Menu
Projetos e Obras
Busca
Porcelanato para banheiro

O porcelanato para banheiro oferece facilidade de manutenção, otimizando a rotina (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Técnica

Qual é o melhor porcelanato para banheiro?

03/04/2017

Descubra como escolher corretamente o porcelanato para banheiro pensando na segurança dos usuários e na beleza do cômodo! [Atualizado em 22/07/2021]

Intimista, o menor cômodo da casa merece um pouco mais de carinho no momento da decoração. E como nós sempre queremos presentear você com as melhores dicas, reunimos algumas informações que vão ajudar a escolher o melhor porcelanato para banheiro.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Além da beleza, a funcionalidade e a segurança são características que não podem faltar no banheiro. Isso porque esse espaço está em constante contato com a água, e a dupla umidade+piso tende a ser perigosa, principalmente para idosos e crianças.Saiba mais!

Tipos, acabamentos e bordas de porcelanato para banheiro

Primeiramente, vamos conhecer os principais tipos, acabamentos e bordas de porcelanato que podem ser usados em banheiros.

Tipos

O porcelanato é uma das principais escolhas quando o assunto é banheiros. Contudo, sempre existem dúvidas na hora de optar pelo melhor tipo do revestimento. Lembre-se de que a segurança é primordial, pois essa é uma área constantemente em contato com a água.

Basicamente, a melhor alternativa é o porcelanato esmaltado, que tem baixa absorção de água, alta resistência mecânica e uma camada de esmalte na superfície. O porcelanato técnico também possui baixa absorção de água, porém é mais indicado para locais de alto tráfego.

Acabamentos

Para os pisos dos banheiros, o porcelanato natural é o indicado, porque ele é pouco escorregadio e funciona com segurança em áreas molhadas.

O porcelanato com acabamento natural é o mais indicado para manter a segurança nos banheiros (Projeto: Portobello S.A.)

O porcelanato polido, embora seja muito bonito e usado em várias áreas de casa, não é recomendado para os pisos dos banheiros. Em contato com a água, ele se torna bastante escorregadio e pode causar acidentes. Porém, pode ser perfeitamente aplicado nas paredes ou na bancada, deixando o ambiente aconchegante e sofisticado.

Outro não indicado para o banheiro — dessa vez, nem piso, nem parede — é o porcelanato EXT. Ele foi desenvolvido para áreas externas e é pouquíssimo escorregadio. Entretanto, como tem um coeficiente de atrito maior, também é mais difícil de ser limpo.

Bordas

Em relação às bordas, o porcelanato para banheiro pode ser bold ou retificado.O bold é arredondado e, por isso, precisa de mais rejunte na hora do assentamento, deixando esse elemento bastante visível. Já o retificado é reto. Quando assentado, as placas ficam bem próximas e necessitam de uma quantidade pequena de rejunte.

Atualmente, o porcelanato retificado é o mais usado, justamente por dar uma sensação de continuidade maior, devido às juntas menores, e também por acumular pouca sujeira no rejunte, o que facilita a higiene.

Tamanhos e formatos de porcelanato para banheiro

Em relação ao tamanho do porcelanato para banheiro, tudo dependerá das suas preferências.

Atualmente, as lastras estão em alta e podem ser usadas até mesmo em ambientes menores. Como essas peças usam menos rejunte, criam uma sensação de amplitude.

Mas é claro que é preciso ter bom senso. Por exemplo, não adianta comprar peças tão grandes se você terá que fazer muitos recortes para assentá-las no seu banheiro, pois isso gerará desperdícios.

Em banheiros pequenos, prefira as lastras com acabamento retificado, que traz uma sensação de continuidade (Projeto: Portobello S.A.)

Se o seu banheiro for muito pequeno, pense em um tamanho que seja possível de assentar, mesmo que isso signifique usar peças menores. Nesses casos, vale a pena apostar em outras dicas para favorecer a amplitude.

Por exemplo, usar porcelanato retificado e investir em cores claras, que aumentam a luminosidade e fazem com que o seu banheiro pareça maior.

Outra boa pedida é apostar na boa iluminação do local. Quando combinados com luzes direcionadas, os revestimentos em tons claros garantem elegância e sofisticação para o projeto.

Você ainda poderá inovar na paginação, como as técnicas de espinha de peixe, escama de peixe ou em diagonal, a depender do estilo de porcelanato, como as tábuas de madeira ou tijolinhos. Elas geram um efeito visual incrível.

Estampas e texturas de porcelanato para banheiro

Como já vimos, o porcelanato esmaltado é o que recebe uma camada de esmalte na sua finalização e pode ter, também, uma impressão com estampa.

Atualmente, graças à inovação das impressoras a laser, essas estampas estão muito fidedignas, recriando diferentes texturas e ajudando a inovar na decoração de banheiro. Existem inúmeras opções.

 É importante analisar qual é o estilo decorativo do seu banheiro e o que você deseja criar de impacto visual. Veja algumas ideias de porcelanato para banheiro com estampas.

Amadeirado

O porcelanato amadeirado é um dos queridinhos do momento. Prático e versátil, ele combina com diferentes ambientes. E é claro que também pode aparecer trazendo charme e aconchego ao seu banheiro.

O porcelanato para banheiro na versão amadeirada é tendência e favorece o aconchego (Projeto: Portobello S.A.)

Normalmente, o porcelanato amadeirado aparece combinado com outras opções nos banheiros. Por exemplo, a madeira na área do box e os cimentícios no restante do ambiente, criando uma sensação rústica superbacana.

Se você deseja um ar mais contemporâneo e elegante, poderá usar o porcelanato amadeirado combinado com as versões que recriam as pedras naturais, em especial o mármore.

Marmorizado

O mármore é, sem dúvida, um dos revestimentos mais procurados quando o assunto é banheiro. Contudo, a pedra natural apresenta alguns inconvenientes, sobretudo em relação à alta porosidade, que aumenta as chances de manchas.

Atemporal e sofisticado, o mármore combina com diferentes estilos decorativos  (Projeto: Portobello S.A.)

Se você ama os banheiros com mármore, mas está em busca de facilidade, nada melhor do que os porcelanatos marmorizados que reproduzem diferentes tipos da pedra, inclusive os mais raros e sofisticados.

Você poderá combinar diferentes tipos de mármore para a área do box, a bancada, os nichos, as paredes e o restante do ambiente. Também é possível integrá-los com produtos que interpretam cimento ou madeira.

Contemporâneos

Criatividade é o seu lema e você ama banheiros ousados? Então, os porcelanatos contemporâneos são a melhor escolha. Os que recriam o cimento queimado e os cimentícios são muito procurados, especialmente para compor uma decoração industrial.

Invista nos porcelanatos que recriam o concreto para ter um banheiro contemporâneo (Projeto: Portobello S.A.)

Mas você pode ir além. Por exemplo, com os porcelanatos que reproduzem diferentes tipos de pedras, como a pedra ferro. Esses produtos podem ser combinados com elementos modernos, como box de perfil preto, metais em outras cores e até louças de tons diferentes, como as pretas, que estão em alta.

Porcelanato para banheiro muito além do piso

O porcelanato para banheiro não precisa ficar restrito ao piso e à parede. Hoje, com o avanço da indústria, existem opções para revestir e decorar as bancadas, os nichos e muito mais. Veja quantas ideias incríveis nós separamos!

Paredes

Os porcelanatos também podem ser usados para revestir as paredes. Nos banheiros, esse resultado é incrível. Além da área do box, é possível usar esses materiais nas demais paredes do cômodo, criando sensações diferenciadas.

As paredes revestidas com porcelanato ajudam a transformar o visual do seu banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Outra ideia bacana é a dos porcelanatos que interpretam azulejos, como os que lembram os ladrilhos hidráulicos ou a escola de azulejaria portuguesa.

Os amadeirados e marmorizados são os mais buscados quando o objetivo é revestir as paredes. Mas nada impede você de criar versões diferentes combinando texturas como o cimento queimado ou compondo uma área com porcelanatos e pastilhas.

As pastilhas são uma tendência no mundo da decoração. Basta destacar um ponto da parede com elas para que o ambiente fique de cara nova.

É preciso tomar cuidado com os modelos autoadesivos e aqueles que têm áreas metalizadas. Com o passar do tempo, esse tipo de pastilha pode descolar e o metal ficar com aspecto enferrujado.

Bancadas

O porcelanato é excelente para a produção de bancadas e cubas para banheiros, porque ele tem baixo nível de absorção de água e alta durabilidade. Isso significa menos manchas e menores chances de trincas ou rachaduras.

Além disso, devido à enorme variedade de porcelanatos, você poderá optar entre diferentes tipos para criar as suas bancadas, como os amadeirados, marmorizados, cimentícios e diversos outros, de cores e padronagens distintas. Outra vantagem é que é possível criar as suas bancadas com design diferenciado, tornando o seu banheiro totalmente único.

Mas para obter todas essas vantagens, é importante escolher um porcelanato de qualidade no momento da fabricação da sua bancada.

Dê preferência aos modelos das lastras (por exemplo, com placas de 300×100 cm), compondo uma peça única, e aos porcelanatos retificados e finos (entre 3 e 6 mm de espessura).

Nichos

Os nichos de porcelanato são compartimentos inseridos nas paredes dos banheiros que ajudam a organizar diferentes itens, como produtos de higiene, saúde, beleza e até vasinhos de plantas.

Os nichos para banheiro em porcelanato são soluções modernas para otimizar e decorar (Projeto: Portobello S.A.)

Eles podem ser internos (quando são instalados dentro de um buraco feito exclusivamente para a sua colocação, em geral dentro do box) ou externos (quando são inseridos nas paredes sem que seja feita uma abertura nela).

Os nichos de porcelanato contam com uma série de vantagens, como instalação simples, acabamento de qualidade, fácil manutenção e alta resistência.

Por que usar o porcelanato para banheiro

O porcelanato para banheiro tem uma série de vantagens. Por isso é tão buscado atualmente. Entre as principais:

  • está disponível em diferentes tipos, estilos e modelos, inclusive os estampados, que permitem criar decorações ousadas e únicas;
  • possui versões em vários tamanhos, capazes de se adequar ao seu espaço e criar diferentes efeitos decorativos;
  • é um material bacteriostático (não permite que um micro-organismo se prolifere);
  • costuma ter baixa absorção de água, sendo mais seguro;
  • pode ser usado em pisos, paredes, bancadas e nichos;
  • oferece facilidade de limpeza e manutenção;
  • conta com alta resistência e durabilidade;
  • é menos suscetível a manchas.

Como limpar o porcelanato no banheiro

A manutenção do porcelanato para banheiro é simples. Na limpeza diária, você poderá começar retirando os resíduos soltos usando uma vassoura de cerdas macias.

O porcelanato para banheiro oferece facilidade de manutenção, otimizando a rotina (Projeto: Portobello S.A.)

Depois, em um balde, misture 5 litros de água e algumas colheres de detergente neutro. Molhe um pano nessa solução e passe em toda a superfície a ser limpa. Finalize secando com um pano seco e macio.

Se você precisa fazer uma limpeza mais pesada ou retirar encardidos, poderá usar Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso. Mas atenção, porque todos esses produtos devem ser diluídos em água e aplicados no porcelanato com um pano.

Jamais use produtos que contenham ácido fluorídrico, pois ele ataca a superfície do porcelanato e causa manchas irreversíveis. Evite também esfregar o material com esponjas de aço e outras similares.

Depois de todas essas dicas, já sabe qual porcelanato para banheiro usar? Então, acesse o site da Portobello e encontre inúmeras opções incríveis para dar mais personalidade ao seu projeto!

14 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Denise says:

    Achei tudo maravilhoso estou embarcando neste fantástico mundo da decoração, todas as dicas da Portobello estão me ajudando muito, estou decorando meu primeiro apartamento. Gostaria de saber se eu mandar a planta do meu apto se consigo uma sugestão de piso, Obrigada.

    • Equipe Portobello says:

      Olá Denise, tudo bem?

      Ficamos super felizes que tenha gostado de nosso conteúdo. É um prazer poder ajudar!
      Em relação ao piso, pedimos que visite uma de nossas lojas Portobello Shop, pois lá terão profissionais capacitados para lhe indicar a melhor opção.
      Você pode encontrar a unidade mais próxima no seguinte link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

      Agradecemos sua visita e ficamos à disposição.

      Um grande abraço,
      Equipe Portobello S.A

  • RUY EDUÃO FERREIRA says:

    Estou pesquisando um tipo de porcelanato para ser aplicado no box do banheiro. Os usuários são idosos e a preocupação diz respeito as quedas. Já pensamos em anti derrapantes e a preferência é por cores claras. Encontrei comentários sobre os de textura natural. Onde encontrar no Rio de Janeiro?

    • Portobello says:

      Olá, tudo bem? 😊

      Entendemos a sua preocupação. Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

      Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

      Ficamos à disposição!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Rosangela Doin Almeida says:

    Post muito interessante e esclarecedor.

  • Marine Vidros says:

    Show de Banheiros , lindos
    https://www.marinevidros.com.br/

  • Raul Lopes da Silva says:

    É possível receber o Catalogo de produtos da Porto Belo.

  • ana komel says:

    Ola, esttou procurando um piso para meu banheiro, gostaria de colocar porcelanato de madeira, porem
    como sou deficiente, nao pode ser escorregadio, qual seria o ideal
    obrigada

    • Portobello says:

      Olá, Ana,
      As madeiras Portobello com acabamento NAT (natural) atendem todos os requisitos solicitados na norma de desempenho para uso em banheiros residenciais, esta norma solicita que os revestimentos para áreas molhadas tenha atrito igual ou superior a 0,4.
      Com o seu relato, de possuir necessidades especiais e desejar um produto que seja mais eficiente, indicamos uma madeira com acabamento EXT (externo) dentro do box do banheiro, que possui atrito igual ou superior a 0,6 e na área externa do box as madeiras com acabamento NAT.
      Lembramos que os produtos com acabamento EXT são mais difíceis de limpar em relação ao NAT, mas trazem maior segurança ao usuário.
      Indicamos a visita em uma de nossas lojas para que possas verificar as texturas e escolher a que mais lhe agrada.

      Grande abraço,
      Equipe Archtrends Portobello

  • Emerson says:

    Boa tarde, estou realizando uma reforma e gostaria de obter informações dos melhores tipos ou tipo de pisos para banheiros que não gerem risco de escorregão mesmo úmido.