Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Eventos

Portobello Retail Day: Portobello Shop promove encontro virtual inédito com a sua Rede de Franqueados

09/07/2021

Evento proporcionou para o público de franqueados, gerentes e toda equipe das lojas Portobello Shop um dia repleto de estratégias, novidades e desafios e alavancadores para o 2º semestre/21 com o CEO – Mauro do Valle e os Principais executivos da Portobello Shop, além de palestras com a participação do consultor Alberto Serrentino, do empresário Carlos Ferreirinha e da Customer Success Nora Xandó; confira!

A Portobello Shop realizou pela primeira vez o Portobello Retail Day com seus franqueados e equipes da rede de lojas Portobello Shop, um encontro com palestras sobre o cenário e a evolução do universo do Varejo Nacional. O evento aconteceu ontem (8/7) por meio de uma plataforma digital. “É importante termos uma clara visão estratégica e sabermos por onde estamos caminhando. Vamos trazer uma série de experiências do mercado, com a participação de especialistas, até chegarmos a nossa realidade”, afirmou o CEO da Portobello, Mauro do Valle, durante a abertura.

Retail Day
CEO da Portobello, Mauro do Valle, faz a abertura do evento

Na parte da manhã, o Diretor-Geral de Varejo, José Gonçalves Júnior, a Gerente Nacional de Franquias, Simone Corrêa de Sousa, e o Gerente de Planejamento e Gestão, Juliano Rabelo, apresentaram os resultados do primeiro semestre de 2021 e as metas de crescimento para segundo semestre, bem como alavancadores de ações estratégicas. “O setor da construção no Brasil vem crescendo, consequentemente, há um potencial no aumento de vendas dos revestimentos cerâmicos. A Portobello cresceu 82% no primeiro semestre em relação ao ano passado, agora é a hora de focarmos para atingir nossa meta nesta segunda etapa”, afirmou Júnior.

Retail Day
Diretor-Geral de Varejo, José Gonçalves Júnior, apresenta os resultados das lojas Portobello Shop


Gestão de Conhecimento, com repertórios para capacitações, foi o tema apresentado pela Diretora de Branding, Christiane Ferreira, e pela Gerente de Produto, Pamela Golin. Entre as novidades apontadas ainda para 2021, está o lançamento do Programa Design Experience 4.0 com Carlos Ferreirinha. O Gerente de Branding e Arquitetura, Eduardo Scoz, também participou do Retail Day mostrando os resultados do conceito Design Experience nas lojas, além do modelo físico de exposição para os ciclos de lançamentos. Ele também apresentou, junto à Gerente de Marketing Juliana Simas, ações sobre a área da Comunicação.

Palestra e capacitação

As palestras sobre o mercado de varejo aconteceram na parte da tarde. O consultor Alberto Serrentino, membro do conselho deliberativo da SBVC e fundador da Varese Retail, falou sobre o segmento de Construção e suas Perspectivas para o ano de 2021 e os próximos anos, abordando o cenário do varejo deste setor, as mudanças nas jornadas de compras, novos canais e modalidades de venda, aceleração digital, bem como o novo papel das lojas.

“2020 foi o melhor ano da história do varejo no segmento  da construção. Este ano também será. Até maio, o setor apontou um crescimento impressionante de 26% de acumulado. Isso porque as pessoas estão vivendo mais em casa e precisam equipá-la. O aumento do crédito e os juros baixos vão manter essa demanda aquecida. Mas os negócios hoje estão mudando. Os modelos de trabalho são híbridos, o que também provoca mudanças definitivas na casa”, afirmou Serrentino.

Retail Day
Alberto Serrentino apresenta as expectativas para o mercado do varejo da construção

O consultor também enfatizou que o impacto do Covid-19 não foi na venda online e na tecnologia, mas na evolução cultural das empresas, que inclusive, estão se comportando como start ups, colocando o cliente como elemento central nos negócios. “A gente mede quase tudo de produto, mas a gente ainda não mede quase nada de cliente. A loja, portanto, deverá ter uma conduta muito mais inteligente”, comentou, ressaltando também que o ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) será o grande legado da pandemia, já que o negócio sustentável é quem mais engaja pessoas hoje em dia.

Logo após a palestra, houve o lançamento do Programa de Capacitação Design Experience 4.0, curso exclusivo para integrantes da Portobello Shop apresentado pelo empresário Carlos Ferreirinha, CEO da MCF Consultoria, com profundo conhecimento em Liderança e Gestão e mercado de luxo no Brasil. Ao todo, serão 10 módulos realizados por cinco meses, com temas relacionados ao varejo sob a perspectiva da arte de emocionar clientes. O módulo de abertura contou com a participação da customer success Nora Xandó, diretora de relacionamento da empresa JHSF. 

“São novos tempos, uma nova era. Este tema da primeira aula do Programa mostra que o que está em jogo é o ritmo acentuado das mudanças. Com a pandemia, este coeficiente foi ainda mais acelerado. Precisamos adequar nossa postura nestes tempos. Mas, afinal, o que está acontecendo diante de nós? O desafio atual não é sobre tentar prever o futuro. É sobre estar aberto para reagir rápido ao que vier pela frente”, afirmou Ferreirinha para os mais de 600 participantes do Retail Day.

Retail Day
Carlos Ferreirinha e Nora Xangó proferem a primeira aula do novo programa de capacitação da Portobello

O palestrante também ressaltou que o boom do mercado imobiliário de alto padrão abriu uma grande janela de oportunidade para empresas, como a Portobello, já que a casa, o metro quadrado, assumiu o papel de protagonista neste período pandêmico. “Mas com o cliente cada vez mais exigente, com expectativas muito elevadas, é preciso não parar de se reinventar, há cada vez mais a urgência do atendimento e do relacionamento com experiências, de despertar sensações”, disse.

Nora Xandó continuou o programa de capacitação interagindo com Ferreirinha sobre estratégias para lidar com o cliente e skills de comportamento. “O nosso maior competidor é a informação e não apenas outras empresas. Devemos refletir sobre o cuidado que devemos ter com o cliente: quem ele é, o que ele quer, além do serviço que estou vendendo? Mas para conhecê-lo, também temos que entender seu limite. A manifestação da quebra de formalidade tem que vir do cliente”, explicou Nora, além de dar outras dicas aos participantes, que também puderam tirar suas dúvidas na ocasião.

O encerramento do Retail Day contou com vídeos-depoimentos dos arquitetos premiados e reconhecidos na Festa Portobello+arquitetura, programa de relacionamento da Portobello.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *