Menu
Projetos e Obras
Busca

Técnica

Como escolher o rejunte certo para cada piso?

16/08/2017

Atualizado em 19/01/2021. Definir o tipo de rejunte que vai ser aplicado no momento de assentar o revestimento é tão importante quanto a escolha do próprio piso. Fundamental para que o processo de instalação seja bem executado, o rejunte garante que, ao final da obra, você não sofra com descolamento das peças, mofo ou bolor. Acompanhe as dicas no Archtrends e tire suas dúvidas.

Há no mercado três diferentes tipos de rejunte: cimentício, acrílico e epóxi. E a decisão correta entre essas opções é o que vai garantir o acabamento e um visual agradável ao revestimento. Afinal, além de auxiliar o desempenho estético, o produto é responsável por preencher as juntas entre as placas, impermeabilizando o espaço.

Rejunte destaca Linha Brickstar, da Portobello

Rejunte destaca Linha Brickstar, da Portobello

Mas afinal para que serve o rejunte?

O rejunte tem o objetivo inicial de vedar o revestimento e, desta maneira, evitar fissuras e infiltrações. Mas sua capacidade vai muito além. Outra função bem importante é compensar as pequenas diferenças de tamanho entre as placas, fazendo com que o rejuntamento facilite o alinhamento entre elas.

Lembre-se de adquirir um produto de qualidade e observe as caraterísticas, para ver se atendem a sua demanda, e que seja resistente e durável.

Como o rejunte é um produto mais maleável que o porcelanato ou a cerâmica, ele facilita a troca das peças no caso de reforma ou manutenção. É fundamental a presença de um profissional especializado.

rejunte para porcelanato

Há três tipos de rejunte no mercado das construções

Cimentício

Sua composição é cimento, mais agregados minerais. Pigmentos (para acrescentar cor) e aditivos e polímeros (que servem para definir o tipo de exposição que o revestimento vai ter). O rejunte cimentício pode ser instalado em todas as áreas da residência. Porém, para determinados ambientes, esse tipo de rejunte terá uma manutenção mais frequente, como em banheiros e outras áreas molhadas. No caso das fachadas só é indicado o rejunte do tipo cimentício.

Confira a junta que o rejunte cimentício suporta:

Topflex da Portokoll, por exemplo, atende a juntas de 1 a 10mm.

Acrílico

O acrílico é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros.

O rejunte acrílico da Portokoll, marca parceira da Portobello, é bicomponente, possuindo um pó e uma resina, nas quais sua mistura, aplicação e limpeza são feitas facilmente. Ele também tem característica de impermeabilizante, com acabamento liso, e ação bactericida, ou seja, elimina mais de 99% das bactérias e fungos.

É um rejunte que admite juntas de 1 a 5mm, pode ser utilizado em áreas externas e internas, em pisos e paredes. Apenas em fachadas e no interior de piscinas que ele NÃO pode ser utilizado.

Epóxi

O epóxi, por sua vez, geralmente é um produto bicomponente à base de resina. No entanto, o rejunte epóxi da Portokoll, disponível nas lojas da Portobello Shop, tem o diferencial de ser tricomponente, com a carga mineral (que é o pó), a resina e o endurecedor. É a base de água, sendo um produto mais fácil de limpar.

É um rejunte indicado para interior de piscinas. Ele pode ser utilizado em juntas de 2 a 8mm, em ambientes externos e internos, em pisos e paredes. Mas não pode em fachadas.

Possui elevada resistência química e mecânica, além de ser extremamente impermeável e ação bactericida, sendo resistente a bactérias e fungos, além de manchas.

Local de aplicação e tamanho das juntas

Os rejuntes têm especificações diferenciadas. Mas todos têm os mesmos locais de uso, basicamente. Seja no chão ou em paredes, em banheiros, cozinhas, salas e quartos, ou em áreas cobertas e próximas das piscinas, com a frequência constante de água ou não. A escolha do melhor tipo deve se basear nesses critérios.

rejunte para parede

Cimentício

Se preferir utilizar o cimentício em cômodos que recebem água diariamente, escolha um produto de excelente qualidade, que possua aditivo resistente à formação de fungos. Ele é o mais barato e o acabamento fica áspero. Com o rejunte cimentício, a distância recomendada é de 1 a 10 mm entre uma peça e outra.

Acrílico

O rejunte acrílico tem um acabamento mais liso e também com preço intermediário, mas é melhor custo-benefício porque ele tem um excelente desempenho por um custo bem mais baixo em relação ao epóxi. A distância entre as peças, neste caso, baixa para 1 a 5 mm.

Epóxi

O rejunte epóxi é o mais resistente, durável e apresenta um acabamento de excelente qualidade. Mas é preciso tomar cuidado com a aplicação do produto, que deve ser um trabalho mais minucioso. Se ficar excesso de rejunte em cima da peça é necessário  retirá-lo com o removedor de rejunte epóxi.

O rejunte epóxi pode ser utilizado em juntas de 2 a 8mm.

Sugestões para facilitar a escolha do rejunte

Salas e quartos

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte cimentício; Acabamento áspero; Facilidade de limpeza baixa.

porcelanato para quarto

Banheiro, lavanderia, cozinha e garagem

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte acrílico; Acabamento liso; Facilidade na limpeza média.

porcelanato para banheiro

Piscina e fachada

Na piscina, porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Para não ter esfarelamento de rejunte é indicado o do tipo epóxi; Acabamento liso; Facilidade na limpeza alta.

Na fachada, tem que ser o rejunte cimentício.

Fachada revestida com Nordik Wood, lastra que interpreta madeira (Projeto: Portobello S.A.)

As salas e quartos que forem revestidas com pastilhas de metal, inox ou espelhadas devem receber acabamento com rejunte cimentício especial, que possui acabamento menos áspero (em relação ao cimentício, porque não tem areia na composição) e a facilidade da limpeza é menor

Cores do rejunte

Muitas pessoas se questionam quanto à cor do rejunte. Qual devo usar? Ele deve ter a mesma cor do porcelanato? Pode ser de tonalidade diferente? Não há regra para esse tipo de escolha. O que você deve levar em consideração é o seu estilo, o que você quer transmitir naquela decoração.

Conheça a essência cromática da linha Color Block (Projeto: Portobello S.A.)

Se você pretende ter um ambiente mais clean em que as placas pareçam ser uma única peça, por exemplo, opte pelo rejunte da mesma cor do revestimento. Especialmente em ambientes internos. Os tons neutros, como o cinza platina ou o palha, garantem um espaço mais básico, formal e uniforme.

A escolha do rejunte similar ao piso produz um efeito de continuidade e harmonia. Permite ainda disfarçar alguns defeitos de assentamento, como recortes e juntas com larguras diferentes.

Agora, se você aprecia cores fortes e uma decoração um pouco mais ousada, invista em rejuntes de cores diferenciadas. Em um porcelanato com desenhos e texturas, por exemplo, você pode aplicar o rejunte branco para destacar o revestimento.

porcelanato com desenho

Há uma variedade de cores para você analisar e escolher a que melhor se adapta ao seu gosto. Entre as que se destacam, podemos citar: Branco Brilhante, Camurça, Castanho, Champagne, Cinza Ártico, Cinza Platina, Corda, Creme, Grafite, Marfim, Palha e Preto; Azul Celeste, Azul Cobalto, Azul Piscina, Azul Royal; Ambar, Bege.

Importante! Não utilize tinta na argamassa

Para trocar o rejunte, deve-se primeiro retirá-lo completamente, limpar bem a área para que não fique nenhum tipo de pó ou sujeira que possa impedir a aderência da argamassa de rejuntamento e, então, aplicar o novo rejunte. Não é recomendado a pintura ou a modificação das características da argamassa, pois isso pode danificá-la.

A maioria dos fabricantes de argamassa de rejuntamento possui um mostruário em que você pode ver a cor aproximada do rejunte. No entanto, pode haver variações na tonalidade, tendo em vista que sua fabricação é baseada em matérias-primas naturais (igual ao que acontece com o porcelanato).

Atenção extra para quem reside em regiões litorâneas ou úmidas

Os moradores que residem em regiões litorâneas, próximas do mar, podem ter algumas surpresas, com rejuntes sujos ou manchados. Em certas situações, o ideal é investir em um material com tonalidade mais escura. A opção disfarça um pouco a sujeira, especialmente as manchas. Para quem mora perto da praia, vale optar por um rejunte de cor areia.

porcelanato para região litorânea

Existe o problema das regiões úmidas onde a proliferação de fungos e bactérias é bem comum. Em casos mais graves, há o aparecimento de musgo entre os revestimentos. O ideal é fazer a limpeza constante nos rejuntes e deixar o espaço aberto, para que a circulação de ar seja constante. Especialmente nessas áreas é indicado o uso do tipo acrílico ou do epóxi, que têm componente bactericida.

Mais dica de rejunte

Antes de iniciar a aplicação do rejunte, é importante que as placas estejam limpas e secas. O produto deve ser preparado, aplicado, limpo e o prazo de utilização deve ser respeitado conforme indicação do fabricante, porque o tempo pode variar de produto para produto.

No post sobre rejunte para porcelanato você ainda encontra uma série de dicas e informações sobre como aplicar rejunte.

E para rejunte sobre lastras Portobello, recomendamos a leitura:

Lastras: superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas

Superfícies contínuas das lastras dão sensação de amplitude (Projeto: Portobello S.A.)

Conseguimos sanar algumas das suas dúvidas? Deixe um comentário abaixo.

Acompanhe também as novas coleções da Portobello, acesse o site aqui.

36 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Felipe says:

    boa tarde escolhi mal o rejunte da minha sala coloquei um clarinho, adora minha sala esta sempre com um ar de sujo por que ele vai escurecendo com o tempo

    • Archtrends Portobello says:

      Olá Felipe, tudo bem?

      Para limpar o rejunte de porcelanato, você também pode utilizar o Clean Max da Portokoll, sete dias após o assentamento. Basta diluir o produto em água (1/10), deixar agir por dez minutos e limpar com o lado amarelo da esponja.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Elisson Luiz de sousa says:

    Muito bom me ajudou bastante obrigado

  • Bernadette Santos says:

    sim tirou muitas duvidas quanto aos rejunte

    • Portobello says:

      Olá Bernadette, tudo bem? 😊

      Ficamos super felizes que conseguimos ajuda-la, qualquer coisa estamos a disposição!
      Volte sempre!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Miriam Aparecida Marques Corrêa says:

    Dicas muito valiosas! Ajudaram-me a resolver um problema de infiltração, facilitando meu trabalho. Obrigada!

    • Portobello says:

      Olá Miriam, tudo bem?

      Ficamos super felizes que conseguimos ajudar você! 😍
      Continue acompanhando o nosso portal para ficar por dentro de novos conteúdos e novidades! 💙

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Ana Paula says:

    Olá adorei seu post! Mas gostaria de uma opinião sua se puder me ajudar. meu piso é um porcelanato na cor bege claro bem clarinho mesmo, fica bom aplicar o rejunte acrílico na cor cinza platina? É um cinza bem clarinho parece a cor gelo. gostaria de deixa o visual bem uniforme.

    • Portobello says:

      Olá Ana Paula!

      Tudo bem?

      Indicamos normalmente cor palha ou marfim para manter a uniformidade. Mas, se você quiser conferir, vá até uma das lojas e confira as opções de rejunte para testar e verificar se ficou do seu gosto.

      Continue nos acompanhando!

      Abraços,

      Equipe Archtrends

  • Clara Castro says:

    Olá!
    Os azulejos do meu banheiro são em tom creme claro. Solicitei a troca do rejunte do piso do box e o profissional colocou um rejunte bege escuro e informou que ficará mais claro quando secar.
    Ficou com aspecto de sujo. Vai realmente clarear? Em caso negativo, há uma forma de deixar mais claro?
    Muito obrigada pelas orientações!

    • Portobello says:

      Olá!

      Tudo bem?

      Se o rejunte ainda está molhado, ele pode clarear. Se ele já secou, não há possibilidade de aparecer um tom mais claro.

      É possível remover todo o rejunte e aplicar um mais claro. É preciso remover com todo o cuidado para não correr o risco de danificar o produto.

      Obrigada por nos acompanhar!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

      • Clara Castro says:

        Obrigada pelo retorno!
        O rejunte foi colocado ontem à tarde e não clareou. Não tenho orçamento para refazer o trabalho.
        Por favor, podem me informar se existe alguma tinta para pintar o rejunte do piso do box?
        Obrigada pelo help, querida Equipe Archtrends!

  • Vicente Espínola says:

    Qual o tipo de argamassa para assentamento de piso cerâmico externo, exposto ao sol. E qual o rejunte respectivo?
    Obrigado
    Vicente

    • Portobello says:

      Olá, Vicente, tudo bem?
      Quaisquer perguntas sobre argamassas devem ser feitas diretamente para a Portokoll, através do telefone (47) 2101-3950.

      Grande abraço,
      Equipe Archtrends

  • Solange says:

    Bom dia! Que tipo de rejunte usar no porcelanato do deck da piscina?

  • JAIR RAMOS says:

    Olá: Meu nome é JAIR RAMOS:fiz um reforma e usei rejuntamento acrílico. Não sei se foi mal aplicado, mas em um ano e meio tive que refazer o rejunte do box do banheiro. Ocorre que apliquei o mesmo rejunte, só depois de alguns dias o rejunto soltou. O que devo fazer? Devo usar outro tipo de rejunte? Qual?

    • Portobello says:

      Olá Jair!

      Tudo bem?

      Você deve entrar em contato com o fabricante do rejunte para que seja feita uma análise do ocorrido. Para fazer reaplicação, você terá que remover no mínimo 50% da espessura do rejunte.

      Continue nos acompanhando!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  • Denise says:

    Olá Amigos, eu fiz um piso vinílico, só que em alguns pontos ele retraiu um pouco deixando uma distância pequena entre uma régua e outra. Agora eu quero aplicar um rejunte para vedar esses espaços. Vocês sabem me dizer qual tipo é mais indicado? Os espaços são pequenos, menos do que 3 mm.

    • Portobello says:

      Olá Denise!

      Tudo bem?

      O ideal é conferir com o fabricante do piso vinílico e também com o fabricante de rejunte. Por ser material diferente do que a Portobello comercializa, não temos propriedade para falar sobre o assunto e lhe dar uma informação correta.

      Estamos à disposição!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  • Daniela says:

    Olá, comprei o Porcelanato Cimento Queimado da Portobello e não sei qual a cor do rejunte que ficaria bom para dar impressão de continuidade. Aguardo retorno !! Obrigada

    • Portobello says:

      Olá Daniela,

      Tudo bem?

      Recomendamos que use o cinza platina, lembrando que as cores que usamos de referência são dos rejuntes Portokoll, você pode encontrar nas lojas Portobello Shop. Se optar por outra marca, é necessário ver a amostra e comparar com o produto.

      Continue nos acompanhando!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  • Gracieli Souza says:

    Boa tarde!
    o Rejunto do meu box e acrilico, porem esta soltando… Posso usar o rejunto Epoxi, sendo que meu piso é porcelanato?

    • Portobello says:

      Olá Gracieli,

      Pode usar sim! Mas para aplicar o epóxi, você terá que remover (pelo menos) 50% do rejunte acrílico.

      Obrigada por nos acompanhar!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  • Francisco Ramos de Almeida says:

    Gostei

  • Michelle says:

    Boa noite, meu piso da parede foi rejuntado com epóxi branco, porém observei que o piso ficou todo manchado com aspecto amarelado escorrido, consigo retirar estas manchas? Me ajudem por favor!!.

    • Portobello says:

      Olá, Michelle

      Provavelmente não foi limpo corretamente esse rejunte epóxi após a aplicação. Você pode fazer um teste, conforme as instruções da embalagem, para remover essas manchas com um removedor de epóxi da Portokoll, que você encontra nas lojas Portobello Shop e nas revendas que comercializam Portokoll também.

      Abraços,
      Equipe Archtrends Portobello

  • Yany Carrasco says:

    Oi! Recentemente colocamos aqui na nossa cozinha umas pastilhas de porcelana com rejunte platina cementizo, e agora que secou noto que quando molha ele fica de outra cor. Errei na escolha? ele não ficou lisinho como teria gostado. Caso precisar trocar para um acrílico, posso por acima desse ou preciso retirar o atual? Muito obrigada pelas dicas! (devi ter lido antes rsrsrsrs, não sabia nada)

    • Portobello says:

      Olá, Yany,

      É bem comum que os cimentícios alterem de cor quando molha, mas depois que seca, volta para a cor normal. Caso queira trocar por um acrílico será necessário retirar pelo menos metade da espessura da junta para depois aplicar o rejunte acrílico por cima. Se aplicar o acrílico diretamente por cima do cimentício não vai aderir, na hora que for limpar irá sair todo o rejunte. Então tem que remover com um removedor específico para rejuntes (tem um aparelhinho específico para remover o rejunte das juntas), tem que ter cuidado para não danificar as pastilhas.

  • Yany says:

    Oi!! para cozinha, se coloquei um cimentado, vai dar ruim? noto que não ficou lisinho e quando molha muda de cor… Obrigada pelas dicas !

    • Portobello says:

      Olá, Yany,

      Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
      Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).

      Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello

  • LÚCIO RENNÓ says:

    Boa noite,..gostaria de ter uma orientação da aplicação do rejunte cimenticio para área externa de piscina.
    Posso usar na mistura um pouco de bianco para dar mais aderência contra as interperias?
    .

    • Portobello says:

      Olá, Lúcio,

      Na verdade, você tem que conferir com o fabricante de rejuntes se ele recomenda a utilização de bianco ou não. Geralmente eles não recomendam, mas sim fazer a mistura perfeita com água ou então utilizar o selador apropriado para rejunte. Ou seja, algumas marcas recomendam e outras não. Então é necessário verificar com o fabricante de rejuntamento.

      Abraços,
      Equipe Archtrends Portobello

  • Marlei says:

    Olá! Escolhi o porcelanato Nord Ris para minha casa. Vou usar o rejunte acrílico da Portokoll. Gostaria de saber que cor escolher para dar a impressão de continuidade. Obrigada!

    • Portobello says:

      Olá, Marlei!

      O Nord Ris é incrível! Excelente escolha!

      Sobre a cor de rejunte, no próprio site da Portobello há essa indicação. Acesse aqui.

      Na página você vai encontrar indicando a cor de rejunte Cinza Platina Claro.

      Mas para confirmar mesmo, sugerimos aquela conferida com um de nossos consultores. Você pode ligar para o SAC ou a loja mais próxima de você. Clique aqui.

      Grande abraço,
      Equipe Archtrends Portobello