Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Tendências

Quarto de bebê: saiba como planejar o cômodo para a chegada do primeiro filho

02/09/2019

Veja nossas dicas de decoração e organização para deixar o dia a dia da mamãe de primeira viagem mais prático e a rotina do bebê mais confortável.

Preparar o quarto de bebê é uma das tarefas mais prazerosas para quem espera por um filho. Afinal, a cada móvel ou objeto de decoração, é possível imaginar como será o dia a dia com o novo integrante da família.

Porém, apesar da emoção do momento, é preciso ter cuidado com o planejamento e a organização do cômodo, pensando principalmente na praticidade para a família e no conforto do bebê.

Além disso, considerar a facilidade na limpeza e na organização também é importante, assim como garantir que seja acessível e tenha espaço para circulação. Por fim, na decoração é ideal colocar ainda mais carinho neste cômodo especial.

Como iniciar uma reforma no quarto de bebê

A reforma do quarto de bebê pode ser iniciada logo nos primeiros meses de gestação, para que a mãe possa participar ativamente do processo. Isso porque a primeira etapa é um pouco mais pesada, já que envolve questões estruturais do cômodo.

A escolha e a instalação do piso, por exemplo, são importantes para a definição do espaço. Existem diversos materiais, cores e modelos e o ideal é pensar em praticidade e conforto. 

  • Assoalho de madeira é um clássico, pois confere efeito sofisticado, harmonizando com diversos estilos de decoração, tem fácil limpeza e alta durabilidade;
  • Piso laminado é uma alternativa mais acessível, porque imita madeira e, além disso, é de fácil manutenção e rápida instalação;
  • Piso vinílico é outro ótimo modelo para quarto de bebê, pois oferece conforto térmico, facilidade na limpeza e absorção impactos;
  • Porcelanatos estão disponíveis em diversas opções, tamanhos e texturas, são fáceis de limpar e, com um bom tapete, deixam o ambiente aconchegante e aquecido – por isso, tem sido a opção preferida dos arquitetos.

Ainda na fase da reforma, é importante pensar também na iluminação. O indicado é que haja uma fonte de luz direta para o dia, incluindo a luz natural, e outra indireta, pensando no conforto do bebê tanto no momento da troca de fraldas, quanto à noite, ao ser amamentado e dormir.

Móveis para quarto de bebê

Berço e cômoda são os principais móveis para quarto de bebê. Por isso, se o ambiente for pequeno, é uma boa estratégia começar por estes itens e, depois, complementar a mobília de acordo com o espaço disponível.

Ao escolher o berço, confira se ele tem o selo do Inmetro, que garante segurança. Em relação à cômoda, dê preferência aos modelos com trocador, que são mais funcionais. Por fim, analise a altura dos móveis, para garantir praticidade na hora de trocar a fralda do bebê e colocá-lo no berço.

Com os móveis comprados, é hora de acomodá-los no quarto. O berço deve receber luz, mas não diretamente, e deve ser poupado de correntes de ar. Por isso, este móvel não deve ser colocado embaixo da janela e deve estar embaixo do ar-condicionado, se houver, para que o retorno da ventilação não faça mal à criança.

Além do berço e da cômoda, o ideal é que todos os móveis do jogo de quarto de bebê, como poltrona para amamentação, armário e cama auxiliar, sejam dispostos de forma que permitam a circulação de pessoas e tornem o dia a dia mais prático.

Decoração de quarto de bebê

A decoração de quarto de bebê é o toque final do processo e deve levar em consideração primeiramente o tema. 

Para o quarto de menino, um clássico é a decoração com animais da floresta, que também pode ser utilizado para uma decoração unisex, enquanto, para o quarto de menina, bichinhos de pelúcia e elementos decorativos delicados fazem muito sucesso.

É possível ainda decorar um quarto de bebê completo com objetos coloridos, lúdicos, que despertem a imaginação e sejam, ao mesmo tempo, funcionais. Você pode decorar um quarto estiloso sem escolher um tema específico, apenas investindo na harmonia entre as cores e padrões diferentes.

Se optar por um papel de parede infantil com estampa para o quarto do bebê, combine-o com paredes de cor única. 

Outra opção é usar revestimentos de parede, com texturas, cores e estilos diversos, dando um toque de sofisticação ao cômodo.

Você também pode dar destaque à mobília usando cores claras nas paredes. A combinação entre tons como o marrom e rosa, amarelo, tons de azul ou cinza claros, fica excelente tanto para o quarto de bebê de menina como para o quarto de menino.

Por fim, é preciso dar o toque final ao ambiente, escolhendo roupas de cama, tapete e cortina. As roupas de cama e o protetor de berço podem ser em algodão, que é um tecido mais leve e antialérgico, evitando desconforto para o bebê.

É importante que o tapete seja confortável e fácil de limpar. Já a cortina deve combinar com a decoração e permitir bom controle da iluminação. 

Depois de seguir todos estes passos, o quarto do bebê estará pronto!

Se você conhece pais que estejam montando quarto para a chegada do bebê, compartilhe este artigo para ajudá-los também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *