11.12.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Versatilidade é a palavra-chave que traduz o revestimento de concreto (Foto: Portobello S.A.)

Revestimento de concreto: lastras reproduzem a rusticidade do material

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.12.2020
Descubra o que é o revestimento de concreto em lastras, saiba onde usar essa alternativa e quais as vantagens ela traz aos seus projetos!
minutos de leitura

O revestimento de concreto continua em alta. Trazendo ares modernistas, ele ajuda a imprimir uma estética contemporânea a diferentes projetos, com um forte apelo ao urbano e industrial.

Ouça o artigo clicando no player:

Se você quer dar um toque diferenciado aos seus projetos, veja o que há de mais inovador em termos de revestimento de concreto, com as lastras da Portobello!

O concreto na arquitetura

O concreto é uma solução construtiva amplamente utilizada. Porém, se há alguns anos ele costumava ficar “escondido” sobre camadas de pintura ou revestimento, de uns tempos para cá, é a atração principal em vários projetos.

Recentemente, o material foi “redescoberto” e o concreto aparente começou a ganhar diferentes usos, expondo a estrutura e trazendo uma sensação de despojamento, modernidade e urbanidade aos ambientes.

Museu de Hormigón Angel Mateos, em Salamanca, exemplo de uso do concreto aparente (Foto: Ángel Manuel Mateos)

Nos pisos e nas paredes, o cimento queimado é o queridinho, deixando os imóveis surpreendentes e únicos. Não é à toa que o concreto é considerado um verdadeiro camaleão, podendo se adaptar a diferentes aplicações, dentro e fora dos imóveis.

No Brasil, o concreto começou a ser usado no século XX e chegou revolucionando o setor, permitindo a construção de grandes estruturas e sendo aplicado em fachadas, paredes e até em mobiliários.

Na história mundial, Le Corbusier, sem dúvida, foi um dos pioneiros em repensar os usos do concreto, marcando a arquitetura modernista.

Após ter sido esquecido durante algumas décadas, o material retornou com a arquitetura brutalista e voltou como tendência nos anos 2000, se firmando como sinônimo de inovação.

Hoje, o concreto continua em alta, podendo ser aplicado de diferentes formas. Com a inovação dos usos, o material também passou por adaptações, com versões específicas que permitem a aplicação em pisos e paredes de áreas internas e externas e também compondo fachadas, áreas de lazer e muitas outras opções.

Cimento queimado e concreto aparente

É válido destacar que cimento queimado e concreto aparente são materiais distintos, embora sejam visualmente semelhantes.

O cimento queimado é um revestimento de concreto produzido a partir de uma argamassa especial e conta com um visual mais brilhante e polido, com uma técnica decorativa.

Já o concreto aparente é uma técnica construtiva, deixando à vista todas as imperfeições durante o processo de colocação nas formas e no endurecimento.

As lastras como alternativas de revestimento de concreto

Com as novas demandas mundiais, especialmente em termos de sustentabilidade, o uso do concreto começou a ser repensado.

Apesar do belo efeito decorativo, muitos começaram a se preocupar com o impacto desse material, especialmente em termos produtivos.

Uma forma de garantir a beleza dele sem agredir a natureza é investindo no revestimento de concreto produzido em materiais diferenciados, como é o caso das lastras.

As lastras são superfíceis contínuas de porcelanato que podem ser usadas de diferentes formas, revestindo desde pisos até paredes inteiras, fachadas e assim por diante.

Da mesma maneira que os porcelanatos, as lastras conseguem reproduzir de forma muito fiel diferentes texturas. E entre elas, é claro, está o concreto.

As lastras podem ser aplicadas em pisos e paredes, tanto de áreas residenciais quanto comerciais (Projeto: Portobello S.A.)

Quando comparadas com outros tipos de revestimentos, as lastras são mais sustentáveis, porque se retira apenas uma camada superficial da matéria-prima da natureza. 

Além disso, mais de 99% da matéria-prima é reutilizada, não havendo perdas significativas para o meio-ambiente. Veja mais na ilustração abaixo:

A tecnologia de impressão digital é a responsável por reproduzir as cores e as texturas de maneira muito fiel, tornando esse tipo de revestimento de concreto bem versátil.

Características das lastras que reproduzem concreto

As lastras têm um modo de produção relativamente semelhante ao do porcelanato tradicional: uma massa de argila e rochas é prensada e queimada a mais de 1200 ºC, adquirindo resistência.

A diferença está no tamanho, uma vez que as lastras têm medidas superiores a 90×180 cm, muito maiores do que as dos tradicionais porcelanatos em grandes formatos.

É justamente esse tamanho ampliado que permite transformar os usos, inspirando dinamismos de paginação.

Usos das lastras

As lastras trazem um efeito de amplitude aos espaços, pois demandam pouco rejunte, criando uma visão contínua. Além disso, as peças que reproduzem concreto podem ser aplicadas em diferentes locais, como cozinhas, salas, dormitórios, banheiros, terraços e áreas comerciais.

Como possuem alta resistência a manchas e riscos, é possível utilizar as lastras para revestir mobiliários, desenvolver bancadas para cozinhas e banheiros, criar detalhes para painéis de TV, cabeceiras de cama e muitas outras aplicações.

Uma possibilidade de aplicação das lastras é nas fachadas, trazendo o ar moderno e vanguardista do concreto (Projeto: Portobello S.A.)

Outra possibilidade muito interessante, inclusive pensando em termos de sustentabilidade, é a das fachadas ventiladas

Nelas, além de embelezarem, as lastras ajudam a economizar energia elétrica, pois tornam a temperatura interna do ambiente mais agradável e reduzem a necessidade de uso de ar condicionado, ventiladores ou aquecedores.

Vantagens

Quando comparamos as lastras que interpretam concreto com outros tipos de revestimento, notamos uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • não retêm tanta sujidade, uma vez que há menos necessidade de rejunte, melhorando a assepsia dos locais onde são instaladas;
  • são muito versáteis, podendo ser usadas em pisos, paredes, fachadas, móveis e muito mais;
  • são extremamente fidedignas, reproduzindo de maneira fiel a textura do concreto;
  • é um material bacteriostático (não permite que um micro-organismo se prolifere);
  • ajudam a criar sensação de amplitude, devido ao tamanho maior das peças;
  • embelezam os ambientes com peças contínuas;
  • são opções mais sustentáveis.

Linhas Still Now e Gigacer Concrete: uma nova forma de pensar o revestimento de concreto

Sempre pensando à frente, a Portobello lançou duas surpreendentes linhas de lastras que podem ser usadas como revestimento de concreto em diferentes aplicações. Que tal conhecer melhor cada uma delas?

Still Now

A Still Now é uma linha que traduz a urbanidade do revestimento de concreto e a suavidade das lastras. Ela transita por diferentes estilos e composições, com uma personalidade elegante e discreta.

A linha Still Now une urbanidade e suavidade, em um revestimento de concreto moderno e versátil (Projeto: Portobello S.A.)

Os seus produtos podem ser usados em diferentes aplicações, como áreas de lazer e externas, banheiros e lavabos, cozinhas e muito mais.

As lastras da linha Still Now estão disponíveis nos tamanhos 160×320 cm (12 mm de espessura) e 120×270 cm (6 mm de espessura), ambos com acabamento natural e borda retificada.

Gigacer Concrete

Superfície cimentícia em lastra com diferentes opções de cores, como Concrete White, Concrete Rope, Concrete Mud e Concrete Graphite.

Todas as versões estão disponíveis no tamanho 120×250 cm, em acabamento natural e borda retificada, com 6 mm de espessura.

A linha Gigacer Concrete conta com diferentes opções de cores, deixando os ambientes cheios de personalidade (Projeto: Portobello S.A.)

Os locais de uso recomendados para ambas as linhas são:

  • comercial leve: tráfego mediano de pessoas sem trânsito de equipamentos, áreas comuns de condomínios, lojas sem estoque, corredores de hotéis etc;
  • residencial: tráfego leve de pessoas e áreas privativas em residências e condomínios;
  • fachada: paredes externas e fachadas.

Exemplo de aplicação

Um exemplo conceitual de aplicação da linha Gigacer Concrete — no caso, usando a lastra Concrete Mud — foi desenvolvido pelo designer Marcelo Rosenbaum.

Na Mostra Unlimited, promovida pela Portobello, ele desenvolveu um quarto revestido totalmente (parede e piso) com a lastra.

Exemplo de aplicação em quarto criado por Marcelo Rosenbaum, com lastras nas paredes e no piso (Projeto: Portobello S.A.)

O resultado foi um espaço simples, com o material como protagonista, trazendo uma sensação de calma e relaxamento, tão necessários para o dia a dia.

Dicas e inspirações para os seus próximos projetos com revestimento de concreto em lastras

Ainda em dúvida sobre como usar o revestimento de concreto, especialmente as lastras, nos seus próximos projetos? Reunimos algumas dicas e inspirações interessantes.

Pisos e paredes

As lastras que reproduzem concreto são excelentes alternativas para revestir pisos e paredes. O tamanho maior ajuda a trazer uma sensação de continuidade aos ambientes. 

Você pode usar esse revestimento em diferentes cômodos, como salas, quartos, banheiros, lavabos e até em áreas comerciais.

Fachadas

As fachadas ventiladas são incríveis para transformar prédios e casas, além de terem um forte apelo sustentável, pois favorecem o conforto térmico no interior do imóvel.

Esse tipo de fachada fica afastada da parede de alvenaria ou de concreto — em torno de 8 a 10 cm.

Caso deseje, é possível fazer a aderência da argamassa colante nas paredes. A única ressalva é sempre se lembrar das juntas de movimentação, preenchendo esses espaços com selantes apropriados para fachadas.

Tetos

Já pensou em transformar totalmente o teto de um imóvel? O revestimento de concreto em formato de lastras permite esse tipo de aplicação.

O cuidado deve ser com o tipo de argamassa colante, que deve ser indicada para essa aplicação. É preciso fazer o escoramento até a cura inicial.

As lastras que interpretam concreto podem ser usadas em pisos e paredes, compondo um ambiente moderno e funcional (Projeto: Portobello S.A.)

Móveis e painéis de TV

O revestimento de concreto em formato de lastra também é excelente para ser aplicado em móveis e painéis de TV. Você poderá usá-lo para criar cabeceiras, painéis para salas de jantar, na parte externa de lareiras e muito mais.

Caso o assentamento seja feito em uma parede de alvenaria, pode ser usada argamassa convencional indicada para lastras.

No caso de revestimento de um móvel de madeira, deve-se colar com PU de alta aderência.

Ambientes externos

É importante destacar que as lastras não são indicadas para áreas externas descobertas, como bordas de piscinas, porque não têm atrito suficiente, aumentando, assim, o risco de escorregões e quedas.

No caso de ambientes externos, é possível usar esse revestimento de concreto para áreas cobertas, como as garagens com cobertura. Nessas situações, a indicação é dar preferência às versões com acabamento natural.

Nas garagens cobertas também é possível usar peças finas, desde que a base de assentamento seja bastante sólida, para conseguir suportar o peso dos veículos.

Gostou de saber mais sobre o revestimento de concreto e as possibilidades de uso das lastras? Então, baixe o ebook das Lastras Portobello e conheça todas as nossas opções para transformar os seus projetos!

Foto de destaque: “Versatilidade” é a palavra-chave que traduz o revestimento de concreto. Por exemplo, nesse quarto projetado por Marcelo Rosenbaum, com aplicação das lastras Portobello (Foto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento de concreto: lastras reproduzem ...

Revestimento de concreto: lastras reproduzem a rusticidade do material

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies