14.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Foto aérea do Terminal de Cruzeiros de Lisboa (Foto: Tim Koning)

Projetos minimalistas ícones da arquitetura contemporânea portuguesa

calendar-blank-line
14.03.2022
Carrilho da Graça Arquitectos é um dos escritórios que representam a arquitetura contemporânea em Lisboa, conheça dois de seus projetos minimalistas.
minutos de leitura

Durante uma recente visita a Lisboa, conhecemos algumas das obras do premiado escritório português Carrilho da Graça Arquitectos. A arquitetura contemporânea portuguesa, caracterizada por sua simplicidade, detalhes limpos e geometria clara é realmente fascinante e gostaríamos de apresentar aos nossos leitores dois projetos minimalistas incríveis desse escritório que vale a pena conhecer.

Terminal de Cruzeiros de Lisboa

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa é um projeto referência no mercado de cruzeiros internacional e coloca Lisboa entre um dos portos mais bem servidos da Europa.

O edifício integra a nova Gare Marítima e o Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, oferecendo boas condições para acolher navios e passageiros oriundos de cruzeiros. Inaugurado em 2017, venceu o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura no mesmo ano, um dos mais importantes prêmios de arquitetura em Portugal.

vista aérea do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Foto aérea do Terminal de Cruzeiros de Lisboa (Foto: Tim Koning)

A flexibilidade, acessibilidade, segurança e conforto são os principais critérios utilizados para a idealização desse projeto, que tem uma área aproximada de 13.800 metros quadrados. Em conjunto com o edifício do terminal de Santa Apolónia, é servida por um cais com 1.490 metros de comprimento, possuindo capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões.

Acesso à cobertura do projeto minimalista Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Acesso à cobertura do projeto minimalista Terminal de Cruzeiros de Lisboa (Foto: Ana Luiza Camargo)

Sua arquitetura supercompacta chama a atenção, e pensamos: o que faz um bloco retangular flutuante de concreto por aqui?!

O edifício realmente quase que flutua do chão e se não soubéssemos a respeito do seu uso de antemão, poderíamos achar que fosse uma extensão do pátio público que permeia as margens do rio Tejo criando um interessante mirante.

A planta baixa é superfluida e incorpora o espaço público dentro do edifício, o que convida muitas pessoas que estão por ali de passagem a entrarem e percorrerem o edifício, mesmo quem não pretende entrar em um navio.

Vista de cima da cobertura do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Vista de cima da cobertura do Terminal de Cruzeiros de Lisboa (Foto: Tim Koning)

A cobertura é a cereja do bolo desse projeto, um mirante minimalista enorme com uma linda vista para o Tejo e para o skyline da cidade de Lisboa. Os detalhes superlimpos do edifício e seu concreto quase branco que chega a refletir o sol de Portugal faz com que a arquitetura quase desapareça, oferecendo ao visitante a experiência de voltar toda a sua atenção à paisagem de Lisboa e ao Tejo.

Vista para a cidade de Lisboa
Vista para a cidade de Lisboa desde a cobertura do edifício (Foto: Ana Luiza Camargo)
Detalhe da cobertura de concreto e guarda corpo em vidro
Detalhe da cobertura de concreto e guarda corpo em vidro (Foto: Ana Luiza Camargo)

Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge em Lisboa

Localizado no terreno do Castelo de São Jorge, em Lisboa, o núcleo arqueológico foi construído com o intuito de proteger e destacar o terreno arqueológico que contém vestígios do período de ocupação dessa região: povoamentos da Idade do Ferro (século VII A.C. ao III A.C.), habitações muçulmanas medievais e um palácio do século XV.

Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge em Lisboa
Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge em Lisboa (Foto: Ana Luiza Camargo)

O local é delimitado por uma estrutura de aço corten contendo todo o seu perímetro e permitindo o acesso e a visão panorâmica do local. Através de diferentes alturas do terreno é possível percorrer todo o perímetro e observar as ruínas de cada tempo histórico.

casa muçulmana do século XI
Volume representa uma interpretação de projeto de uma casa muçulmana do século XI (Foto: Ana Luiza Camargo)

O volume branco flutuante chama a atenção! Também projetado de maneira minimalista e com detalhes limpos, essa parte do projeto tenta reproduzir, por meio da interpretação conjectural, a experiência espacial de uma casa muçulmana do século XI para proteger as ruínas e os afrescos encontrados no terreno.

A disposição da casa se dá como uma série de salas independentes posicionadas em torno de um pátio que introduzia iluminação natural e ventilação em uma habitação externamente isolada.

Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge em Lisboa
Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge em Lisboa (Foto: Ana Luiza Camargo)

Já conheciam esses dois projetos? Podemos aprender muito com a simplicidade e com projetos minimalistas da arquitetura contemporânea portuguesa e também com a valorização e respeito à história.

Leia mais: A reforma de um apartamento do século XVII em Lisboa

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projetos minimalistas ícones da arquitetura ...

Projetos minimalistas ícones da arquitetura contemporânea portuguesa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies