Menu
Projetos e Obras
Busca
decorar a casa para o reveillon

As festas de Réveillon devem ser mais intimistas, para evitar aglomerações (Foto: Freepik)

Conteúdo Matérias

Quer decorar a casa para o Réveillon? Confira algumas dicas!

11/12/2019

Aprenda a decorar a casa para o Réveillon com dicas simples e organize uma bela celebração para os seus familiares e amigos próximos! – Atualizado em 30/12/2020

O Ano Novo é uma data especial que merece ser celebrada. Afinal, é uma época de renovação, esperança e felicidade. Então, nada melhor do que decorar a casa para o Réveillon e trazer esse espírito para o seu lar.

Na virada de 2020 para 2021, a maioria das pessoas vai mesmo ficar em casa com os familiares, uma vez que as grandes festas em clubes e as queimas de fogos nas praias não devem ocorrer por conta da pandemia de Covid-19.

O mais recomendado é decorar a casa para o Réveillon e fazer uma pequena comemoração com os seus familiares e, talvez, alguns poucos amigos. Assim, você não deixa a data passar em branco e evita que as pessoas queridas contraiam o vírus.

Com criatividade e dedicação, é possível decorar sem gastar muito e atrair boas vibrações. E se você é do tipo que gosta de enfeitar o seu lar por conta própria, veio ao lugar certo. Confira algumas ideias!

Como decorar a casa para o Réveillon: cores

decorar a casa para o reveillon

Cores como o dourado e o prateado são usadas na decoração do Ano Novo (Foto: VisionPic.net)

Ano Novo é alegria. Portanto, os elementos utilizados na decoração devem sintetizar esse estado de espírito, a começar pelas cores.

Existem três tonalidades principais que são usadas ao decorar a casa para o Réveillon: o branco, o dourado e o prateado. Entenda o significado de cada uma delas.

Branco

O branco simboliza paz, pureza e harmonia. Além disso, é uma ótima opção para atrair boas energias. É por isso que essa cor geralmente é escolhida como a principal da decoração de Ano Novo.

Você pode usar o branco em capas para cadeiras, toalhas de mesa e guardanapos, entre outros. Tudo isso cria um verdadeiro clima de renovação para o ano que está por vir.

Dourado

O dourado, muito utilizado nessa época, é uma cor associada a abundância e prosperidade.

A cor dourada também está profundamente relacionada a tudo que indica riqueza material, poder e vitória. É por isso que ela é muito utilizada na decoração das festas de Réveillon.

Ao decorar a casa para o Ano Novo, você pode usar o dourado em detalhes, como copos, guardanapos, enfeites etc.

Prateado

Já o prateado remete à modernidade; a tudo aquilo que o novo ano nos traz. A cor também representa o prestígio e a riqueza, além de estimular a reflexão.

Assim como o dourado, você pode considerar a cor prata para os detalhes ao planejar como vai decorar a casa para o Réveillon.

Como decorar a casa para o Réveillon: objetos

Para ter uma decoração de Réveillon inesquecível, você pode usar a criatividade e fazer combinações com diferentes objetos. Veja algumas dicas.

Tsurus

decorar a casa para o reveillon

O tsuru é um origami que pode dar um charme especial à sua decoração de Ano Novo (Foto: Carolina Garcia Tavison)

O tsuru é um origami que representa o grou, a ave sagrada no Japão. É um símbolo de saúde, felicidade, sorte, longevidade e fortuna. Por isso, é a cara das celebrações de Ano Novo e traz um charme especial ao decorar a casa para o Réveillon.

A ideia aqui é usar papel dourado, que remete às celebrações de Ano Novo. Mas você também pode fazer diversos pássaros coloridos, para deixar o ambiente mais alegre. Pendure as dobraduras pela casa, como se fossem um móbile. Use miçangas e nós para deixar o tsuru preso na linha.

Bandeirinhas

decorar a casa para o reveillon

A decoração da casa para o Réveillon pode contar com bandeirinhas similares às das festas juninas (Foto: Freepik)

Recorte bandeirinhas de papel no formato daquelas de festas juninas e cole letras adesivas que podem ser facilmente encontradas em lojas de scrapbook. É um jeito charmoso de escrever “Feliz Ano Novo”.

Sugestão: faça bandeirinhas em papel cartão preto e letras douradas e prateadas. Você também pode usar papel dourado ou prata para fazê-las (nesses casos, as letras podem ser pretas).

Balões

decorar a casa para o reveillon

Os seus convidados podem se divertir fazendo fotos com balões (Foto: Karolina Grabowska)

Invista em balões dourados, prateados e brancos. Para decorar a casa com mais charme, você pode deixar mensagens e fazer desenhos usando marcador para CD de ponta grossa.

Você também pode usar balões em formato de números, para simbolizar o ano que está por vir, ou de letras, para escrever “Feliz Ano Novo”.

Potes e vasos

decorar a casa para o reveillon

Luzinhas podem ser colocadas dentro de recipientes para dar um clima especial à festa (Foto: Lily Banse)

Aqueles recipientes esquecidos no fundo do armário podem ganhar um charme e enfeitar a sua casa. É só pintá-los com tinta spray específica para metal e plástico. 

Dê preferência a cores como prata e dourado, que remetem ao Réveillon, como vimos. Antes de pintar, forre o ambiente com jornal para evitar manchas indesejadas.

Flores e plantas trazem frescor a qualquer ambiente. Como o Ano Novo acontece no verão, você pode colocá-las nesses potes para deixar o ambiente mais ameno.

Também é possível colocar pisca-piscas dentro desses diferentes recipientes para iluminar com charme.

Glitter

decorar a casa para o reveillon

Você pode usar o glitter na decoração de forma criativa (Foto: Freepik)

O glitter é um material bem em conta que pode ser usado para enfeitar taças, potes de vidro e garrafas de champanhe.

Você só precisa de cola branca para fixá-lo nos objetos. Use fita adesiva para delimitar até onde deseja colocar o glitter e aplique verniz em spray para dar acabamento.

Plaquinhas

Use placas com mensagens divertidas, em formatos diversos, para que os convidados tirem selfies. É uma forma de decorar o lar — você pode colocá-las nas mesas de canto, que são de fácil acesso, por exemplo — e deixar as fotos de Ano Novo muito mais divertidas.

Como decorar a casa para o Réveillon: mesa de jantar

A ceia de Ano Novo é um dos momentos mais aguardados da festa da virada. Por isso, ao decorar a casa para o Réveillon, a mesa tem grande importância. Confira algumas ideias interessantes.

Invista em arranjos de flores

decorar a casa para o reveillon

Arranjos são excelentes opções para decorar a mesa da ceia de Réveillon (Foto: Valeriia Miller)

As mesas do jantar podem ser decoradas com belíssimos arranjos de flores. As rosas brancas e as folhagens são uma excelente opção para esse momento. Já os detalhes dos vasos podem ser feitos em prateado e dourado.

Capriche na escolha da toalha de mesa e dos guardanapos

A toalha da mesa também pode ser branca e os demais detalhes em prateado ou dourado.

Até mesmo os guardanapos podem ser nas cores do Ano Novo. Você encontra facilmente tecidos nessa tonalidade em lojas de armarinhos ou casas especializadas em decoração.

Aliás, se os guardanapos forem de tecido, use gaiolas de rolhas de espumante para prendê-los.

Pense nos detalhes

decorar a casa para o reveillon

Os detalhes, como taças douradas, fazem a diferença na hora de decorar a casa para o Réveillon (Foto: Wendy Wey)

A mesa de Réveillon pode ficar ainda mais interessante se você for cauteloso ao pensar nos detalhes. É uma boa ideia, por exemplo, comprar taças descartáveis nas cores dourado e prata ou fazer detalhes com fita colorida nos copos de vidro.

Você também pode preparar espaços personalizados para colocar os alimentos. Além da mesa principal, onde a ceia é servida, é possível colocar mesinhas próximas, com petiscos que podem servir como entrada ou ser degustados após o jantar.

Viu como é possível decorar a casa com criatividade, paciência e um pouco de cola? A partir dessas ideias, você mesmo pode desenvolver enfeites com a sua cara.

Começar o Ano Novo com saúde é o desejo de todos, não é mesmo? Ao decorar a casa para o Réveillon e fazer uma festa mais intimista em tempos de pandemia, você protege aqueles que ama e se mantém saudável também.

Para continuar no assunto casa, aproveite para descobrir como reformar o seu lar e entrar no Ano Novo com tudo!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *