03.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Polignano al mare (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Conheça a Puglia, o novo hit do verão europeu

calendar-blank-line
03.09.2021
Das paisagens de tirar o fôlego com um mar cristalino a grandes museus e uma arquitetura única, conheça Puglia, o novo hit do verão europeu!
minutos de leitura

Localizada no sul da Itália, a região da Puglia é cada vez mais procurada, ano após ano, por turistas de todo o mundo. Considerado o novo hit do verão italiano, separamos alguns pontos para descrever o que faz deste destino um lugar tão especial.

Região da Puglia na Itália (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

No coração da região fica a cidade de Alberobello, com o seu característico centro histórico, considerado Patrimônio da Humanidade desde 1996, que conserva um núcleo inteiramente constituído por trulli - as casas típicas do centro-sul da Puglia. 

Polignano al mare (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Elas têm uma forma cilíndrica encimada por um cone, inteiramente construído em pedra com a base caiada a cal virgem. Frequentemente, o telhado é decorado com inscrições decorativas de várias formas desenhadas com leite de limão e representando símbolos zodiacais ou religiosos. São muitas as possibilidades de parar para um clique num destes edifícios antigos, cuidadosamente restaurados, mobiliados de acordo com a tradição e, claro, equipados com todas as comodidades modernas.

Região da Puglia na Itália (Imagem cortesia: Carolini Gomes)
Alberobello (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Lecce, conhecida como "a Florença do Barroco", é caracterizada por este estilo que encontramos em quase todos os edifícios monumentais da cidade. No período da contra-reforma a arte assumiu novas formas, dando origem a um estilo arquitetônico muito original em Lecce e no resto do Salento, que pretendia surpreender e estimular a imaginação. 

Lecce (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

As peculiaridades do Barroco de Lecce são uma particular riqueza e exuberância nas decorações, a influência vem do "plateresco" espanhol que se caracteriza pela imitação de "plata" (trabalhos de prata) e a utilização de um material particular, a pedra de Lecce, ou o mármore pobre, uma pedra macia e fácil de trabalhar, que endurece e ganha cor âmbar com o tempo. 

Região da Puglia na Itália (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Os edifícios que constituem o barroco em Lecce são muitos e os mais importantes são a Basílica de Santa Croce, um verdadeiro símbolo desse estilo, com uma fachada que parece um "altar bordado"; o vizinho Palácio do Governo; e a cênica Piazza della Catedral, considerada uma das mais belas da Itália, constituída pela Catedral e pelo Seminário.

Região da Puglia na Itália (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

A vila de Grottaglie, apelidada de "Cidade da Cerâmica", é o principal centro onde vive a arte de moldar o barro em um lugar único no mundo - um distrito inteiro de oleiros, localizado ao longo da ravina de San Giorgio. Vale a pena fazer um tour para descobrir as lojas esculpidas na rocha. São mais de cinquenta delas e algumas mantêm fornos antigos, onde é possível observar as diferentes etapas do processamento e comprar objetos tradicionais. 

Região da Puglia na Itália (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Ostuni tornou-se conhecida como a "cidade branca" graças às casas caiadas até os telhados, tradição que se espalhou desde a Idade Média. No tecido urbano medieval as ruas e espaços públicos eram muito estreitos e, o cal, facilmente disponível graças à geologia da zona, permitindo tornar a cidade e também os seus interiores mais luminosos. Aqui descobrimos a encantadora vila antiga da cidade, chamada Terra, que consiste em um conjunto de antigas construções brancas construídas umas sobre as outras. 

Ostuni (Imagem cortesia: Carolini Gomes)
Monopoli (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Para os amantes do mar e das águas cristalinas, Polignano al Mare e Monopoli são definitivamente paradas obrigatórias. Com suas belíssimas praias, tornaram-se o lugar perfeito para curtir o verão europeu!

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre a Puglia? Compartilhe com a gente a sua opinião! 

Quer conhecer outra região da Itália? Venha viajar com a gente pela Toscana!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Conheça a Puglia, o novo hit do verão europ...

Conheça a Puglia, o novo hit do verão europeu

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies