26.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
BIG-Bjarke Ingels Group

Sluishuis: novo projeto sustentável assinado por BIG em Amsterdã

calendar-blank-line
26.05.2022
Em fase final de construção, o projeto sustentável Sluishuis surpreende por seu formato e conceito; saiba mais
minutos de leitura

O arquiteto mundialmente conhecido, Bjarke Ingels (BIG), projetou em parceria com o escritório holandês Barcode um complexo residencial em Amsterdã, o Sluishuis. É um projeto sustentável que funcionará como um bairro autossuficiente, medindo aproximadamente 100 x 100 metros.

Em fase final de construção, o Sluishuis chama a atenção por estar próximo à água e por apresentar um formato diferenciado. O bairro contém, além de unidades residenciais, espaços destinados ao comércio e áreas de recreação pública, ou seja, os moradores não serão os únicos a desfrutarem desse projeto incrível!

Imagem por BIG-Bjarke Ingels Group
Imagem por BIG-Bjarke Ingels Group

Como bem sabemos, a cidade de Amsterdã é rodeada pelos seus famosos canais, e possui muitos lugares para recreação na água. Entretanto, esses lugares surgiram de forma informal, sem planejamento. 

Com o Sluishuis, um projeto de paisagem aquática também foi desenvolvido de modo estratégico, conectando o tecido urbano com a nova construção. Há, por exemplo, uma ilha com uma área de lazer e um cais de 400 metros de comprimento com ancoradouros para barcos veleiros.

Imagem por BIG-Bjarke Ingels Group

Em breve, será possível navegar por baixo do edifício! Esse formato especial do Sluishuis oferece tipologias únicas de apartamentos com uma orientação solar otimizada e vistas panorâmicas.

Construção do projeto sustentável Sluishuis (Foto: Hay Kranen)

O projeto visto de cima é como se fosse um clássico bloco de quarteirão europeu com um pátio interno, típico dos planos de Cerdà para a cidade de Barcelona, por exemplo. No entanto, se olharmos para o edifício através da escala humana, as extremidades do quarteirão formam ângulos inesperados, criando formas incrivelmente assimétricas. 

Imagem por BIG-Bjarke Ingels Group

Detalhes do projeto sustentável

A sustentabilidade nesse projeto é presente em diversas formas, sobretudo nas instalações gerais do edifício. Os apartamentos são equipados com instalações energeticamente eficientes para o aquecimento, refrigeração e ventilação. 

Essa tecnologia garante o conforto térmico em todas as estações do ano. É possível controlar a temperatura da casa remotamente através de um termostato inteligente.

Imagem por BIG-Bjarke Ingels Group

O Sluishuis terá um coeficiente de desempenho energético de -0,01. Isso significa que o edifício gerará mais energia do que irá consumir. Isso é alcançado através dos painéis solares, instalados na cobertura do edifício e também através de uma ilha solar, que possui instalação eficiente de bomba de calor para distribuir pelo edifício. 

Além disso, o projeto sustentável possui um isolamento térmico excelente (incluindo vidros triplos) e o aquecimento ou resfriamento de um ambiente estará dependente de seu uso. Ou seja, existirá um sistema inteligente através de um aplicativo que monitora o uso de cada ambiente de um apartamento, evitando o uso desnecessário de energia que não estarão sendo usados

Incrível, não é mesmo? 

Construção do Edifício Sluishuis (Foto: Hay Kranen)

A sustentabilidade também desempenha um papel importante na forma de construir o edifício. Foram utilizados ao máximo materiais de construção reciclados, reutilizáveis ​​e renováveis. Após a finalização da construção, os terraços públicos que conectam o edifício serão cobertos de vegetação, trazendo assim mais natureza para esse novo ambiente e complementando a arquitetura.

Nós pretendemos acompanhar a inauguração de Sluishuis e compartilhar aqui com os nossos leitores mais fotos do projeto sustentável finalizado, sendo utilizado por seus moradores e apreciadores da arquitetura contemporânea. 

Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!

LEIA MAIS: A hora da SUSTENTABILIDADE…

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sluishuis: novo projeto sustentável assinado...

Sluishuis: novo projeto sustentável assinado por BIG em Amsterdã

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies