24.07.2013
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Revestimento para casa - Inspirações e ideias

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.07.2013
minutos de leitura

O revestimento é uma técnica em que as superfícies dos móveis, mesas, bancadas, pisos e paredes recebem outros materiais de acabamento, com a finalidade de proporcionar características variadas como maior durabilidade, resistência e renovação.

Dar uma repaginada naquela cômoda antiga ou na cadeira da vovó, por exemplo, é algo que não tem preço! Tecidos, papel de parede, técnicas de pátina ou patchwork, além dos revestimentos cerâmicos, como porcelanatos e pastilhas... São tantas as opções de revestimento que fica difícil escolher o melhor.

Neste post, vamos apresentar diversos materiais junto com ideias para usá-los em móveis e aplicações criativas. Você verá que é possível mudar a atmosfera dos ambientes através dos pequenos detalhes.

O porcelanato

Como alternativa durável e resistente aos outros materiais, as pessoas têm optado pelo porcelanato para revestir o mobiliário e mudar totalmente a decoração do ambiente. Com a impressão digital em alta resolução é possível estampar quase tudo nas peças de porcelanato.

revestimento-porcelanato

revestimento-porcelanato2

Além disso, por não ser um material poroso, o porcelanato apresenta grande facilidade de limpeza e com isso reduz a proliferação de bactérias. As linhas Liberty, Ampla Design, Rio Retrô e Artesanal são algumas opções que a Portobello traz pra sua decoração!

O papel de parede

O papel de parede surgiu na China, mais ou menos 200 anos antes de Cristo, produzido com papel de arroz, totalmente branco, depois passou a ser feito com pergaminho vegetal e ganhou cores e motivos com pinturas feitas à mão.

revestimento-papel-de-parede

Quando aplicado nos móveis, este material milenar é capaz de mudar a cara dos ambientes, de maneira rápida e barata, sem precisar comprar outros móveis. Assim como na parede, o papel também é fácil de ser aplicado na madeira, mas requer um pouco de habilidade.

Outros tipos de revestimento

Além do papel de parede e do porcelanato, existem inúmeros outros materiais que podem ser utilizados para revestir sua casa, suas paredes, seus móveis e o que mais a imaginação deixar. Basta adequar a escolha ao projeto de decoração principal, para não esquecer o detalhe mais importante: a harmonia.

Tecido

Restaurar os objetos de decoração com tecido pode ser a solução para não perder uma peça antiga que está envelhecida. Com poucos acessórios e algumas horas você ganha objetos novos, exclusivos, modernos e elegantes que vão ser destaque na sua decoração. Dependendo do móvel, você não precisa cobrir tudo com tecido, pode forrar só a frente das portas, as laterais do armário ou o interior das gavetas do banheiro.

revestimento-tecido

Vidro e espelho

Para imprimir leveza e sofisticação, o vidro e o espelho atuam como dois curingas, muito usados em painéis, bem como portas (ou revestimentos) de armários e prateleiras.

revestimento-espelho

Alumínio

Usado como perfis, corrediças ou puxadores, o alumínio confere, assim como o vidro, leveza e modernidade ao ambiente. O metal não é recomendado para bancadas por ser mais frágil em áreas de grande atrito.

revestimento-aluminio

Bronze

Ele pode vir como material puro, na aplicação de chapas nas portas dos armários, ou como pequenos detalhes em painéis.

revestimento-bronze

Laqueado

Tendência na decoração, os móveis laqueados ou lacados são pintados com tinta a óleo brilhante ou opaca. Para uma cozinha pouco usada, pode-se optar pela laca, mesclada com melaminas e alumínio – mais resistentes a riscos e batidas. Já os laqueados dão mais sofisticação aos projetos.

movel-laqueado

Laminados Melamínico

Os laminados são muito indicado para portas e bancadas. Eles revestem o corpo interno do armário, mas também podem ser usados para revestir as áreas externas.

laminados-melaminico

Laminado de plástico

Ideal para revestir portas e bancadas, o laminado de plástico tem alumínio em sua composição e serve tanto para tampos quanto para frente do armário.

laminado-de-plastico

Estrutura TS

Este é um revestimento que resiste bem ao calor, manchas, umidade (por um determinado período) e ataque de produtos químicos domésticos que não sejam abrasivos. Ele pode ser usado em prateleiras, divisórias e portas de móveis.

prateleiras-estrutura-ts

 

Se você tem mais alguma sugestão de revestimento para casa, por favor, deixe seu comentário!

Até a próxima!

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento para casa - Inspirações e idei...

Revestimento para casa - Inspirações e ideias

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, Lucianne!
    Para casos específicos indicamos você entrar em contato com uma Portobello Shop!
    Lá, arquitetos preparados vão poder lhe ajudar!
    As mesas vão ficar lindas, é super tendência!
    Acesse este endereço e encontre a loja mais próxima de sua região: http://www.portobello.com.br/pt-BR/portobello-shop/193381

    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies