17.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Veja como tornar a experiência de receber visitas em casa ainda mais especial (Foto: fauxels)

8 dicas para preparar a casa para receber visitas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.02.2022
Vai receber visitas durante as férias? Veja como preparar a casa para oferecer uma estadia agradável para amigos e familiares!
minutos de leitura

Criar uma atmosfera aconchegante para receber visitas em casa ajuda a tornar essa experiência mais agradável. Durante o período de férias, hospedar familiares e amigos por alguns dias é comum. Afinal, é época de viajar e passear, aproveitando o tempo livre em boa companhia.

Nesse sentido, para receber seus convidados em grande estilo, vale a pena preparar o lar com carinho. Essa é a melhor maneira de garantir que eles terão tudo o que precisam para se acomodar com o máximo de conforto.

Mas por onde começar? Quais são os principais pontos de atenção na hora de organizar a casa para receber visitas? É o que vamos mostrar para você neste artigo!

8 dicas para receber visitas do jeito que elas merecem

Um bom anfitrião deve oferecer para as visitas mais do que um cantinho para dormir, concorda? Claro, a sua casa não precisa ser um hotel cinco estrelas. No entanto, dar uma atenção especial a alguns detalhes é importante — tanto para você quanto para os convidados. Dessa forma, todos podem se sentir à vontade durante o período sob o mesmo teto.

1. Calcule quantas pessoas sua casa consegue acomodar

Na falta de camas, sofás e colchões colocados no chão podem servir para passar uma boa noite de sono
(Projeto: Alisson Formigoni)

É claro que tudo vai depender da circunstância e da necessidade. Porém, antes de fazer o convite, veja o número de pessoas que é possível acomodar de forma confortável na sua casa. A partir disso, fica mais fácil definir quem convidar.

Isso não significa que você tenha que excluir alguém por não ter camas para todo mundo. Sobretudo se elas estiverem vindo de outra cidade para um encontro especial com a sua família, provavelmente não se incomodarão em ter que dormir uma noite no sofá da sala, por exemplo.

Como veremos nas próximas dicas, é uma questão de preparar os ambientes com carinho. Seu evento não precisa ser limitado por conta de detalhes como esse. Mas deixe claro para os convidados o que o seu lar pode oferecer a eles para alinhar as expectativas.

2. Leve em conta o perfil e os gostos dos convidados

Se você está convidando pessoas para ficar na sua casa, deve conhecê-las minimamente bem, certo? Mas, em caso de dúvidas, não deixe de perguntar sobre suas preferências ou restrições, sobretudo em relação à alimentação.

Imagine comprar carnes para um churrasco e descobrir na hora que seu convidado é vegetariano. Fica chato, não é mesmo? Por isso, a melhor estratégia é conversar com as visitas antes de recebê-las. Dessa forma, é possível oferecer uma estadia mais agradável.

3. Planeje o cardápio

Descubra o que as pessoas gostam de comer antes de montar o cardápio (Foto: August de Richelieu)

Quem gosta de cozinhar pode preparar refeições completas e pensar em pratos especiais para servir. Mas, se esse não for o seu caso, escolha alguns alimentos práticos para petiscos ou lanches. E o mais importante: faça escolhas com base nos gostos das visitas. Pense também em opções de bebidas que agradem a todos, de sucos a drinks criativos.

Além disso, não deixe de escolher uma toalha bonita e as melhores louças para arrumar a mesa, de modo a encantar seus convidados.

4. Faça uma boa faxina

Quando o assunto é arrumar a casa para receber visitas, a limpeza costuma ser uma das maiores preocupações. Afinal, quem é que não quer estar com o lar limpo e organizado nessas ocasiões?

Por isso, uma dica é aproveitar para fazer uma faxina completa na residência antes da chegada dos convidados.

Além de tirar o pó, aspirar e passar pano, limpe vidros, janelas e armários, se você tiver tempo e disposição para tanto.

Dependendo do caso, contratar um serviço profissional de faxina também pode ser uma boa alternativa.

No entanto, ninguém precisa virar o neurótico da limpeza por conta das visitas. Dê prioridade aos ambientes que serão mais frequentados por elas durante a estadia, como cozinha, sala e banheiro.

5. Prepare o lugar onde as visitas vão dormir

Arrume com carinho a cama dos seus convidados Projeto: Portobello S.A.)

Tem um quarto de hóspedes em casa? Deixe o ambiente organizado, com tudo o que seus convidados necessitam para ter uma boa noite de sono. Na hora da limpeza, lembre-se de lavar cortinas, tapetes e roupas de cama para eliminar o pó.

Caso seja preciso acomodar os convidados no escritório ou na sala de estar, por exemplo, deixe tudo o que eles precisam separado. Além de providenciar colchões confortáveis, reúna travesseiros, roupas de cama e cobertas.

6. Monte um kit de amenidades

Deixe itens de higiene pessoal à disposição das visitas (Foto: reneereneee)

Quando vamos viajar, sempre tem aqueles itens essenciais que fazem muita falta se forem esquecidos. Esse é o caso de toalha, escova e pasta de dentes, sabonete, shampoo, condicionador, desodorante etc.

Para garantir que as visitas se sintam em casa, prepare um kit com os produtos mais importantes, caso elas precisem.

7. Compartilhe todas as informações essenciais

O segredo para que todos fiquem à vontade é compartilhar as informações necessárias, como senha da internet, comércios próximos e passeios na região, entre outros.

Também deixe tudo o que eles possam precisar à vista ou diga onde podem encontrar, como papel higiênico, remédios, toalhas de banho etc. Dessa forma, se precisarem, nem vão perguntar.

8. Cuide com carinho da decoração

Avalie o espaço disponível e veja quais plantas é possível incluir nos ambientes da casa (Projeto: Portobello S.A.)

E por que não dar um toque especial à decoração? Além de organizar a casa, inclua itens como vasos de plantas, velas e outros objetos que ajudem a deixar os ambientes mais aconchegantes.

Colocar almofadas estampadas na cama ou jogar uma manta bonita em cima do sofá são detalhes que fazem toda a diferença.

Essas dicas mostram que preparar a casa para receber visitas é simples. Basta ter em mente quais são os principais pontos de atenção. Conhecendo bem os seus convidados, você certamente saberá o que eles precisam para uma estadia agradável.

Precisa de ajuda para dar uma cara nova à sala de estar? Confira dicas para manter esse ambiente bem organizado e decorado!

Foto de destaque: Veja como tornar a experiência de receber visitas em casa ainda mais especial (Foto: fauxels)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

8 dicas para preparar a casa para receber vis...

8 dicas para preparar a casa para receber visitas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies