16.04.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Imagem: Pedro Pegenaute

Reforma de casa antiga, da década de 1930, em Xangai

calendar-blank-line
16.04.2021
Escritório de arquitetura Neri & Hu realizou uma reforma de casa antiga, em ruínas, da década de 1930, em Xangai. Confira os detalhes do projeto a seguir!
minutos de leitura

Em meio às fachadas tradicionais cheias de história e arte em Tianzifang, na cidade de Xangai, China, uma casa antiga deixada praticamente sem nada foi transformada em três unidades de apartamentos separados, mas que, ao mesmo tempo, são conectadas entre si.

A estratégia e o conceito principal adotados pelo escritório de arquitetura foi criar uma tipologia de laneway house – casas que possuem uma suíte secundária independente – adicionando uma riqueza arquitetônica por meio das novas inserções e das claraboias inseridas na obra. Essas diretrizes acentuaram a integridade desta tipologia de casas, trazendo um ar contemporâneo para o resultado final desenvolvido.

Em um âmbito histórico, as laneway houses eram sempre separadas por dois espaços distintos, que criavam uma seção dividida, mas conectada por uma escada espiral ao centro. Nos dias atuais, essas casas são normalmente ocupadas por três ou mais famílias que compartilham uma escada pública e espaços de permanência, permitindo uma interação fora das unidades privadas entre os vizinhos dos diferentes níveis.

Reforma casa antiga
Reforma de casa antiga terraço do projeto (Imagem: Pedro Pegenaute)

Para manter vivo o espírito desta tipologia e o conceito principal na criação da obra, uma nova escada contínua de metal foi inserida para substituir a antiga de madeira. Todos os banheiros foram inseridos próximos ao espaço da escada, distribuídos nos diferentes níveis, eles possuem uma divisória em vidro jateado que os separam do ambiente público da construção. Acima desta área, uma claraboia foi estrategicamente adicionada para trazer a luz natural para o espaço.

Reforma casa antiga
Imagem do interior do projeto, escada e banheiros que se repetem em todos os pavimentos (Imagem: Pedro Pegenaute)

Em questões de arquitetura, foram também retirados os elementos decorativos agregados no decorrer dos últimos 60 anos, e foram criadas grandes aberturas na parte frontal para melhorar as qualidades na absorção da luz natural para os espaços públicos de cada apartamento.

Reforma casa antiga
Interior do projeto de reforma de casa antiga (Imagem: Pedro Pegenaute)

A cor preta na fachada foi selecionada para fazer o edifício "desaparecer" entre as grandes janelas de vidro que trazem a permeabilidade visual, a maior característica da arquitetura do projeto. Ao capturar o espírito do passado histórico e fazer novas inserções abstratas para atender às necessidades modernas e atuais, Neri & Hu trouxe vida para uma casa antes abandonada em um bairro cujo tecido original está se dissolvendo de forma muito rápida.

Fachada posterior do projeto da reforma de casa antiga (Imagem: Pedro Pegenaute)

Nós adoramos a ideia de ver uma verdadeira caixa de vidro, moderna e minimalista, inserida perfeitamente e harmoniosamente em um contexto histórico e urbano. As fachadas estreitas e construções longas são típicas também das características das Townhouses, muito vistas ao redor de todo o mundo, mas especialmente nos países da Europa.

Reforma de casa antiga com fachada do projeto inserido na paisagem (Imagem: Pedro Pegenaute)

Tianzifang, em Xangai, é um conclave turístico de artes e ofícios, o bairro foi desenvolvido a partir de uma área residencial tradicional renovada na época de concessão francesa. Agora é considerado o lar de boutiques, bares, restaurantes e a novas obras como esta, que carregam a identidade do lugar.

Gostaram deste projeto de reforma de casa antiga? Compartilhe com a gente a sua opinião! Amamos o contraste criado e a forma como foi feito o reaproveitamento de uma construção antes abandonada, trazendo valor arquitetônico e respeitando uma história.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Reforma de casa antiga, da década de 1930, e...

Reforma de casa antiga, da década de 1930, em Xangai

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies