11.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Quarto montessoriano, Método Montessori
O quarto montessoriano estimula o senso de responsabilidade e independência dos pequenos (Projeto: Gabriella Gochinski / Foto: Lio Simas)

Quarto montessoriano: entenda os conceitos e a funcionalidade desse estilo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.10.2022
O quarto montessoriano ajuda no desenvolvimento da autoconfiança e criatividade dos pequenos. Saiba como compor esse ambiente
minutos de leitura

O quarto de uma criança deve ser feito para ela. Essa afirmação parece um pouco óbvia, certo? Mas é muito comum que, na hora de decorar os dormitórios dos pequenos, sejam apenas reproduzidos móveis de adultos em menor escala.

Uma das formas de transformar esse ambiente em um espaço acolhedor, com o qual elas se identifiquem, é tornando-o um quarto montessoriano. Quer saber o que é isso e como aplicar na prática? Confira as linhas a seguir!

O que é o método montessoriano?

Quarto montessoriano, Método Montessori
A cama baixa é um dos recursos do quarto montessoriano, pois permite que as crianças levantem e deitem quando quiserem
(Projeto: Ana Paula Cadima)

O conceito ganhou esse nome por conta da sua criadora: a educadora italiana Maria Montessori.

Por volta de 1910, ela estava à frente de uma metodologia de ensino que promovia autonomia e liberdade, enquanto respeitava os limites do desenvolvimento natural de uma criança.

Em síntese, Montessori acreditava que cada um já nasce com seu próprio ritmo e potencial para desenvolver suas habilidades de maneira autônoma.

Basta os adultos auxiliarem e estimularem os pequenos. Isso inclui criar ambientes que atendam às necessidades específicas do período da infância e que sejam propícios para os aprendizados dessa fase.

Pilares do método Montessori

Quarto montessoriano, Método Montessori
Os brinquedos dispostos ao alcance dos pequenos auxiliam no desenvolvimento (Projeto: Marilia Benevides)

Para entender como pode ser aplicado no quarto ideal, primeiramente é importante conhecer os pilares que compõem o método Montessori:

  • educação cósmica: mostra que há muitas maneiras de despertar o interesse do público infantil pelo mundo. Basta que as informações fiquem organizadas para que sejam interpretadas e compreendidas;
  • adulto preparado: considera que os responsáveis também devem se transformar a partir da interação com as crianças, observando seus atos e oferecendo o espaço ideal para a execução de diferentes atividades;
  • ambiente pensado: reforça a necessidade de manter o local de aprendizado adequado para atender às exigências físicas e psicológicas dos pequenos. Pode-se tomar como exemplo o quarto;
  • criança equilibrada: trata da existência do guia interior, algo que indica o tipo de esforço exigido em cada fase da vida (como falar, andar, correr, pular etc);
  • educação como ciência: considera que é possível descobrir quais ações ajudam no desenvolvimento dos pequenos a partir da constante observação deles;
  • autoeducação: é a ideia de que toda criança tem a capacidade de aprender sozinha, especialmente se puder contar com o meio adequado para isso.

Os princípios do método Montessori devem funcionar simultaneamente. Desse modo, são maiores as chances de oferecer aquilo que os pequenos precisam para um desenvolvimento completo e equilibrado.

Dá para perceber até aqui que o quarto montessoriano é apenas um braço de uma metodologia voltada para a educação livre, certo?

No entanto, por ser o ambiente de refúgio e acolhimento, ele é um dos mais importantes para o desenvolvimento dos pequenos — em especial nos seus primeiros anos de vida.

Como montar um quarto montessoriano?

Quarto montessoriano, Método Montessori cabana
A cabana também é um recurso interessante na composição de um quarto montessoriano (Projeto: Marilia Benevides)

Como dissemos anteriormente, o quarto montessoriano é feito para crianças, não para adultos.

A partir disso, a sua primeira premissa é estimular o desenvolvimento e a autonomia dos pequenos, para que eles se sintam plenamente confortáveis para explorar o espaço.

Uma das formas de começar é escolhendo camas baixas ou até colchões no chão, ao invés de camas altas ou beliches.

Esse simples ajuste já possibilita que os pequenos possam se levantar ou se deitar quando sentirem vontade, sem dependerem dos pais.

Também faz sentido que tanto os brinquedos quanto os livros estejam em estantes baixas, sempre ao alcance das mãos.

Além deles poderem retirar quando sentirem vontade de brincar, podem começar a aprender a importância de organizar e guardar as suas próprias coisas.

Uma dica interessante é rodiziar os brinquedos a cada 15 dias. Isso desperta o interesse, permite um estímulo contínuo e não gera monotonia.

Mas existem outros elementos que também são fundamentais para compor um quarto montessoriano. Veremos quais são eles em seguida.

Barra fixa na parede

Este é um elemento importantíssimo, pois ajuda e incentiva que a criança comece a se sustentar em pé e a andar por todo o ambiente.

Atualmente, existem muitas barras com acabamento em MDF que cumprem bem essa função e ainda auxiliam na decoração.

Tapete

quarto montessoriano, tapete
Os brinquedos perto do baú ajudam os pequenos a desenvolverem a responsabilidade de guardá-los depois das brincadeiras
(Projeto: Katherin Mansini)

Este é um artifício responsável por trazer o lado lúdico à tona. Vale apostar em tapetes coloridos e texturizados, que ocupem grande parte do quarto.

Armário e prateleiras baixas

Fundamentais para guardar brinquedos, livros e outros objetos na altura dos pequenos. Também podem armazenar algumas roupas e fantasias para que as crianças comecem a ter autonomia para escolher o seu próprio vestuário.

Espelho

Pode parecer curioso, mas é um grande artifício para que as crianças comecem a se reconhecer. Para que não haja nenhum perigo, é interessante que o espelho esteja colado em placas de madeira e preso firmemente na parede.

Parede de lousa

quarto montessoriano, parde de lousa
Lousa ao alcance das crianças para que elas possam exercitar a criatividade (Projeto: Portobello Shop Uberlândia)

Existe algo que inspire mais as crianças do que saber que elas têm liberdade para desenharem o que quiserem nas paredes dos seus quartos?

Cabaninha

Não existe criança que não se empenhe em montar uma cabaninha e não veja isso como um lar dentro de casa.

Este é um elemento interessante para criar a sensação de independência e respeitar os momentos individuais dos pequenos.

É importante que a cabana não tenha qualquer fechamento ou zíper, para que os pais consigam ter livre acesso quando necessário.

Miniarara de roupas

Caso as roupas não possam ser acomodadas no armário baixo, vale apostar em uma miniarara com as peças e fantasias preferidas dos pequenos.

Entre os dois e os 10 anos, é comum que eles sintam vontade de escolher as suas próprias vestes. Enquanto isso não atrapalhar sua mobilidade ou causar riscos à saúde, por que não incentivar?

É válido lembrar que o quarto montessoriano é proveitoso para crianças até seis anos. Afinal, é quando elas começam a criar independência nas pequenas tarefas do dia a dia.

No entanto, é importante que, conforme cresçam, o espaço continue a ser um ambiente de refúgio e estímulo ao aprendizado.

Quais são os cuidados e as vantagens de um quarto montessoriano?

quarto montessoriano, intens baixos
Exemplo de nichos coloridos e prateleiras baixas que podem abrigar livros e brinquedos ao alcance dos pequenos (Projeto: MJ Arquitetura)

Um ambiente que proporciona diversos benefícios também precisa de alguns cuidados para garantir a segurança das crianças e a tranquilidade dos adultos. Veja, a seguir, os principais pontos.

Cuidados

Dentro de um ambiente tão livre, é importante que os cuidados com a segurança sejam prioridade máxima.

Algumas táticas eficientes são dispor o mobiliário de forma que escondam tomadas ou bloqueá-las com protetores.

Quanto aos móveis, priorize modelos com quinas arredondadas ou adapte com protetores específicos para esses cantos.

Também invista em objetos decorativos leves, como porta-retratos e quadros com molduras em EVA ou acrílico. Elas não exigem pregos e podem ser fixadas com fita dupla face.

A porta e as janelas devem estar sempre protegidas, com grades ou telas. Assim, os pequeninos conseguem explorar o local sem riscos e os pais ficam muito mais tranquilos.

Vantagens

quarto montessoriano, vantagens e cuidados
O quarto montessoriano auxilia no desenvolvimento da autoconfiança e da responsabilidade dos pequenos (Projeto: Portobello Shop Savassi)

Quanto aos benefícios do quarto montessoriano, eles são inúmeros! O primeiro deles, com certeza, é o desenvolvimento da autoconfiança desde cedo.

Quando as crianças são estimuladas a terem liberdade, entendem que seus pais ou responsáveis confiam nelas. Portanto, se sentem mais confiantes para fazer as coisas, sem tanto medo de errar.

Outro reflexo é que os pequenos se sentem respeitados. Durante muito tempo, a vontade deles foi simplesmente ignorada, como se suas escolhas não fossem tão importantes assim.

Permitir que escolham detalhes que para os adultos parecem simples, como brincadeiras, livros e roupas, faz com que se sintam confortáveis e validadas.

Ambientes lúdicos também promovem a criatividade e a curiosidade. Esses fatores são determinantes para a criação de pessoas mais sensíveis e empáticas.

Por fim, transformar o quarto em um ambiente de paz e aconchego faz com que as crianças se sintam acolhidas dentro da própria casa. E não tem melhor sensação do que essa, não é?

Quer saber mais sobre como decorar um quarto infantil? Leia: Fofura e delicadeza em cada detalhe!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Quarto montessoriano: entenda os conceitos e ...

Quarto montessoriano: entenda os conceitos e a funcionalidade desse estilo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies