Menu
Projetos e Obras
Busca

Decoração

Quarto pequeno para dois irmãos: dicas de decoração

24/11/2014

Se você tem filhos pequenos, sabe que não é tarefa fácil os acomodar no mesmo quarto: falta espaço, sobra bagunça e a impressão é que, por mais que você arrume, mesmo com uma boa disposição dos móveis, nada parece estar organizado. Por isso, você pode se inspirar em algumas ideias de quarto pequeno para dois irmãos que separamos abaixo para ajudar na solução desse problema.

Para otimizar os espaços, as construções estão cada vez mais verticais. Como consequência, os cômodos também são disponibilizados com metragens pequenas. E, o que fazer quando a família é grande? Quando o quarto, já pequeno, precisa ser dividido entre dois irmãos ou duas irmãs? Veja formas incríveis de criar e organizar o espaço com o uso de mobiliários e acessórios adequados.

A arquiteta Andrea Reis planejou as duas camas como se fossem a parte de cima do beliche, deixando todo o espaço do quarto para que as crianças possam brincar e tenham um lugar confortável para estudar e organizar os seus brinquedos, livros e acessórios. Veja abaixo:

quarto pequeno para dois irmãos

Projeto de Andrea Reis

Outra ideia muito usada são as caixas organizadoras. Nesta imagem abaixo, o armário, abriga também a televisão, os livros infantis e abaixo, o espaço destinado aos brinquedos. Todos separados em cores.

Quarto assinado por Andrea Reis

Quarto assinado por Andrea Reis

Mais soluções para organizar os quartos compartilhados dos filhos:

  1.  Invista em móveis funcionais: para conseguir acomodar brinquedos, roupas, calçados e objetos pessoais, é essencial que você utilize um mobiliário sob medida. Desta forma, cada cantinho vai ser bem aproveitado. Um exemplo prático, são as gavetas embutidas abaixo do colchão ou o baú, que fica posicionado na cabeceira da cama.
  2. Portas de correr: são uma ótima saída para ganhar espaço. Tanto no guarda-roupa quanto na entrada do ambiente. Pense nisso!
  3. Móveis aramados: uma solução bacana e bastante utilizada também são as araras. Sim, aquelas que encontramos em lojas de vestuário. Você pode inserir nesse mobiliário despojado, as caixas organizadoras presas em arames. Há versões e tamanhos diferenciados que podem deixar o quarto super descolado.
  4. Espelhos e paredes brancas: faça uso de paredes e revestimentos em cores claras. A tonalidade traz a sensação de que o espaço é maior. Os espelhos também são um coringa quando o assunto é amplitude.

Abaixo, projetos que mostram como é possível organizar o quarto dos irmãos sem perder a leveza que o ambiente deve ter.

Se você tem três filhos de idades próximas, não se preocupe: dá para colocá-los para dormir no mesmo quarto por um bom período. Basta ter um quarto divertido e aconchegante para todos. No projeto abaixo, a arquiteta Regina da Matta uniu um quarto e uma suíte, para acomodar os três meninos que queriam dormir e estudar no mesmo quarto.

Projeto de Regina da Matta

Projeto de Regina da Matta

E quem disse que menino e menina não podem dividir o mesmo ambiente? Claro que pode. Além das camas, e do cantinho para o estudo, a arquiteta Josi Barros, de Recife (PE), inseriu uma piscina de bolinhas e vídeo game. Brincar, dormir e sonhar. Tudo num só lugar.

Mix de azuis com revestimentos Portobello compõe projeto de Josi Barros

Mix de azuis com revestimentos Portobello compõe projeto de Josi Barros

Muitas crianças adoram a ideia de dormir nas alturas. As três camas do quarto (abaixo) podem se transformar em apenas uma durante o dia, sendo facilmente encaixadas uma embaixo da outra e tão facilmente quanto para serem arrumadas antes da hora de dormir. Os meninos podem puxá-las sozinhos e ainda podem usar a cama do meio como apoio para utilização da mesa planejada na cama mais alta.

quarto pequeno para dois irmãos

Veja ainda outras ideias para você se inspirar e criar um quarto pequeno para dois irmãos:

São ambientes belíssimos, planejados com antecedência. Mas, se você, por acaso, precisar de uma ideia de última hora, basta comprar duas camas iguais de solteiro e colocar nos cantos do quarto. Aí, é soltar a imaginação para decorar. A simplicidade dá um ar de conforto e, com objetos simples, garantem a toda a delicadeza da infância.

Viu como é fácil organizar um quarto pequeno para irmãos? Conte o que achou das nossas dicas! E acompanhe o Archtrends para ficar por dentro de todas as novidades no mundo da decoração.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • maria says:

    amei vou fazer para meus filhos essas amostras de quartos s~so lindos amei mesmo

  • Thayslinard says:

    Como faço para obter um orçamento ?

    • Equipe Portobello says:

      Olá, Thaylinard.
      Muito obrigado por entrar em contato conosco!
      Esses projetos são ideias e inspirações que encontramos, infelizmente não trabalhamos com esses projetos e produtos.
      Porém, quando for escolher os revestimentos para o quarto dos pequeninhos, estamos aqui!
      Grande abraço!
      Equipe Portobello

  • Mayara says:

    Adorei as inspirações , e queria usar em uma das paredes do quarto algum revestimento que remetesse a tijolinhos e sei que vocês possuem peças do gênero , mas gostaria de saber com mante-las ,pois acredito que um revestimento mias rustico como esse possa acumular muita sujeira e num quarto infantil e isso não e bom.

    • Equipe Portobello says:

      Olá Mayara, tudo bem?

      Entendemos a sua preocupação, porém nossos produtos que reproduzem os tijolinhos são feitos de porcelanato. Diferente dos tijolos de argila, que podem acabar criando sujeira com o tempo, nossos produtos não criam poeira ou resíduos similares. Para a limpeza diária indicamos o uso de esponjas levemente abrasivas, água e detergente neutro.

      Agradecemos o seu contato e ficamos à disposição!

      Abraços!
      Equipe Portobello