Menu
Projetos e Obras
Busca

Detalhe do encontro do telhado de duas águas de ambos os edifícios (Foto: Giovanni Galanello)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Collodi Primary School: inclusão arquitetônica em um projeto de escola

21/02/2022

Conheça o edifício Collodi Primary School, um projeto de escola que visa à sustentabilidade e o respeito à história.

A expansão e requalificação do complexo Collodi Primary School é um projeto de escola que surgiu com a necessidade da Prefeitura de Seveso, na Itália, de oferecer aos cidadãos um espaço aberto para a vida social dos jovens.

O projeto previa a construção de um novo ginásio escolar, a ampliação de uma biblioteca e de espaços didáticos para a escola primária italiana. Sua arquitetura contemporânea segue critérios de sustentabilidade ambiental, projetado pelo estúdio de arquitetura Settanta7.

Fachada do projeto de expansão da Collodi Primary School por Settanta7 (Foto: Giovanni Galanello)

A estrutura do projeto de escola abrange 1.500 metros quadrados de área. Foi concebida e criada em função da forte ligação com o espaço verde exterior, além de ter respeitado a arquitetura histórica da antiga escola existente. A obra foi projetada nos anos 50 por Asnago e Vender.

O novo edifício integra harmoniosamente o ginásio novo, retomando alguns traços da escola existente. Como, por exemplo, através do telhado de duas águas, elemento fortemente característico do projeto.

A escolha de cores do novo edifício o torna mais acolhedor e pensado para estar aberto aos cidadãos além do horário normal das aulas.

Detalhe do encontro do telhado de duas águas de ambos os edifícios (Foto: Giovanni Galanello)

Um ponto forte do projeto dos arquitetos da Settanta7 foi a atenção quanto à eficiência energética, ambiental e iluminação correta do edifício. A grande janela na fachada principal gera uma forte presença de luz natural, condições ideais para o treino dos jovens. A utilização de material reciclado local, com baixo teor de poeira, garantiu a construção do edifício de forma sustentável e mais saudável para os alunos.

O projeto de escola seguiu princípios da arquitetura bioclimática, como presença de painéis fotovoltaicos, iluminação de LED e sistema de aquecimento integrado.

O estúdio de arquitetura Settanta7 é famoso na Itália por seu approach sustentável presente em todos os seus projetos e criações. Prezam por minimizar o impacto econômico e ambiental, enquanto melhoram a qualidade de vida das pessoas que presenciam sua arquitetura.

Conheça também outros exemplos de projetos de arquitetura sustentável, como o De Ceuvel, em Amsterdã

Interior do ginásio esportivo (Foto: Giovanni Galanello)

Para o Collodi Primary School, o estúdio optou por combinar diferentes tipos de madeira no projeto, dependendo do uso do espaço. Pilares e vigas de madeira laminada foram escolhidos para formar as estruturas do complexo esportivo, deixando amplos vão livres dentro do ginásio para a melhor prática de esportes.

O resultado é um edifício com forte característica, evocando modernidade, mas ao mesmo tempo aconchegante devido aos tons quentes e materiais escolhidos.

A escolha dos materiais e sistemas construtivos trouxeram soluções de montagem intuitiva, o que garantiu uma rápida execução dessa intervenção arquitetônica na escola primária existente.

Revestimentos coloridos no projeto de escola (Foto: Giovanni Galanello)

E no que diz respeito aos acabamentos interiores, o estúdio optou por usar cerâmica colorida, revestindo zonas úmidas como vestiários, dando um toque mais alegre e jovial ao espaço. E pavimento fono absorvente para a área desportiva para melhor acústica do espaço.

Quer dar esse toque colorido e jovial para o projeto também? Conheça a linha Athos Bulcão da Portobello.

O projeto da Collodi Primary School nos mostra como é possível projetar a expansão de um edifício, respeitando a arquitetura histórica de um local, além de promover a sustentabilidade.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *