Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Coleção

Revestimento de parede: descubra o ideal para cada cômodo

10/11/2016

Para quem quer dar um toque especial àquele cantinho da casa, o revestimento de parede é um aliado e tanto. O importante, porém, é conhecer as características de cada cômodo e, claro, as possibilidades do produto que será aplicado. Confira todas as dicas no texto abaixo!

Para dar um toque especial àquele cantinho da casa, o revestimento de parede se torna um aliado e tanto. O importante, porém, é conhecer as características de cada cômodo e as possibilidades do produto que será aplicado.

Imaginar o “lar doce lar” decorado traz questionamentos importantes sobre a quantidade e tamanho dos ambientes, mobiliário e tipo de revestimento. Além de proteger, o porcelanato na parede imprime a personalidade dos moradores e é peça-chave para a harmonia do local. A ampla variedade de modelos e texturas inspira muitos arquitetos.

Não existem revestimentos em alta ou em baixa, e sim a necessidade de escolher peças que agradem o gosto dos moradores da casa. Acompanhe as dicas deste post e saiba como fazer isso!

Porcelanato na parede de diferentes ambientes

Durável, resistente à água e disponível em diversos modelos, o porcelanato pode ser aplicado em vários ambientes residenciais. Áreas internas e externas se beneficiam com as características do produto — que, além de cores puras, também traz estampas que reproduzem a aparência de outros materiais.

Veja agora quais fatores considerar na escolha da peça ideal para cada cômodo.

Cozinha

Para esse espaço, o ideal é escolher um revestimento que mescle a resistência e a funcionalidade. Além do quesito estético, é preciso levar em conta a segurança que o porcelanato vai trazer para a cozinha.

Por facilitar a limpeza e a manutenção das superfícies, o produto é uma excelente alternativa para revestir áreas próximas da pia e do fogão — que tendem a ficar sujas em contato com a poeira, água e gordura. É o que fez o arquiteto Bruno Carvalho em seu projeto com parede coberta por Argento Line Relevo.

Já a profissional Larissa Vinholes optou pela utilização de peças decoradas de Mos Amazon Pupunha na área de trabalho da cozinha. Perceba que o porcelanato criou uma espécie de painel atrás e ao lado da pia, agregando praticidade e um toque delicado.

Banheiro

Nos banheiros, o porcelanato escolhido deve oferecer segurança e resistência à presença da umidade. O cuidado com esse detalhe deve estar principalmente em áreas como o box e a parede atrás da pia, que costumam receber muito vapor e respingos de água. Mesmo que não contem com chuveiro, os lavabos também merecem atenção.

Em um projeto concebido por Melissa Martins Silveira, a proteção das paredes foi uma prioridade. A profissional fez isso sem abrir mão do bom gosto, aplicando o modelo Nude em toda a superfície próxima à banheira.

O mesmo acontece no banheiro criado por Wanessa Naves, que utilizou Crema em todas as paredes e, inclusive, na área do box. Seguindo a mesma solução, o lavabo projetado pelo escritório Costalonga Arquitetura e Interiores ainda ganhou amplitude com a presença de peças claras de Bianco Covelano.

Quarto

Para o quarto, o revestimento de parede deve oferecer sensação de conforto e bem-estar, sem deixar de lado a valorização da personalidade de quem dorme no local. Aplicar porcelanato na parede onde fica a cabeceira da cama já transforma toda a decoração do cômodo, mas existem várias possibilidades.

Um quarto delicado e trabalhado com cores neutras, por exemplo, pode receber texturas com um detalhe composto por peças decorativas. Você consegue ver um exemplo dessa solução no projeto de Isadora Bayer Foresti, que incrementou o topo da parede com uma bela faixa de porcelanato Mos Relevo Irregolare Bianco.

Outra ideia interessante é revestir uma parede inteira do quarto com produtos de cores fortes ou que tenham a aparência de materiais chamativos. A equipe do escritório CW Arquitetura e Design fez isso em um ambiente cheio de personalidade e que traz um painel composto por peças Di Bologna.

Tons escuros e acabamentos rústicos são perfeitos para cômodos que pedem um clima intimista. Como exemplo, temos o quarto masculino com estilo industrial idealizado pelos profissionais do Attelié Arquitetura/Interiores. O destaque vai para as placas de Muro Lava que embelezam a parede.

Sala

Na sala, o revestimento para parede deve contribuir para a criação de um ambiente aconchegante e funcional. Esse é o espaço mais frequentado da casa e o principal ponto de encontro de amigos e familiares. Portanto, capriche na hora de decorá-lo com porcelanato para aproximar pessoas e encantar com o resultado.

Debora Rebelatto explorou muito bem o potencial dos produtos que reproduzem outros materiais. Em um projeto de sala de estar, a profissional compôs uma linda lareira com peças de Bronze Armani. Solução parecida foi adotada na área concebida por Mirian Vaccari, que traz um painel de TV revestido com Concreto Cinza.

Para clientes que desejam delimitar ambientes sem perder o efeito de integração, a saída pode estar nas paredes vazadas que proporcionam continuidade visual e adicionam um toque artístico à sala. Fernanda Belotto prova que a ideia funciona em seu projeto que contém cobogós da linha Studio Craft.

Área externa

As paredes das áreas externas ou fachadas demandam produtos duráveis e resistentes à ação das intempéries. Mais uma vez o porcelanato representa uma excelente escolha, e o motivo é simples: além de proteger as superfícies, o produto acrescenta detalhes que são essenciais para um acabamento bonito e de qualidade.

Peças com design único fazem das fachadas verdadeiros cartões de visita das residências. A valorização ocorre com a utilização de porcelanatos claros, escuros ou inspirados em materiais naturais. Veja isso no projeto de Jacqueline Marques Lopes, que emprega Bianco Paonazzetto; e no trabalho do escritório AEI Arquitetura e Interiores, que inclui um mural de Parquet D’Olivier.

Sabendo que existem várias maneiras de aplicar porcelanato na parede, não deixe de buscar bons produtos para utilizar em seus projetos. Os próximos tópicos trazem modelos que podem fazer a diferença na composição de cada ambiente. Siga com a leitura para conferir as opções.

revestimento de parede

Linha Vitra Corten 30×60

Pastilhas e mosaicos

Transparentes ou monocromáticos, as pastilhas e mosaicos dão um toque todo especial ao ambiente onde são aplicados. Por contarem com baixa absorção de água, esses revestimentos são ideais para áreas mais expostas à umidade, como a cozinha e o banheiro.

Vitra

Essa reprodução em cerâmica de pequenos vidros retangulares de diferentes texturas, envolvidos pelo metal oxidado das molduras em três tons, tem origem no estilo industrial das décadas de 50 e 60. A proposta é compor superfícies que insinuam a passagem da luz natural em ambientes que ousam no design. A linha Vitra traz BiancoBlu e Corten.

Futura

Uma coleção com forte impacto visual, Futura é a evolução de múltiplos conceitos. Um tamanho 15×15cm, uma cor principal — o típico cimento cinza — em quatro variantes — branco, preto, rosa e azul — que, por sua vez, geram quatro peças decorativas, criando um amplo espectro de alternativas. O destaque também vai para os modelos Bird e Triangles, que trazem estampas diferenciadas.

Uma coleção adaptável, um alfabeto de formas básicas que se prestam a várias interpretações formais e de estilo. Múltiplos layouts e soluções que permitem a personalização do projeto, deixando espaço para uma coexistência equilibrada de diferentes ambientes.

revestimento de parede

Linha Futura Black 15×15

 

Chroma

Em cartela de cores urbana e acabamento levemente brilhante, o porcelanato no formato 7×26cm (em telas simétricas ou assimétricas de quatro peças) é perfeito para ambientes internos e externos. Uma parede com Chroma pode ter várias interpretações dependendo do rejunte escolhido.

Com as juntas da mesma cor, o resultado é mais comportado. Mas com rejunte contrastante e até mesmo colorido é possível acentuar o mood underground.

revestimento de parede

Linha Chroma Black 7×26

Artesanal

Linha Artesanal é composta por uma coleção de pastilhas de vidro e resina feitas artesanalmente. Ela fica bem nas paredes do banheiro e da cozinha. A linha se divide em três grupos: Artesanal Mix, Artesanal Décor e Artesanal Petit.

A Artesanal Mix reúne, em uma cartela sofisticada, miscelâneas de cores e materiais como o vidro, a resina e as pedras naturais.

A Artesanal Décor propõe o uso de desenhos inspirados nos antigos mosaicos venezianos em versão contemporânea. Já a Artesanal Petit é a seleção das tonalidades neutras e urbanas em formato mini.

revestimento de parede

Madeira

A alta qualidade na impressão digital tem permitido a criação de peças de porcelanato que reproduzem, com perfeição, as características de diversos revestimentos de paredes.

Essa tecnologia permitiu, inclusive, a impressão dos veios da madeira e toda a rusticidade das tábuas e demolição em porcelanato. Ideal tanto para vertentes rústicas quanto para estilos mais sofisticados.

Os porcelanatos que reproduzem madeira também são indicados para ambientes que necessitam de uma dose extra de praticidade, como as cozinhas.

Ecollection

Interpretada em diferentes espécies, a linha Ecollection possibilita inúmeras composições com outros materiais em porcelanato como cimento, aço e ladrilhos hidráulicos. Sofisticada e contemporânea, as peças da Acácia receberam tratamento especial para ficarem enegrecidas.

La Suite é uma composição sofisticada para projetos que querem ser apreciados, como se aprecia uma bela música. Ousamos propor a La Suite de madeiras exóticas, harmonizadas pelo tom ebanizado e veios graficamente direcionados.

revestimento de parede

Max Mosaics

Na madeira das peças dessa linha, a técnica da marchetaria revela um efeito gráfico moderno para decoração. As inspirações foram os mosaicos naturais e o processo criativo foi de muita transpiração na busca da reprodução perfeita. Com esse revestimento de parede, a quebra de continuidade dos materiais em momentos precisos define o ritmo de uma arquitetura ou decoração contemporânea.

revestimento de parede

 

Argila

A alvenaria aparente oferece rusticidade ao ambiente. Os tijolinhos dispostos na parede ainda aquecem e oferecem uma textura agradável ao revestimento. Cores neutras e tons terrosos estão presentes nas peças da linha Argila, que traz no produto de porcelanato a matéria-prima original da cerâmica.

Pietre e Mattoni

É um coringa como revestimento de parede que combina contemporaneidade e aconchego. As peças simples da linha Pietre e Mattoni são interpretações contemporâneas da superfície da pedra bruta e de tijolos artesanais. Os modelos são ideais para interiores que demandam um clima despojado e ao mesmo tempo sofisticado, com design único.

All Bricks

O efeito rústico dos blocos de cerâmica é facilmente obtido a partir da aplicação de porcelanato na parede. A linha All Bricks é perfeita para isso porque se inspira nos tijolinhos de cidades tradicionais como Londres, Chicago e Bruxelas. As peças da coleção são ideais para ambientes que buscam uma atmosfera acolhedora e aconchegante, em um mood contemporâneo.

revestimento de parede

Metal

Absolutamente sofisticados, os revestimentos em metal são ideais para quem gosta de uma atmosfera arrojada e contemporânea. Esse tipo de produto para parede é ideal tanto para fachadas e volumes quanto para áreas internas de ambientes residenciais e comerciais leves.

Steel

O aço é versátil para construir e revestir, mas também se encaixa na decoração de interiores. É um material que harmoniza com recintos trabalhados no estilo industrial.

linha Steel valoriza o protagonismo do aço desde a construção da Torre Eiffel e traz peças de porcelanato em dois tons industrializados: Black e Blue. Também há um modelo com efeito oxidado, denominado Steel Concept.

revestimento de parede

Concreto

Dependendo do contexto e da coloração, o cimento pode garantir um aspecto industrial, moderno, rústico ou sóbrio ao ambiente como revestimento de parede. O porcelanato que reproduz concreto é uma alternativa durável ao cimento, já que evita possíveis rachaduras e garante maior efeito de resistência ao escorregamento (antiderrapante) em áreas molhadas, como o banheiro.

Mármore

Da mesma maneira que ocorre nos porcelanatos que reproduzem madeira, o investimento em novas tecnologias permitiu a impressão perfeita de revestimentos inspirados no mármore e outras pedras nobres. A vantagem de usar esse tipo de porcelanato (como as peças da linha Mármore) é o menor peso por metragem, menor espessura, menor preço e a facilidade de limpeza e de manutenção.

Marmi clássico

linha Marmi Clássico traz toda a beleza das pedras naturais e seus veios. Bianco FloeBianco Covelano e Nero Venato são apenas algumas das possibilidades de cores para aplicar em projetos.

Sintético

Materiais criados a partir de resinas e pigmentos para cores e texturas da PBtone Portobello: essa é a composição da linha Sintético.

Arpege

linha Arpege propõe criar diferentes ritmos nas superfícies das paredes a partir da variação de seus relevos. O porcelanato em formato 10×20cm com acabamento branco ou cimentício pode ser aplicado na vertical ou na horizontal e surpreendem na decoração de interiores.

revestimento de parede

Linha Arpege Blanc

Forma

Formas orgânicas inspiradas na cauda do pavão, a sobreposição das escamas ou a tradição francesa dos chevrons destacam-se como acessórios poderosos e cheios de personalidade para decoração.

linha Forma atualiza a coleção de mosaicos em porcelanato para compor soluções em pisos e paredes em mármores, concreto, madeira e outros materiais. Uma releitura com pegada contemporânea para ser matéria-prima de projetos criativos.

Coleção In & Out/Movimento

Na Expo Revestir 2018, a Portobello apresentou sua nova coleção intitulada In & Out/Movimento. As novidades em mármore, metal, madeira, concreto, pedra e acessórios partem de três princípios: inovação aberta, volumes e grandes superfícies.

Há peças assinadas por nomes como Jader Almeida, Ruy Ohtake e Hideko Honma, e formatos maiores com dimensões que chegam a 120×240cm. Os modelos traduzem o equilíbrio e harmonia provocados pelo ritmo orquestrado da natureza e pelo movimento humano constante.

A contemporaneidade da coleção aparece em soluções e superfícies capazes de transformar diferentes ambientes e emocionar pessoas. Confira algumas novidades para tirar proveito na hora de aplicar porcelanato na parede.

Mármore

A versão Bianco di Elba é um tipo particular de mármore branco, marcante e ousado. Áreas de puro branco harmonizam-se com a sobreposição de tons cinza-azulados, formando superfícies nada minimalistas. Em lastras maiores, cria uma atmosfera sofisticada e elegante.

Madeira

A versão Sequoia Mix é rica na variação de tons castanhos e acinzentados. Uma madeira rara interpretada de forma contemporânea para uso em projetos urbanos, residenciais e comerciais, para áreas internas e externas.

Outro destaque é Californian Wood, uma releitura das pranchas de Pinheiro e Carvalho Americano. As madeiras que serviram de inspiração costumavam ser recuperadas de construções antigas do meio oeste dos Estados Unidos, o que conferia um visual rústico.

Metal

Além do formato 60×120cm, o Steel Black da linha Steel aparece no novíssimo grande formato 80×160cm. É ideal para pisos, paredes e fachadas concebidos em projetos arrojados e contemporâneos.

Pedra

Pierre Belle reproduz o limestone da pequena vila de St. Martin Belle Roche, localizada no sul de Dijon. Os veios mais direcionados e quase gráficos são características marcantes do modelo, disponível em superfície polida ou natural e com formato quadrado ou retangular.

Concreto

linha Pavillon reproduz cores da Policromia Arquitetural e propõe duas superfícies em porcelanato inspiradas no concreto aparente usado por Le Corbusier em diversos edifícios.

O minimalismo dinamarquês atravessa fronteiras e influencia o design e o estilo de vida nos dois hemisférios. As origens da pureza estética, funcionalidade e simplicidade formal são orientais, mas foram aprimoradas na linha Dansk e conquistaram uma identidade particular que representa o pensamento nórdico.

Acessórios

A busca pela essência da simplicidade oriental, reinterpretada no minimalismo nórdico e que influencia o pensamento contemporâneo, provocou um encontro criativo entre a Portobello e a artista Hideko Honma, resultando na linha Toki +.

Para Hideko, o ceramista é aquele que tem profunda ligação com os quatro elementos da natureza: a terra, a água, o ar e o fogo, e a cerâmica é a fusão entre o espírito do artesão, a terra, a água e o fogo.

A motivação da artista é transformar a natureza por meio de suas mãos para beneficiar as pessoas com seus artefatos. A técnica particular de agregar cinzas de palha de arroz, de samambaia do mato e jaqueira aos seus esmaltes — e, com isso, alcançar cores surpreendentes — personaliza ainda mais a arte de Hideko Honma.

Destaque também para a linha 3D Lab, que experimenta e surpreende em propostas com diferentes formatos, superfícies e, claro, relevos inspiradores. Spot é uma proposta geométrica com dois relevos para composições únicas.

Memphis é inspirado no grupo de arquitetura e design italiano de mesmo nome. Em formato retangular 10×20cm, o relevo Memphis traz o mesmo espírito inovador para decorar paredes.

Madam tem formato longilíneo e elegante com relevos gráficos e sinuosos em uma composição irreverente. Madam vai pra passarela, ou para as paredes, sozinho, ou pode dividir a atenção com a azulejaria da linha Liverpool, ampliando as possibilidades de personalização.

Terrazzo Veneziano

Inspirado na composição de fragmentos de mármore com liga de cimento e cal, Terrazzo Veneziano é uma opção para criar ambientes sofisticados. Peggy combina arte e design e expressa a união na forma de seixos com tons urbanos.

Venissa faz uma desconstrução do material original a partir de uma lastra de concreto contendo pequenos seixos de basalto. Já Twist retoma a trajetória do Terrazzo Veneziano, propondo diversas interpretações em superfícies mate ou com brilho e opções de peças mais ousadas ou neutras.

Viu só quantas opções de revestimento estão disponíveis para deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes? No site da Portobello você encontra outros modelos de produtos para valorizar projetos com porcelanato na parede.

Se gostou das dicas deste artigo, não deixe de conferir nossos outros conteúdos.Também fazemos publicações em diversas redes sociais. Aproveite para seguir: LinkedInPinterestTwitterGoogle+Instagram e Facebook

14 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *