05.01.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Reprodução de pedras na decoração: 6 formas de aplicar essa tendência

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.01.2018
Os detalhes e elementos arquitetônicos vêm ganhando alternativas às pedras naturais. Conheça neste post as soluções de materiais que reproduzem a aparência e a textura das rochas e aplique essa tendência em seus projetos!
minutos de leitura

São muitas as opções de rochas ornamentais empregadas na construção civil. Por apresentarem grande variedade de cores e texturas, elas costumam ser utilizadas como revestimento de pisos e paredes ou, ainda, aplicadas em detalhes de mobiliário.

Algumas empresas se inspiraram nas rochas naturais para desenvolver produtos que fazem a reprodução fiel das pedras na decoração. Eles ganham destaque por combinarem a beleza dos minérios a diversas outras vantagens — tanto para arquitetos quanto para seus clientes e equipes de obra.

As vantagens de reproduzir pedras na decoração

Atualmente, os materiais alternativos à pedra representam uma excelente solução para qualquer projeto de arquitetura. Primeiro, porque são mais acessíveis do que as rochas naturais, portanto garantem ótimo custo-benefício e economia na obra.

O segundo motivo está na facilidade de instalação, já que muitos desses materiais são fáceis de aplicar e apresentam espessura menor. Tal condição permite decorar paredes e outras superfícies sem criar uma camada grossa de revestimento.

Outro ponto positivo da reprodução de pedras na decoração é poder contar com peças mais duráveis e resistentes, que não demandam manutenção constante e nem degradam com tanta facilidade — como é o caso de muitos modelos de rochas naturais.

Na lista de materiais indicados, estão a cerâmica e o porcelanato. O porcelanato se destaca por proporcionar um acabamento perfeito e demandar pouca argamassa. Ele também é menos escorregadio, fácil de limpar e resistente a manchas e sujeiras.

Seis maneiras de usar essa tendência na prática

É possível utilizar o porcelanato na decoração de áreas externas e internas. A escolha do modelo vai depender das características do ambiente de instalação e do gosto do cliente. Independentemente da preferência por determinada cor, estampa ou textura, é importante procurar peças que se aproximem do visual desejado.

Veja abaixo seis possibilidades para adotar essa tendência:

1. Reprodução de pedras no piso da casa

Um belo piso de porcelanato que reproduz pedra transforma qualquer ambiente, seja ele interno ou externo. Nos quartos e salas, os modelos polidos e com textura suave são ideais para agregar um toque de elegância e sofisticação.

Se o recinto é pequeno, vale usar pisos de cores claras — com aparência de pedra calcária, por exemplo —que dão a sensação de amplitude e mantêm a continuidade entre os cômodos. Linhas que têm versões planas e com relevo são ideais para quem busca decorar espaços ao ar livre e áreas cobertas em um mesmo projeto.

No piso das varandas e calçadas, aplique modelos com acabamento natural, que é pouco escorregadio e muito resistente. Para manter a aparência de limpeza, uma boa dica é escolher estampas de pedras escuras ou que apresentem veios e desenhos.

A Linha PIETRA LOMBARDA traz elegância e personalidade própria. O modelo foi interpretado em três tons naturais no grandíssimo formato 120X120cm. Um material particular que combina sobriedade com arrojo e espírito contemporâneo e, ainda, expressa com vigor a estética milanesa.

Linha Pietra Lombarda 120x120
Linha Pietra Lombarda 120×120

2. Revestimentos nas paredes de vários ambientes

Nas paredes, a reprodução de pedras pode ser usada de várias maneiras: revestindo todas as superfícies, compondo apenas uma parede ou, ainda, um painel decorativo. O painel, inclusive, fica interessante como pano de fundo para TVs de tela plana.

Tipos de porcelanato com um visual contemporâneo e cores puras são perfeitos para composições clean ou minimalistas. Apesar disso, a variedade de estampas é tanta que você pode combinar dois ou mais modelos no mesmo ambiente.

Banheiros e cozinhas pedem revestimentos brilhantes, que transmitam higiene. Uma opção é priorizar peças com textura suave e acetinada. Nos quartos, a personalidade do usuário é que vai definir o estilo da pedra, que pode ser mais chamativa ou discreta.

PIERRE BELLE é a reprodução de um limestone da pequena vila de St Martin Belle Roche, ao sul de Dijon e sua principal característica é a predominância dos veios mais direcionados, quase gráficos. Um porcelanato de muita personalidade com superfície natural ou polida e formato retangular 60×120 cm, ou quadrado, como o 120x120cm, que transita em projetos mais clássicos ou mais contemporâneos.

reprodução de pedras na decoração
Reprodução de pedras na decoração: Linha Pierre Belle Creme 60×60

3. Construção de bancadas, mesas e escadas

Por ser um dos materiais preferidos nos projetos de diversos profissionais, o porcelanato também é destinado à confecção dos componentes de alguns móveis, como mesas, bancadas e balcões de cozinha.

MA.DE. – Matéria design. Superfície criada para representar uma atmosfera contemporânea em ambientes externos e internos. Seu inovador e exclusivo formato 120×120 completa sua proposta clean e urbana.

Escada revestida com porcelanato da Linha Ma.de, na versão Made Grafite
Escada revestida com porcelanato da Linha Ma.de, na versão Made Grafite

Modelos que reproduzem o mármore ou granito são os mais procurados para esse tipo de aplicação e podem aparecer também nos tampos de pias e cubas de banheiros. O porcelanato em pedras de tons claros fica interessante sobre elementos de madeira.

Já as peças escuras ou com estampas chamativas são ideais para cobrir toda a estrutura do mobiliário. Nesse caso, o móvel deve ficar sobre um fundo neutro — parede branca, creme ou cinza — para que possa se destacar no ambiente.

A linha PIETRA CHIARA reproduz com perfeição a pedra natural do quartzo e slate stone. Para uso em áreas de lazer, pequenas fachadas e detalhes de ambientes internos.

4. Na área de lazer e em volta da piscina

Os espaços utilizados para lazer são frequentemente decorados com material que reproduz pedra. Afinal, ele se integra bem em meio às plantas ou qualquer outro recurso presente nos ambientes ao ar livre.

A coleção PIERRES apresenta:

Pierre Ble reproduz em porcelanato a sofisticação minimalista dos belgas. Para uma atmosfera mais rústica a modularidade dos formatos 60×60, 20×20 e 20×40 com bordas irregulares cria texturas surpreendentes. Para ambientes de formas mais puras, a superfície com acabamento silk em uma seleção de pedras mais monocromáticas no formato 60×120 eleva a sofisticação ao máximo.

Chambord Rope é inspirada nas pedras usadas nos castelos do Vale do Luar – Loire – na França, onde foram talhadas e aplicadas de forma artesanal há séculos e trazem, além das ações do tempo, bordas e formatos irregulares.

Linha Pierres, versão Chambord Rope
Linha Pierres, versão Chambord Rope

Limestones em tons de bege marcam a arquitetura dessa charmosa região, onde está o Chateau du Chambord, um antigo pavilhão de caça transformado em castelo por um dos reis da França. Pierre de Chambord reproduz o charme do limestone francês desse castelo em porcelanato nos formatos 60×60, 20×20 e 20×40.

Modelos específicos para uso externo contam com superfície abrasiva, portanto são os mais indicados para revestir a área com piscina. Outra solução interessante está no porcelanato com acabamento retificado.

Diferente do acabamento bold, ele apresenta bordas extremamente retas. Tal característica garante um encaixe perfeito e maior proximidade entre as peças. Por esse motivo, as juntas não acumulam tanta sujeira e a limpeza é facilitada.

5. Composição de churrasqueiras e lareiras

O porcelanato pode ser usado em lareiras e churrasqueiras para deixar qualquer sala de estar ou área gourmet mais bonita. Ele é perfeito para esses equipamentos devido à sua resistência ao calor e, principalmente, por oferecer grande variedade de desenhos que reproduzem pedra.

Inspirada no limestone extraído dos montes próximos à Firenze, PIETRA DI FIRENZE tem uma proposta neutra e aconchegante para uso em toda a casa. Com formatos 30×60, 60×60 e 60×120 em cinco cores, as possibilidades de composições se multiplicam. De textura suave e acetinada, Este limestone italiano vai do piso à parede de banheiros e cozinhas, além do piso de todos os ambientes internos.

No caso das lareiras, o ideal é optar por peças com um toque rústico, que trazem charme e ajudam a criar um clima intimista. Podem ser modelos com aparência de rochas irregulares ou com estampa que lembre o corte da técnica canjiquinha.

Inspirada na pedra de Gibraltar, um grande rochedo localizado na esquina do Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico, a proposta da linha é transitar em ambientes internos e externos de atmosfera mais rústica. Tons naturais, grande formato 90×90 e um corte chevron garantem o charme de GIBRALTAR. A integração cromática com outros materiais do portfólio Portobello faz parte do conceito dessa linha, que tem personalidade e memória.

reprodução de pedras na decoração
Reprodução de pedras na decoração: Linha Gibraltar Ash

Antes de aplicar porcelanato na churrasqueira, certifique-se de que ela foi fabricada com tijolos refratários. Esses tijolos resistem bem às temperaturas elevadas e, por isso, evitam problemas de deslocamentos e fissuras que podem prejudicar o revestimento.

6. Fachadas das casas

Além de deixar as paredes externas mais bonitas, o porcelanato protege as fachadas da umidade excessiva, garantindo maior durabilidade à construção.

São diversas estampas de pedras interessantes para cobrir a edificação, desde modelos com tons claros até versões mais escuras. Cabe destacar que os mesmos revestimentos para fachadas também podem ser usados em elementos que circundam a casa, a exemplo de muros ou pórticos residenciais.

E aí? Gostou das possibilidades para usar a reprodução de pedras na decoração? Muito legal e prático, não é mesmo?

Não deixe de acessar o site www.portobelloshop.com.br. Assim, você também aproveita para conhecer todas as linhas de produtos e localizar os pontos de venda!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Reprodução de pedras na decoração: 6 form...

Reprodução de pedras na decoração: 6 formas de aplicar essa tendência

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies