17.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
living gourmet achathon
O projeto segue o conceito de slow living, com ambientes que estimulam a conexão e o apego ao que realmente importa (Projeto: Dias de Casa + NV Arquitetura)

Projeto aconchegante e feminino vence o concurso Archathon

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.05.2022
O Archathon é uma vitrine para o talento de jovens arquitetos e designers de interiores. A etapa da região Sudeste foi a primeira de 2022, vencida pela dupla de arquitetas cariocas Júlia Souto e Natália Viviani
minutos de leitura

O Tour Archathon, badalado desafio para arquitetos e designers de interiores, já tem o primeiro projeto vencedor de 2022. Uma dupla de arquitetas do Rio de Janeiro, inscritas na etapa da região Sudeste, foi a primeira a ganhar o desafio esse ano, criando os ambientes de uma casa. As arquitetas cariocas Júlia Souto, do DiasdeCasa, e Natália Viviani, do NV Arquitetura, receberam o título de campeãs desta etapa.

A decisão foi anunciada pelo time estrelado de jurados: Patricia Pomerantzeff, do Doma Arquitetura e Lufe Gomes, do Life By Lufe, os dois maiores youtubers do segmento de decoração do Brasil, a arquiteta e fotógrafa Mariana Orsi e o designer e influenciador Fábio Marx.

Ao escolher o projeto da Dias de Casa + NV Arquitetura, os jurados destacaram como as arquitetas conseguiram compreender o briefing e o conceito, e transformaram a apresentação em uma narrativa que colocou as clientes totalmente no centro da criação.

O Archathon funciona assim: todos os profissionais de arquitetura inscritos na etapa recebem o mesmo briefing para o desenvolvimento deste projeto e, a partir daí, criam suas propostas. As vencedoras Júlia e Natália imaginaram que uma família de três mulheres moraria naquela casa: uma médica intensivista, mãe de gêmeas de quatro anos, que é carioca e vive em São Paulo. 

“Essa casa é um presente para mim e para minhas filhas, ela não tem muita regra e queremos o oposto de um ambiente de hospital”, seria o pedido da moradora. As arquitetas, então, criaram para essas três clientes uma casa aconchegante, super feminina e que entrega a leveza do Rio de Janeiro com a praticidade de São Paulo.

slow living rosa
O projeto segue o conceito de slow living, com ambientes que estimulam a conexão e o apego ao que realmente importa (Projeto Dias de Casa + NV Arquitetura)

"Design e arquitetura são sobre contar uma história. As vencedoras conseguiram pegar o conceito e aplicar com louvor no projeto. Ficou uma casa com cara de casa", afirmou Fábio Marx, designer de interiores e jurado.

O fotógrafo de arquitetura Lufe Gomes, outro jurado do Archathon, também pontuou os motivos que levaram o projeto das arquitetas cariocas à vitória: “Encontramos no projeto vencedor soluções arquitetônicas, design, alma, carinho e bem-estar", detalhou.

O que tanto encantou o time de avaliadores teve a ver com detalhes técnicos, soluções inovadoras e especificação dos materiais. Mas foi além. Os jurados ficaram encantados também com a apresentação do projeto, que contou a história das clientes. Quer conferir o que eles assistiram? Veja a seguir:


A narrativa ilustrou a história das clientes e a visualização de todas essas possibilidades. “Foram muitos detalhes que me conquistaram. A gente encontrou tudo isso no projeto final, através das imagens que foram apresentadas, no moodboard, naquele piso num tom de rosa que chamou bastante a minha atenção", explica a jurada Patricia Pomerantzeff, que também é arquiteta.

adega climatizada
A adega climatizada é um destaque na área social (Projeto Dias de Casa + NV Arquitetura)

Portobello no Tour Archathon 2022

Uma das diretrizes para os profissionais envolvidos no concurso é a utilização de produtos da Portobello em seus projetos. Além disso, os participantes contam com a mentoria técnica das equipes da Portobello Shop e de outras 13 marcas indicadas. A Portobello ofereceu um encontro de uma hora para falar sobre seus produtos, tirar dúvidas e também fez parte da avaliação dos projetos.

O projeto vencedor utilizou no piso o lançamento Oh!Take Cliff, uma interpretação de concreto, fruto da cocriação com o arquiteto Ruy Ohtake. O produto puxa levemente para o rosa, tonalidade que ficou mais evidente em contato com outros elementos da paleta rosada. Os azulejos Terralma Riviera foram aplicados em um módulo do rack feito sob medida, confirmando essa tendência feminina.

O living gourmet ganhou um brilho especial com a bancada tipo península, que foi construída com Lastras Bianco Covelano, da linha Timeless. Os formatos gigantes oferecem a possibilidade de fazer uma aplicação contínua, sem emendas.

Ainda, uma parede de destaque na área externa recebeu o ladrilho decorado Neotropical Black Mix, da linha Ipanema, design de Oskar Metsavaht, inspirado no Rio de Janeiro - trazendo a alma carioca no espaço ao ar livre.

Na parte superior da casa, no banheiro das meninas, a escolha foi pela pastilha Bonbon Aquamarine para a área do box, criando ponto de destaque. Esse produto tem design irregular, assinado pela italiana Paola Navone.

banheiro rosa com pastilhas
No banheiro da irmãs o destaque fica para a área do box, com pastilhas irregulares Bonbon Aquamarine (Projeto Dias de Casa + NV Arquitetura)

Sobre o Tour do Archathon 2022 

Foram 10 escritórios da região Sudeste finalistas nessa primeira fase do concurso de arquitetura. Os participantes relatam que a experiência é uma jornada de aprendizado, uma vez que gera networking e conhecimento entre os envolvidos.

Confira também a lista dos demais finalistas:

  • Nós arquitetura
  • Studio 88
  • Migo Arquitetura
  • Dizáin Arquitetura e Interiores
  • NMB Arquitetura
  • Marlon Jr. Arquitetura
  • LN Arquitetura (Larissa Neves Arquitetura)
  • Jaqueline Silva - Arquitetura e Interiores
  • WELLCOE

O prêmio da primeira etapa do concurso, que tem metodologia única para o setor, é uma viagem para a maior feira de arte da América do Norte: Art Basel, que acontece em Miami, nos Estados Unidos, em dezembro deste ano.Agora o concurso segue para suas próximas etapas regionais, com representantes do Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. A edição do Archathon Centro-Oeste já está com as inscrições abertas. Para ter acesso às informações completas, e saber como participar, acesse o site da Archademy.

Julia Souto e Natália Viviani
Júlia Souto (Dias de Casa) e Natália Viviani (NV Arquitetura) receberam o prêmio em São Paulo
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projeto aconchegante e feminino vence o concu...

Projeto aconchegante e feminino vence o concurso Archathon

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Solução totalmente integrada com a historia da familia !!! Apresentação do projeto diferenciada. Parabéns as arquitetas vencedoras.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies