Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Barcelona reinventa e dá nova vida aos quiosques de jornais e revistas

11/01/2021

Eles trazem mais informação, cultura, arte, snacks e café para levar, além de criar um senso de comunidade para os bairros. Conheça os quiosques reiventados que estão tomando a cena em Barcelona.

Uma nova onda de quiosques de jornais e revistas vem tomando a cena na cidade de Barcelona, tornando-se ponto de encontro de moradores locais. 

Antigamente era muito comum sair para caminhar num domingo de manhã e comprar jornal no quiosque mais perto de casa. Com o passar do tempo e a introdução da imprensa online, esse costume vem se perdendo cada vez mais.

Por ser uma cidade extremamente turística, os quiosques em Barcelona tornaram-se espaços que vendem mais souvenirs e artigos para os turistas do que realmente jornais e revistas. A aparência deles também não atrai muito: são quiosques antigos e com muitas exposição de produtos

Quiosques turísticos de Barcelona com muita exposição de produtos e vendas de souvenirs para turistas (Foto: Bárbara Cassou)

Vendo este cenário atual somado à pandemia em que estamos vivendo, onde o turismo na cidade caiu drasticamente, nasceu a ideia de reinventar os quiosques atuais. 

Quiosque Good News localizado na rua Diagonal, em Barcelona (Foto: Bárbara Cassou)

Good News e Odd Kiosk são dois dos exemplos de quiosques que vêm chamando a atenção na cidade. Localizados nos bairros mais interessantes de Barcelona, sendo passagem para muita gente que vai trabalhar ou se locomover pela cidade, os quiosques viraram pit-stop para quem quer tomar um café, comprar um snack rápido ou ler jornal e revista. 

Odd Kiosk destinado para a cultura queer em Barcelona (Foto: Bárbara Cassou)

O Odd Kiosk possui uma imagem mais colorida e alegre e é direcionado para a cultura queer. A seleção de revistas e jornais são muito mais “trendy” e também vendem pequenas obras de arte e ilustrações.  

Odd Kiosk vende revistas “trendy”, pequenas obras de arte e ilustrações (Foto: Bárbara Cassou)

Já o Good News possui uma imagem mais sóbria, porém friendly, feito com detalhes em madeira e plantas decorando o espaço. O primeiro quiosque implementado foi na rua Diagonal, grande avenida da cidade, que cruza Barcelona de ponta a ponta e possui vários prédios de empresas e escritórios. É a localização perfeita para tomar um café apressado a caminho do trabalho e, de quebra, dar uma olhadinha nas notícias do dia. O branding da marca? “Fair coffee for conscious people” (café honesto para pessoas conscientes). 

“Fair coffee for conscious people” – Café do Quiosque Good News (Foto: Bárbara Cassou)

Nesta segunda onda da Covid-19 na Europa, os países restringiram muito o acesso, horários e capacidade dos restaurantes e bares, deixando somente livre o delivery e take away. Com isso, os quiosques atendem completamente a essas normas, já que não têm lugares para sentar, são expostos ao ar livre e são feitos para ser 100% take away. 

A parte de trazer mais informação, cultura, arte e facilitar a vida dos trabalhadores apressados, com o café e snacks “to go”, estes quiosques também geram um senso de comunidade para os bairros da cidade, onde as pessoas se sentem bem em passar por ali ou encontrar os amigos para um “olá” rápido. 

Interior do quiosque Good News feito com detalhes em madeira e plantas verdes (Foto: Bárbara Cassou)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *