Menu
Projetos e Obras
Busca

Mais tradicional, o revestimento bold é excelente para ambientes em que se deseja dar um toque mais rústico, como nessa inspiração com Deck Peroba Envelhecida (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Técnica

Revestimento bold: uma opção tradicional para os seus projetos

17/09/2021

Descubra o que é o revestimento bold: entenda quais são suas principais características e veja onde usar esse produto!

Na hora de escolher o melhor revestimento para sua construção ou reforma, uma questão importante é em relação à borda. Nesse caso, há duas opções: o revestimento bold e o retificado

Embora o retificado esteja em alta, o bold tem seu lugar. Afinal, é tradicional, com suas extremidades arredondadas, que trazem um charme vintage e rústico a qualquer ambiente.  

Quer saber mais a respeito dele? É só continuar a leitura! 

O que é o revestimento bold? 

O revestimento bold é aquela cerâmica que tem as bordas levemente arredondadas. 

É considerado um produto tradicional, já que, quando as cerâmicas foram criadas, todas eram assim. Ele é comercializado conforme sai do forno, sem passar por nenhum beneficiamento após ser queimado.

Somente mais tarde, com a evolução da produção desses revestimentos, é que surgiram as bordas retificadas. 

Nos produtos retificados, as bordas são cortadas com discos de diamante, ficando retas e precisas. Isso permite instalar as peças mais próximas umas das outras, com a linha do rejunte menos aparente.  

Já no revestimento bold não há esse tipo de corte, então as bordas ficam arredondadas. Dessa forma, as placas precisam de uma distância maior entre si na instalação, o que deixa o rejunte mais evidente. 

Conheça aqui todos os produtos bold da Portobello

Quais são as vantagens e desvantagens desse produto? 

O revestimento bold é uma escolha bem interessante para quem deseja trazer um ar vintage ou rústico aos ambientes.  

Para ter certeza de que esse é o produto ideal para sua obra, confira os pontos positivos e negativos dessa opção.  

Vantagens 

Entre as vantagens do revestimento bold, podemos destacar:    

  • dependendo do produto, é possível evidenciar melhor o formato, como é o caso dos hexágonos; 
  • mais econômico, já que costuma ter um valor inferior ao do revestimento retificado. 
A principal vantagem do revestimento bold é o seu custo mais acessível. Ele também oferece um efeito vintage-rústico muito bonito. Na imagem, Cube Old Rose
A principal vantagem do revestimento bold é o seu custo mais acessível. Ele também oferece um efeito vintage-rústico muito bonito. Na imagem, Cube Old Rose (Projeto: Portobello S.A.)

Desvantagens 

Já entre as desvantagens do revestimento bold, estão:    

  • a linha de rejunte maior acaba acumulando mais sujeira. Por isso, os cuidados com limpeza e manutenção devem ser redobrados. 
  • é preciso usar uma junta de assentamento mais larga (de 1,5 mm a 3 mm, dependendo do produto); 
  • o espaçamento entre as peças é mais visível. 

Onde usar o revestimento bold? 

O que determinará os melhores locais para um revestimento bold não são as suas bordas, mas sim a indicação de uso do produto em questão, que está diretamente relacionada às suas propriedades técnicas.  

Nesse sentido, um revestimento bold EXT, por exemplo, será indicado para utilização em ambientes externos. Já outro específico para paredes deverá ser usado exclusivamente para revestir essas superfícies.  

Dessa maneira, quando for comprar seu revestimento, sempre verifique essas indicações, de modo a escolher a linha e o produto mais adequados para o local a ser revestido e as características que ele apresenta.  

O acabamento bold pode ser usado em ambientes internos ou externos, em pisos e paredes, criando lindos detalhes decorativos, como essa ideia com Brasília Concreto Grafite
O acabamento bold pode ser usado em ambientes internos ou externos, em pisos e paredes, criando lindos detalhes decorativos, como essa ideia com Brasília Concreto Grafite (Projeto: Portobello S.A.)

Há muitos revestimentos com essas bordas para paredes, usados para criar detalhes decorativos. Se esse é o seu desejo, é importante conferir se a peça em vista é apropriada para isso. 

Mas também há opções de revestimento bold para pisos de ambientes internos e externos, além de projetos residenciais e comerciais.  

Quais são as argamassas e os rejuntes mais indicados no assentamento? 

O assentamento do revestimento bold depende do tipo e do tamanho das peças, além do local de uso. Por exemplo, é preciso verificar se elas serão assentadas em uma área interna ou externa. Confira os principais produtos para diferentes situações. 

Argamassas 

Algumas das argamassas mais usadas para assentamento são:    

  • Múltipla+: indicada para assentar cerâmicas, porcelanatos esmaltados e técnicos e peças de grandes formatos, com espessura convencional acima de 7 mm em pisos e paredes de áreas internas e pisos de áreas externas, além de cerâmicas e porcelanatos em placas de drywall em ambientes internos, cerâmicas, porcelanatos esmaltados e porcelanatos técnicos de até 80×80 cm em paredes de áreas externas até 3 m de altura e cerâmicas de até 45×45 cm em fachadas de, no máximo, 6 m;  
  • Superior Branca: argamassa de secagem rápida indicada para pisos e paredes de áreas internas e externas, sobreposição em pisos de áreas internas e externas, sobreposição de formatos até 120×120 cm em paredes internas de até 3 m de altura e sobreposição de formatos de até 80×80 cm e porcelanatos de fina espessura em paredes de até 3 m de altura em áreas externas; 
  • Ultra Bicomponente Rápida: indicada para o assentamento convencional e sobreposição em ambientes internos e externos, sobreposição em paredes de ambientes internos e externos de até 3,2 m, assentamento convencional de grandes formatos em fachadas, assentamento convencional de todos os formatos em piscinas aquecidas e não aquecidas e assentamento convencional de todos os formatos em saunas úmidas e secas; 
  • Máxima Branca: argamassa especial desenvolvida para assentar cerâmicas, porcelanatos esmaltados, porcelanatos técnicos e peças de grandes formatos até 120×120 cm, pastilhas de porcelana, granitos, mármores em pisos e paredes de áreas internas, pisos externos, saunas e piscinas e cerâmicas e porcelanatos esmaltados e técnicos de até 60×120 cm em fachadas de até 6 m de altura; 
  • Piscinas e saunas: argamassa colante com tecnologia Acqua Protect, usada para assentar porcelanatos e cerâmicas convencionais (acima de 7 mm) de até 100×100 cm, todos os tipos de pastilhas, piscinas residenciais e comerciais aquecidas ou não aquecidas, saunas secas e úmidas e espelhos d’água; 
  • Clássica: usada para assentar pisos internos. Conta com proteção adicional contra umidade. Pode ser usada para assentar porcelanatos de até 90×90 cm
A escolha da argamassa e do rejunte dependerá da indicação de uso do revestimento bold. Na imagem, Deck Peroba Envelhecida, indicada para áreas externas
A escolha da argamassa e do rejunte dependerá da indicação de uso do revestimento bold. Na imagem, Deck Peroba Envelhecida, indicada para áreas externas (Projeto: Portobello S.A.)  

Rejuntes 

A orientação para a escolha dos rejuntes é a mesma da argamassa. É preciso verificar onde o produto será aplicado, de forma a escolher aquele que melhor se adeque a esse local.  

Se for assentar o revestimento bold em uma fachada, por exemplo, o recomendável é usar o rejunte cimentício. Já se o assentamento for feito no interior de uma piscina, o ideal é utilizar o epóxi.  

As opções e indicações da Portobello são:    

  • Epóxi Máximo: produto tricomponente que promove alta resistência mecânica, flexibilidade e textura fina, além de contar com agente biocida, que protege o rejunte contra a ação de fungos e bactérias. Indicado para porcelanatos esmaltados e técnicos (polidos ou naturais). Para áreas internas e externas, espelhos de água, saunas e piscinas; 
  • Rejuntamento Acrílico: proporciona acabamento superliso e desempenho superior, além de facilidade de limpeza. Indicado para áreas internas e externas, revestimentos, porcelanatos e pastilhas de porcelana com juntas de 1 a 5 mm. O novo Acrílico Supremo Portobello é monocomponente e pronto para usar, com baixa permeabilidade e ação bactericida (capaz de eliminar bactérias e fungos). Somente não pode ser usado em fachadas e no interior de piscinas e saunas;
  • Prime: indicado para porcelanatos robustos (de grandes formatos e espessos) que recriam peças de concreto, revestimentos de texturas variadas que reproduzem tijolos à vista, madeiras e pedras, peças que simulam superfícies contínuas, cerâmicas artesanais, porcelanatos técnicos e esmaltados e pastilhas; 

Como fazer o assentamento? 

O assentamento é feito da mesma maneira que a dos revestimentos retificados. Se a peça tiver formato igual ou superior a 30×30 cm, é necessário realizar a técnica de dupla colagem, com os cordões sempre no sentido paralelo.  

Então, a argamassa colante precisa ser passada na base e também no verso da placa, os dois no mesmo sentido. A placa deve ser assentada cerca de 5 cm da posição final. Depois, é preciso fazer o arraste, rompendo os cordões. 

O revestimento bold deve ser assentado da mesma forma que os demais, sempre conferindo as orientações de acordo com o local de uso
O revestimento bold deve ser assentado da mesma forma que os demais, sempre conferindo as orientações de acordo com o local de uso (Projeto: Portobello S.A.)  

Finalize removendo excessos de argamassa das juntas que possam ter ficado e continue com o assentamento das demais placas.  

O revestimento bold pode ser assentado com niveladores de piso ou não. Como os niveladores da Portobello têm espessura de 1,5 mm, são usados para nivelar essas peças.  

Já o espaçador é usado para delimitar a junta — lembrando que, no caso de um revestimento bold, ela pode chegar a 3 mm. 

Como limpar e manter o revestimento bold? 

A limpeza do revestimento bold é igual à dos demais revestimentos desse tipo. Ou seja, realizada com detergente neutro, saponáceo cremoso ou Veja Cloro Ativo, dependendo da mancha ou sujeira a ser removida. 

Limpeza pós-obra 

Após a obra, a primeira limpeza do revestimento ajuda a dar brilho e evitar o surgimento de manchas superficiais nos primeiros anos.  

Deve ser feita de forma cuidadosa, pois ainda podem existir resquícios de abrasivos, como grãos de areia ou cimento, que podem riscar o revestimento. 

Inicialmente, você poderá usar uma esponja umedecida em água. Depois, aplicar o Clean Max Portokoll ou outro produto especializado em pós-obra. 

Mas atenção, porque alguns produtos pós-obra podem ter ácido muriático e causar ataque químico. Então, sempre opte por um específico.  

Limpeza do rejunte 

Para limpar o rejunte, você também pode usar o Clean Max sete dias após o assentamento.  

O produto deve ser diluído em água (na proporção 1:10 partes). Deixe agir pelo tempo indicado e limpe com o lado amarelo da esponja.  

Outra sugestão é o uso do saponáceo cremoso. Ele deve ser aplicado puro e precisa agir por 10 minutos. Depois, é só retirar com o lado amarelo da esponja.  

A limpeza diária pode ser feita com detergente e água. Também é possível usar saponáceo cremoso e Veja Cloro Ativo, dependendo da sujeira impregnada
A limpeza diária pode ser feita com detergente e água. Também é possível usar saponáceo cremoso e Veja Cloro Ativo, dependendo da sujeira impregnada (Projeto: Portobello S.A.)

Limpeza diária 

No dia a dia, você pode fazer a limpeza usando uma solução de uma colher de sopa de detergente neutro diluída em cinco litros de água.  

Comece varrendo o piso com uma vassoura de cerdas macias, para não arranhar. Depois, passe um pano de chão molhado com a mistura. Finalize secando com um pano seco e limpo, para evitar manchas.  

Se ainda tiver alguma sujeira impregnada, é só deixar a solução de água e detergente neutro agir por mais alguns minutos e, por fim, esfregar com uma escova ou vassoura de cerdas macias.  

Para uma limpeza pesada, use CIF ou Veja Cloro Ativo, todos diluídos em água e na versão neutra.  

Atenção! Nunca utilize palha de aço e produtos similares, Semorin, brilha alumínio, Brilhol e outros destinados à limpeza de alumínio, sabão em pó, ceras, ácidos e soda cáustica.  

Gostou de saber mais sobre o revestimento bold? Aproveite para ver dicas de revestimentos para parede interna, com muitas inspirações para transformar a sua casa!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *