Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Design

Revestimento Art Déco: veja ideias para inspirar seus projetos

09/08/2019

O clássico visual Art Déco voltou para não sair mais de moda. Veja como montar pisos com inspiração nesse estilo e não errar a mão nos seus projetos!

O clássico visual Art Déco evoca características glamorosas, como formas geométricas marcantes, detalhes luxuosos, cores fortes e simetria. No entanto, não é fácil adicionar esse estilo ao projeto de interiores sem que ele sobrecarregue o ambiente.

Neste artigo, explicaremos como esse estilo de design pode ser utilizado em projetos arquitetônicos que buscam um visual distinto, pós-moderno — explorando aplicações divertidas e sofisticadas desse padrão de decoração.

O surgimento da Art Déco no século XX

Embora seja intuitivamente reconhecível, esse estilo é, notoriamente, de difícil definição. Ele imerge da fusão de outros diferentes estilos de decoração e influências.

Design do edifício Chrysler Building, um dos símbolos arquitetônicos da Art Decó (Foto: Tony Hisgett from Birmingham, UK)

Design do edifício Chrysler Building, um dos símbolos arquitetônicos da Art Decó (Foto: Tony Hisgett from Birmingham, UK)

Esse estilo decorativo originou-se na França, na década de 1920. Desde o seu nascimento, em Paris, a Art Déco foi adotada globalmente, de forma muito rápida, e passou a influenciar inúmeras disciplinas artísticas, incluindo artes visuais, cinema, moda, design de interiores e arquitetura.

Pisos inspirados na Art Déco

A última década coincidiu com um aumento dramático na demanda pelo glamour inovador do design de interiores Art Déco.

Azulejos com esquemas de cores marcantes e mistura eclética de padrões geométricos, florais e astrais são cada vez mais encontrados em lares britânicos, apartamentos parisienses, lofts de Nova York e cafés no Soho. Além disso, a elegância do mármore, que pode ser reproduzido com porcelanato, também tem levado esse estilo à decoração de banheiros e outros ambientes domésticos.

Piso com estilo Art Decó em revestimento que reproduz de mármore / (Foto: Projeto Estúdio HL)

Piso com estilo Art Decó em revestimento que reproduz de mármore / (Foto: Projeto Estúdio HL)

Padrões geométricos são frequentemente utilizados ​​como bordas decorativas para paredes ou pisos ladrilhados, e a grande variedade de esquemas de cores disponíveis permite que revestimentos Art Déco se integrem bem em praticamente qualquer espaço retrô.

 

Os mosaicos em porcelanato fazem releitura contemporânea do estilo (Foto: Portobello)

Os mosaicos em porcelanato fazem releitura contemporânea do estilo (Foto: Portobello)

Revestimento em porcelanato Art Déco

O fascínio por esse estilo de decoração é quase magnético. Padrões dinâmicos e vivazes — seja na forma de explosões florais ou em contornos geométricos —  tender a dominar o ambiente, tornando-se o centro das atenções.

Assim, é necessário planejar bem o uso dessas peças. Um uso comum desse estilo é adornar partes centrais de paredes e de pisos com azulejos vibrantes e cercar o espaço com revestimento com peças de visual mais sóbrio e monocromático.

Essas justaposições funcionam bem, não apenas em banheiros, mas também em cozinhas e  corredores.

 

Outra forma de uso bem-sucedida desse estilo de decoração é mesclar os padrões, sem destaque colorido. Assim, uma releitura mais contemporânea desse estilo arquitetônico pode explorar azulejos em tons de bege, cinza e preto, por exemplo.

Revestimento cúbico na parede, design simétrico característico da Art Déco (Foto: Projeto Fernanda Hoffmann)

Revestimento cúbico na parede, design simétrico característico da Art Déco (Foto: Projeto Fernanda Hoffmann)

A Art Déco é um dos estilos de design de interiores mais influentes e contemporâneos. Se você deseja introduzir um visual marcante em seus projetos, considere revestimentos com essa aparência. Certamente, essa é uma escolha que não sai de moda!

Agora que você já sabe como explorar o estilo Art Déco no seu projeto, descubra as novidades que a Maison&Objet Paris 2019  trouxe para o design de interiores!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *