Menu
Projetos e Obras
Busca

Em cocriação com a Portobello, pai e filha somam olhares para peças que unem modernidade e contemporaneidade (Projeto: Nadezhda Mendes da Rocha)

Portobello Matérias

Maxiladrilho: releitura do ladrilho Soma talentos de Paulo e Nadezhda Mendes da Rocha

14/03/2022

Cocriação da Portobello com pai e filha une modernidade e contemporaneidade. Resultando é linha Soma, com revestimento ladrilho em grandes formatos.

O revestimento ladrilho surgiu no século XIX e ganhou o mundo com o avanço do movimento modernista. Agora, a linha Soma faz uma releitura desse clássico da arquitetura.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Trata-se de uma cocriação da Portobello assinada por um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha, e por sua filha, Nadezhda, designer e também arquiteta.

Em vez dos pequenos formatos — geralmente 20×20 —, a linha Soma traz maxiladrilhos de 80×80 que reproduzem concreto.

Peças lisas e estampadas compõem o mix de produtos, que ainda conta com mosaicos ripados no formato 30×80, desenvolvidos pela Officina Portobello.


Paulo nos deixou em 2021 e não chegou a ver o resultado final. No entanto, sua obra fica como legado e pode levar um pouco do design do renomado arquiteto a milhares de projetos em todo o país.

Nadezhda, por sua vez, foi fundamental para a finalização e o lançamento desse projeto, que é um dos destaques da coleção UNLTD Dreams.

Saiba mais!

Soma relê revestimento ladrilho unindo modernidade e contemporaneidade

O revestimento ladrilho é o ponto de partida para a linha Soma. Afinal, ele é um dos símbolos da modernidade expressa nos projetos de Paulo Mendes da Rocha.

Inclusive, foi usado em importantes obras, como a Casa Milà (La Pedrera), projeto de Gaudí em Barcelona (Espanha).

Por aqui, Paulo também foi adepto do material, produzido de forma artesanal. O arquiteto usou revestimento ladrilho em diversos projetos de casas ao longo de sua carreira.

Da união desse elemento moderno e de uma visão da arquitetura contemporânea de Nadezhda Mendes da Rocha, surge a linha Soma.

Ela une arquitetura e irreverência; racionalidade e inovação. Tudo isso para apresentar um novo produto: o maxiladrilho.

Maxiladrilho é releitura contemporânea de um dos ícones da arquitetura moderna (Projeto: Portobello S.A.)

Além disso, o revestimento ladrilho em uma nova escala revela a essência da coleção UNLTD Dreams, em que a magia de imaginar e sonhar nos leva até o futuro.

Um lugar onde desejamos o equilíbrio com a natureza, o calor, o conforto e a identificação. Simplesmente parar e contemplar, sonhando com um planeta melhor.

A integração entre natureza e concreto, as linhas geométricas, a arquitetura e os maxiladrilhos inspiraram Paulo na criação desses novos produtos.

Já Nadezhda foi a responsável por levar cores para a linha Soma. Afinal, seu pai tinha como preferência o preto e o branco.

Processo de criação reflete soma de olhares

Paulo contou a Nadezhda que já havia tentado fazer grandes desenhos usando revestimento ladrilho em pequenas dimensões.

Como a Portobello oferece a possibilidade de criar produtos em grandes formatos, a dupla chegou à proposta do maxiladrilho.

Assim, as peças permitem diferentes tipos de composição, incluindo o mosaico.

Revestimento ladrilho, área gourmet, soma terra
Diferentes possibilidades de paginação tornam projetos com a linha Soma ainda mais singulares (Projeto: Portobello S.A.)

Portanto, o processo de criação da linha Soma englobou uma técnica nova, que deixa de lado o tradicional formato 20×20 do revestimento ladrilho.

Além disso, houve a inclusão de desenhos geométricos, muito comuns em painéis e uma das marcas do modernismo.

Com um corte de papéis, Paulo materializou a ideia em preto e branco e conquistou a aprovação da filha.

Nadezhda participou ativamente dos desdobramentos junto à equipe da Portobello. Inclusive, ela trouxe para a linha uma paleta de cores interessante, que reflete seu olhar contemporâneo, forte e sensível.

Conheça a linha Soma, com opções de ladrilhos e mosaicos

A nova coleção da Portobello é uma cocriação que reúne forças de pai e filha, em uma soma de sonhos que expressa a consistência do design criado por Paulo e Nadezhda Mendes da Rocha.

São revestimentos com aspecto de concreto, com ou sem estampa. A variação de tonalidades e formatos permite a criação de ambientes personalizados com design renomado. Digno de uma casa dos sonhos!

Conheça melhor os produtos da linha Soma em seguida.

Soma Concreto

Possibilidade de combinar revestimento com e sem estampa torna projeto único (Projeto: Portobello S.A.)

Assim como outras peças da linha, são revestimentos democráticos, descontraídos e cotidianos. Versáteis, podem ser aplicados tanto no piso quanto na parede.

Também permitem o uso em ambientes distintos, pois contam com acabamento natural, revelando uma Soma que multiplica possibilidades.

O formato das peças é 80×80, ou seja, bem maior do que o tradicional revestimento ladrilho hidráulico.

Quanto às cores, há três opções: verde (Natural), terracota (Terra) e cinza (Concreto). Elas aparecem no revestimento estampado com formas geométricas e na versão lisa.

Inclusive, dá para combinar as peças entre si para um ambiente com design único, como no projeto em destaque.

O que também torna o espaço personalizado é a escolha da paginação do revestimento estampado. A aplicação rende diversas possibilidades, permitindo soltar a imaginação, deixando fluir os sonhos.

Como resultado, é possível ter um efeito moderno, mas com o toque de contemporaneidade do grande formato das peças.

Mosaico Soma Concreto

Revestimento ladrilho, mos soma terra
Mosaico ripado é opção da linha Soma para paredes cheias de personalidade (Projeto: Portobello S.A.)

Da Officina Portobello, chegam também as opções de mosaico, somando técnica, arte, design, sonho, poesia e sensibilidade.

Entre as possibilidades estão os mosaicos ripados. São peças em formato 30×80 com as mesmas cores verde (Natural), terracota (Terra) e cinza (Concreto).

Assim, é possível fazer combinações com os formatos 80×80 sem muito esforço, concretizando a realização de sonhos.

São produtos que se reinventam em elegância longilínea, em uma soma exponencial que leva a alegria para pisar e tocar nos ambientes.

Kit Mosaico Forma

Revestimento ladrilho, painel, kit soma forma, soma concreto
Painel confere modernidade ao projeto (Projeto: Portobello S.A.)

Por fim, Soma traz um kit para a formação de um painel, que remete aos tradicionais projetos modernistas.

No entanto, como característica da linha, são parcelas que somadas são mais. Mais brasilidade. Mais modernidade. Mais contemporaneidade. Mais sonhos.

A reprodução também é de concreto, mas em cores neutras. Dessa forma, o painel pode ser usado em praticamente qualquer ambiente, inclusive em combinação com outras peças da coleção.

As possibilidades aumentam quando pensamos na paginação, que pode variar para a formação de um mosaico singular.

A Portobello é líder no segmento de revestimentos e está sempre em busca de novidades.

A parceria com grandes nomes da arquitetura e do design é só uma das formas de levar qualidade e personalidade aos projetos brasileiros. Acesse o site da Portobello e descubra mais produtos dos sonhos!

Foto de destaque: Em cocriação com a Portobello, pai e filha somam olhares para peças que unem modernidade e contemporaneidade (Projeto: Nadezhda Mendes da Rocha)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *