reproduz madeira também pode ser usado em paredes de quartos.
Projeto criado por Karen Felix e Maira Rossi
Mármore
Aliando beleza e sustentabilidade, esse revestimento para cozinha reproduz, de maneira incrivelmente fiel, toda a nobreza e classe do mármore — que também é sinônimo de luxo e versatilidade. Sua higienização é fácil, por se tratar de peças polidas e grandes, além de extremamente funcional, podendo ser usado em bancadas, paredes e pisos.
Marmi Classico
A Linha Marmi Classico aparece como coringa para ser aplicada em pisos e revestimentos internos de casas e edifícios. Outra opção é a composição de bancadas, como o modelo criado pela arquiteta Isabela Fraia, que utilizou Golden Calacata. Já o belíssimo Beige Versailles foi a escolha da equipe Capponi Arquitetura para compor o mesmo elemento presente em uma cozinha clean.
Modelo criado pela arquiteta Isabela Fraia
Beige Versailles foi a escolha da equipe Capponi Arquitetura
Metal
Mais um material para inovar ao aplicar porcelanato na parede da cozinha, seja em um revestimento completo ou no backsplash. O metal, que é incrível, reage e se transforma com o tempo, foi reproduzido em duas linhas, trazendo um toque moderno e sóbrio ao ambiente.
Metal
Na Linha Star, de longe são pontos que iluminam o ambiente. De perto, minicírculos ou miniquadrados de metal que funcionam como acessórios que podem criar tanto uma atmosfera rock’n roll quanto dar um toque cool em ambientes internos — que vão desde o interior do lavabo até a área de festa e lazer como podemos ver no projeto de Maristela Fedrizzi.
Área de festa e lazer projetado pela arquiteta Maristela Fedrizzi
Stell
Na Linha Steel, a inspiração vem da reação química que gera o aço corten e que mistura com outras substâncias, possibilitando novas escalas cromáticas. O profissional Diego Casagrande da Gama fez um espaço gourmet integrado com área externa aproveitando o Corten e toda a sua variação de tonalidades na lareira.
Espaço gourmet projetado pelo profissional Diego Casagrande da Gama
Concreto
O concreto é um revestimento para cozinhas contemporâneas porque inspira uma atmosfera urbana e possibilita diversas combinações. Por ser uma reprodução de aparência discreta, sua aplicação pode ser feita de forma imponente, até mesmo no teto, sem carregar o ambiente.
Brasília
A Linha Brasília é uma homenagem à arquitetura moderna da capital brasileira, com suas superfícies de concreto aparente criadas por Oscar Niemeyer. O modelo Grafite, por exemplo, tem diversas aplicações. Na cozinha feita pela arquiteta Cristiane Trommer, esse revestimento surge no piso, na bancada e na churrasqueira.
Cozinha feita pela arquiteta Cristiane Trommer
Broadway
Um conjunto completo para a criação de cozinhas neutras e sofisticadas. Da Linha Broadway, o estúdio BY Arq&Design escolheu o modelo Lime para revestir o piso de um ambiente trabalhado em cores sóbrias, como cinza, branco e marrom.
O estúdio BY Arq&Design escolheu o modelo Lime para revestir o piso
Artsy
A Linha Artsy é composta por concreto com cor de marfim, superfície de pedra natural, formato de favos de mel e brilho de luxo. Cement foi a escolha perfeita para complementar o ambiente apresentado pela Portobello, enquanto a arquiteta Ariane Rosa utilizou o mesmo revestimento no piso de uma cozinha integrada ao living.
Cement foi a escolha perfeita para complementar o ambiente apresentado pela Portobello
A arquiteta Ariane Rosa utilizou o Artsy Cement no piso de uma cozinha integrada ao living
City
A Linha City atende as demandas da arquitetura contemporânea reproduzindo superfícies em cimento com cores urbanas. O tom escuro Fendi foi a opção da arquiteta Jamile Lima para revestir a bela bancada de uma cozinha.
O tom escuro Fendi foi a opção da arquiteta Jamile Lima
Concretíssyma
A Linha Concretíssyma é caracterizada pela fusão da matéria fluida do concreto com pigmentos coloridos que revelam uma superfície contemporânea e iluminada. O profissional Pietro Terlizzi traz um exemplo de aplicação em seus ambientes integrados a partir do uso do piso de Matiz Grigio.
O profissional Pietro Terlizzi traz um exemplo de Matiz Grigio
Dansk
A Linha Dansk representa o pensamento nórdico com sua pureza estética e funcionalidade. As placas aparecem em tons de cobre, grafite, branco e cinza para decorar cozinhas simples e, ao mesmo tempo, cheias de elegância. Como podemos ver no projeto do banheiro do Ricardo Ambrósio Júnior.
Projeto do banheiro do Ricardo Ambrósio Júnior
Nord
A Linha Nord expressa o minimalismo nórdico para gerar uma linguagem sem excessos, mas com muita personalidade. A designer de interiores Bia Mabe Medeiros criou um detalhe de parede muito interessante para a cozinha que projetou utilizando peças Zen Indigo.
Cozinha que projetada pela designer de interiores Bia Mabe Medeiros
Pedra
Há tempos a tecnologia e o design caminham de mãos dadas quando o assunto é revestimento para cozinha. Essa combinação atinge seu ponto alto quando produtos tradicionais passam a reproduzir matérias-primas naturais.
Com rica variação de cores e desenhos, o porcelanato traz pedras como limestones, slates e basaltos. Em cozinhas ecléticas, em que não há regras e a mistura de elementos é o objetivo, reproduções de pedras são um ponto-chave, pois ao mesmo tempo trazem elegância e rusticidade.
Gilbratar
Inspirada na pedra de mesmo nome, a Linha Gibraltar transita em ambientes internos e externos de atmosfera mais rústica. Em um ambiente concebido por Sidnei Machado, o balcão revestido com Ash gera um efeito bonito ao contrapor com os tampos e mobiliário de madeira.
Ambiente concebido por Sidnei Machado
Karst
A Linha Karst retoma a origem do limestone e se manifesta suavemente em tom sobre tom, em uma cartela de cores neutras. Em uma cozinha apresentada pela Portobello é possível ver dois modelos do conjunto: Nude na parede, Off White no piso e na parede.
Cozinha apresentada pela Portobello
Magma rock
Lava e água são extremos da natureza que inspiraram o desenvolvimento da Linha Magma Rock. Em outro ambiente da Portobello você confere o tom vivo de Design Verde, mas também há opções de vermelho (Design Lava) e azul (Design Blu).
Ambiente da Portobello
Pietra Di Firenze
Com suas cinco cores, a Linha Pietra di Firenze vem como uma proposta neutra e aconchegante para utilizar em toda a casa. A equipe do Rabisco Arquitetura fez um espaço do churrasqueiro utilizando tons sóbrios junto com o piso de Grigio.
A equipe do Rabisco Arquitetura fez esse excelente espaço do churrasqueiro
Pierre Belle
A Linha Pierre Belle reproduz um limestone com veios mais direcionados e que transita entre projetos clássicos e contemporâneos. Uma cozinha ampla apresentada pela Portobello traz o modelo Blanc em um formato atrativo de 120cm×120cm.
Cozinha ampla apresentada pela Portobello
Pietra Lombarda
A Linha Pietra Lombarda é inspirada na rocha sedimentar utilizada na arquitetura do início de século 20, na região da Lombarda. Veja o projeto da Doma Arquitetura nesse vídeo destacando uma cozinha incrível utilizando essa linha.
Argila
Que tal um pouco de textura ao aplicar cerâmica como a linha Studio Craft na parede da cozinha? O efeito causado por superfícies de tijolos vai além do sensorial. Elas refletem as luzes artificial e solar de uma forma diferente, realçando e valorizando o ambiente. Com esse aspecto, cria-se uma cozinha menos urbana e sólida, trazendo sensações de aconchego e despojamento como a que vemos no projeto Kátia Soares
Cozinha projetada pela arquiteta Kátia Soares
All bricks
A Linha All Bricks foi criada para ambientes que buscam uma atmosfera acolhedora e aconchegante, em um mood contemporâneo. A arquiteta Ruth Silva escolheu o modelo Yorkshire Light para enfeitar e proteger a área atrás da pia da cozinha.
A arquiteta Ruth Silva escolheu o modelo Yorkshire Light
Brit
As peças da Linha Brit são uma interpretação contemporânea da beleza do tijolo inglês, que se destaca por sua personalidade em diferentes cores e formatos. É possível visualizar o modelo Westminster em detalhes na superfície apresentada pela Portobello.
Projeto apresentado pela Portobello
Terrazzo Veneziano
Baseado nos fragmentos de mármore com liga de cimento e cal, Terrazzo Veneziano é a pedida ideal para a criação de cozinhas sofisticadas.
Venissa
Com interpretações em superfícies mate ou brilho, a Linha Venissa desconstrói o material original a partir de uma lastra de concreto composta por pequenos seixos de basalto. No piso de um projeto apresentado pela Portobello está a peça Bianco.
No piso de um projeto apresentado pela Portobello está a peça Bianco
Arpege
As peças da Linha Arpege criam ritmos com a variação dos relevos e podem ser utilizadas no sentido vertical ou horizontal. Em uma área social do perfil da Officina Portobello, o modelo Blanc aparece no painel atrás da lareira, mas nada impede que seja aproveitado em superfícies de outros cômodos.
Se você ainda está com dúvidas para escolher o revestimento da cozinha, confira nosso mapa com todas as lojas e vá até a mais próxima para obter informações adicionais. No site da Portobello, você encontra todas as peças que mostramos aqui e muitas outras para transformar pisos e paredes, além de informações técnicas sobre os produtos.
E então? Já consegue imaginar os modelos ideais para decorar e proteger as superfícies do seu projeto? Aproveite a variedade de modelos que apresentamos para fazer a aplicação certa de porcelanato na parede da cozinha.
E se você ainda não tem perfil no Archtrends Portobello, faça o cadastro e comece a publicar seus trabalhos. Até a próxima!
15 Comentários
Muito bom o post! Amei as ideias
Obrigado, Natalia!
Grande abraço!
Equipe Portobello
Gosto dos revestimentos da Portobelo e gostaria de receber novos modelos para decorar cozinha e banheiro.
Olá Eliane, tudo bem?
Queremos agradecer o seu interesse nos produtos Portobello! Você pode conferir todas as novidades de nossa coleção IN OUT | PURA MATÉRIA acessando o link: https://www.portobello.com.br/colecao2017
Agradecemos seu contato e ficamos à disposição!
Atenciosamente,
Equipe Portobello S.A
Olá boa tarde estou a procura de um revestimento será que vcs podem me ajudar
Olá Roberta, tudo bem?
A Portobello oferece diversos porcelanatos de alta qualidade! Confira as opções para revesitar a cozinha neste link.
Agradecemos a sua visita!
– Equipe Portobello SA
Gostaria de fazer o revestimento da minha cozinha branca e preta
Porque meu armário sera de alvenaria revestimenda preto gostaria de opinião para parede e chão.
Olá Ketley, tudo bem?
Convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendida por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar
Agradecemos o seu contato!
– Equipe Archtrends Portobello
comprei o porcelanato para minha cozinha broadway lime , agora estou em duvida se cancelo a compa e mudo, devido um comentario que vi falando que ele fica bem em fachada da casa gostaria de sua opinião.
Olá Dinalice!
Tudo bem?
Pedimos desculpas pela demora!
O produto pode ser usado em cozinha, sim. Ele é muito versátil, fica com um acabamento bem bonito e é bem contemporâneo. Você não se arrependerá da escolha!
Continue nos acompanhando!
Abraços,
Equipe Archtrends
Qual a medida e o valor e como aplicar
Olá, tudo bem com você? 😊
Infelizmente não divulgamos valores através das redes sociais.
Para informações sobre preços de produtos, por favor, entre em contato com um de nossos pontos de venda.
Através do site você encontra a loja mais próxima de você: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
Agradecemos o seu contato e ficamos à disposição caso tenha alguma dúvida!
– Equipe Archtrends Portobello
Meu piso da cozinha e porcelanato polido tom off White, posso estar revestindo as paredes com algo meio fosco ? O que me sujerem
Olá, Herica!
Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).
Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello