12.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha revestida com a nova coleção 2021 da Portobello, Linha Gouache (Foto: @najustudio)

Reforma durante o isolamento

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.03.2021
Um jovem casal em home office e o desejo de transformar sua cozinha sem quebra-quebra. A obra, executada em apenas 15 dias, demonstra que é possível modificar um ambiente de maneira descomplicada.
minutos de leitura

A casa da gente sempre foi sinônimo de acolhimento e proteção. Em tempos de pandemia ela assumiu um papel ainda mais múltiplo: é lugar de descanso, de trabalho, da prática de atividades físicas, chamadas de vídeo com os familiares e das sessões de cinema particular. Com o maior tempo de permanência em casa, vem o desejo por melhorias nesse espaço, consequentemente, o aumento no número de reformas, seja com o apoio de um profissional ou se aventurando no “faça você mesmo”.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Falando de um ambiente em especial, que sempre foi palco de reuniões e boa conversa: a cozinha. O local onde muitos se descobriram amantes da culinária em tempos de quarentena mas que, junto a essa descoberta, tiveram uma outra um pouco decepcionante: o espaço não é tão confortável e funcional quanto parecia. 

No último mês nós fizemos a transformação da cozinha do Apartamento Partilhar, mais um caso de reforma em meio ao isolamento e que nos deixa bons aprendizados. O projeto fica em Uberlândia (MG) e foi elaborado para um jovem casal que ama dividir os momentos na cozinha e está em home office desde o início da pandemia. 

Reforma de cozinha
Vista geral da cozinha após a reforma - Foto: NAJU Studio (@najustudio)

Levando em conta o cenário atual de isolamento, alguns pontos para a execução da obra foram considerados: a reforma não poderia durar mais do que duas semanas e os moradores teriam que conviver com uma cozinha em reforma durante todo esse período, já que sair de casa não seria uma opção.

O bom resultado em um curto espaço de tempo envolveu desenvolvimento de projeto e planejamento. Como o layout existente já atendia às necessidades dos moradores, optamos por alterações em relação à estocagem e otimização do espaço, além da atualização do estilo da cozinha através da troca dos revestimentos, pontos estes que foram colocados como necessidade pelos clientes. 

O projeto foi pensado para deixar a cozinha do Apartamento Partilhar mais contemporânea e aconchegante, elencando os tons verdes e terrosos como protagonistas.  O destaque é a mistura do tom de carvalho da marcenaria com um dos lançamentos do preview 2021 da Portobello: a Linha Gouache. A combinação de criatividade, planejamento e bons materiais resultou na transformação completa desta cozinha, com soluções que reduziram o tempo de obra e a geração de resíduos.

A partir deste projeto, nós elencamos 5 pontos para você considerar na hora de reformar a sua cozinha de forma mais rápida e econômica: 

1. Considere a sobreposição de revestimentos

Ao optar pela sobreposição de revestimentos o tempo de execução de obra é reduzido, os custos e entulho gerado, também. Ao eliminar as etapas de demolição dos revestimentos existentes e de regularização da parede é possível economizar alguns dias de obra.

Para não prejudicar o desempenho do novo revestimento é importante analisar a condição do revestimento antigo, que não pode estar com peças soltas ou danificadas. Verifique, também, as instalações hidráulicas e o alinhamento de bancadas. Para essa obra, nós utilizamos um revestimento com espessura adequada e argamassa correspondente ao uso.

Reforma de cozinha
Destaque para os revestimentos Gouache Mer, na região de backsplash, e Gouache Ciel, na parte superior  - Foto: NAJU Studio (@najustudio)

2. Reforme a marcenaria, trocando apenas alguns detalhes

Se os armários estão em bom estado não há razão para descartá-los e alguns ajustes podem deixá-los como novos. A troca de acabamento das portas, redistribuição interna e a substituição dos puxadores são mudanças simples que causam grande impacto visual.

Reforma de cozinha
Armário aéreo com as novas portas no verde menta  - Foto: NAJU Studio (@najustudio)

Neste projeto a marcenaria existente foi mantida, com acréscimos e alterações pontuais: o armário aéreo teve as portas com padrão amadeirado substituídas por novas, em acabamento verde menta e puxador cava na própria marcenaria. 

As portas dos armários sob a bancada receberam perfis metálicos marrons, mais discretos que os anteriores e prateleiras que complementam a linha da marcenaria superior. 

Um armário sob a bancada de refeições ampliou o espaço de armazenagem da cozinha.

Reforma de cozinha
Prateleiras no padrão amadeirado complementam as áreas de estocagem -  Foto: NAJU Studio (@najustudio)

3. Aproveite a bancada

A bancada é um item caro e a sua substituição acrescenta alguns dias de obra.  Para que a peça existente fique harmoniosa após a reforma é importante utilizar suas cores como base da composição visual, especialmente no caso de pedras que naturalmente têm mais manchas e cores. Caso a bancada de pedra natural esteja opaca ou arranhada ela pode ser polida para que volte a ter um aspecto bonito e brilhante.

4. Aposte em iluminação

É surpreendente a capacidade que a luz tem de transformar um ambiente! Um bom uso da luz artificial torna o ambiente mais confortável, seguro e funcional. Com ela também é possível dar destaque a algum elemento especial, setorizar e direcionar o olhar para determinados pontos do projeto. O mais interessante da luminária decorativa é a sua dupla função: ao mesmo tempo em que cumpre seu papel técnico de iluminar, a peça por si só compõe a decoração.

Reforma de cozinha
Na reforma de cozinha, destaque para a fita led embutida na marcenaria  - Foto: NAJU Studio (@najustudio)

O primeiro ponto foi adequar a iluminação do ponto central no teto para as necessidades do ambiente. Em complemento, a fita led embutida no armário aéreo proporciona luz adequada aos trabalhos realizados na bancada, além de dar destaque ao revestimento da parede. Na lateral da bancada de refeições, a arandela garante luminosidade para realizar algum preparo, ao mesmo tempo em que deixa o espaço aconchegante para realizar uma refeição.

Reforma de cozinha
Para o balcão de refeições a arandela complementa a iluminação  - Foto: NAJU Studio (@najustudio)

5. Renove os itens decorativos

Esse é o melhor caminho para quem quer renovar um ambiente sem bagunça e gastando menos. É possível atualizar um ambiente apenas trocando os itens decorativos: quadros, plantas, vasos, almofadas, cortinas, objetos e móveis de apoio. Abuse da criatividade!

O resultado dessa reforma é a prova de que é possível transformar completamente um ambiente sem quebra-quebra. Além das dicas para execução, quando o assunto é transformar um lar não existe uma regra e, o mais importante, é levar em consideração as preferências e necessidades de cada morador.  Pense no quanto o espaço será utilizado e na importância de cada elemento presente. Afinal, decoração também é afeto!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Reforma durante o isolamento...

Reforma durante o isolamento

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amamos o resultado da nossa cozinha! O revestimento fez toda a diferença! Obrigada, Tamires e Carol! Vocês foram incríveis!

  2. Amei o revestimento e a forma como foi montada a produção valorizou muito! As fotos ficaram lindas!!!
    Parabéns!!!

  3. Sensacional! Amei a mudança,,e esse revestimento Gouache Mer. Ele traz serenidade e leveza pra cozinha! Muito bonito!

Beiral Estúdio
Colunista
Colunista

Arquitetas e urbanistas formadas pela Universidade Federal de Uberlândia, Carol Bernardo e Tamires de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies