13.05.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Pré-fabricados de concreto: é possível aplicar em obras menores?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.05.2017
minutos de leitura

Tão importante quanto os itens de decoração ou as características estéticas que remetem à personalidade do cliente, a parte estrutural de uma construção é fator primordial que determina a vida útil da residência e, ainda, evita dores de cabeça depois.

A estrutura da casa é composta por vigas, colunas e vergalhões que sustentam paredes, lajes e coberturas. E cada um desses componentes pode ser constituído de vários materiais, alguns mais resistentes e duráveis que outros. Os materiais podem ser concreto, madeira, aço, combinações entre eles e outros.

Construções feitas de pré-fabricados de concreto já são recorrentes em outros tipos de edificações e ganham mercado no ramo residencial. Quer conhecer as características principais dos pré-fabricados de concreto e como utilizá-los em residências? Continue a leitura do artigo!

Atributos dos pré-fabricados de concreto

Os pré-fabricados são estruturas produzidas fora do lugar em que serão instaladas. Geralmente, são pilares, paredes, vigas, partes da fundação e telhas, que antes tinham aplicação mais conhecida em indústrias e edifícios comerciais. Normalmente, os blocos são constituídos por brita, ferro, concreto e areia.

O modelo se torna tão atrativo por acelerar a construção, isto é, a montagem das estruturas pré-fabricadas é bem mais rápida (em média, quatro vezes mais veloz) do que uma obra de construção usual, uma vez que as “peças” são encaixadas e já compõem a estrutura. Também garante uma grande precisão dimensional do projeto e diminui as chances de erros.

Outro aspecto que vale ser considerado é o sistema industrial de fabricação desse tipo de material. A alta tecnologia envolvida no processo exige que o material siga normas e padronagens que asseguram a qualidade do produto. Além disso, as fábricas têm que oferecer uma série de garantias para os compradores, entre elas: registro de data, responsável técnico e especificações do concreto usado.

Podemos considerar a alta durabilidade e a simplicidade na manutenção como vantagens adicionais.

Uma dica: não confunda os materiais pré-fabricados de concreto com os materiais pré-moldados, também de concreto. A diferença é pouca, mas é preciso considerá-la. Basicamente, os pré-moldados são produzidos fora do local em que serão instalados e contam com critérios menos rigorosos de inspeção e controle de qualidade. A fabricação industrial dos pré-fabricados é o que garante maior precisão do material.

pré-fabricados de concreto

Vantagens na prática

Quando aplicados em construções, sejam elas menores ou maiores, os pré-fabricados agilizam a execução da obra e reduzem o número de trabalhadores contratados. Isso acontece porque eles vêm prontos para serem montados e não necessitam de preparo de outros materiais — apesar de demandarem um conhecimento específico acerca da montagem dos blocos.

O custo dos blocos é variável e depende das características da construção e da quantidade necessária. Em média, o valor fica entre R$ 500 e R$ 800 por metro quadrado. Avaliando o custo do material, o valor total pode ficar um pouco maior do que em construções comuns. Entretanto, considerando a diminuição do tempo e a redução do quadro de funcionários, é uma opção interessante.

Outra vantagem é a sustentabilidade. A poluição derivada da construção civil é uma das atividades humanas que mais geram resíduos, tanto de materiais particulados quanto de gases. O projeto se torna mais sustentável utilizando os pré-fabricados, tendo em vista que há uma redução na quantidade necessária de materiais de construção. Também há menos resíduos e entulhos no canteiro de obra — evitando o descarte inadequado e o desperdício de recursos. Além disso, o concreto pode ser reaproveitado e reciclado.

A segurança da estrutura é mais um fator que vale ser avaliado. As casas de alvenaria no Brasil apresentam boas estruturas e bastante estabilidade. Mas as residências construídas com peças ou blocos pré-fabricados são ainda mais estáveis, precisas e seguras, até mesmo contra incêndios e impactos.

pré-fabricados de concreto

Usos e tendências

Pode parecer que as construções feitas com os blocos assumem formas limitadas, simples e pouco modernas, mas na verdade as construções podem se adaptar ao gosto e à necessidade do cliente, respeitando as limitações do fabricante.

O mais interessante é a possibilidade de customizar a casa do jeito que o cliente deseja e, ainda, aplicar as mais novas tendências da arquitetura.

Separamos, a seguir, algumas dicas e modelos para você se inspirar:

1. Invista nos revestimentos e complementos

A primeira dica é apostar nos “acessórios” da casa. Com o concreto em alta na arquitetura, é possível utilizar a beleza e a modernidade do material para construir ambientes aconchegantes e minimalistas, sem perder o charme industrial.

O material pode ser aproveitado em paredes, forros, pisos e até em itens de decoração, combinado com madeiras, vidrarias, móveis laqueados, pedras e tecidos das mais variadas cores.

A pegada industrial do concreto contrasta muito bem com áreas verdes. Além de jardins comuns, as construções atuais apostam em jardins suspensos, paredes vivas e telhados verdes.

2. Inove no formato da casa

Outra tendência é dar um toque especial na forma da residência. Com os blocos pré-fabricados, você pode apostar na projeção de casas minimalistas com formatos quadrados e retangulares, que são conhecidas como casas-caixa.

Esse modelo conta com a planta mais baixa, com um único bloco ou vários, um ou mais andares. Pode ser facilmente ampliada com a adição de novos módulos. Para a casa ficar moderna e ainda mais bonita, complemente com grandes janelas de vidro e revestimentos na fachada, com aparência de pedras ou de madeira. Arquitetos mais ousados também apostam em espelhos na frente da casa.

3. Reaproveite os espaços

As casas pré-fabricadas de concreto ainda oferecem a oportunidade de reorganizar espaços comuns, diminuir o número de paredes e criar níveis diferentes de forma rápida e segura.

Esse tipo de construção facilita a utilização de espaços menores, principalmente pela precisão de cada peça e pela otimização do uso dos materiais. Assim, terrenos ou projeto pequenos aparentam ser maiores e conseguem receber mais móveis ou mais ambientes.

Portanto, os pré-fabricados de concreto são soluções da engenharia para facilitar e incrementar projetos arquitetônicos. Representam uma ótima chance de reduzir custos, agilizar a construção e assegurar qualidade e durabilidade da residência. Faz parte do papel do arquiteto estar sempre alinhado com um engenheiro para garantir todas as vantagens que esse tipo de construção pode apresentar.

Gostou do conteúdo? Confira mais um artigo do nosso blog sobre dicas de decoração infalíveis para salas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pré-fabricados de concreto: é possível apl...

Pré-fabricados de concreto: é possível aplicar em obras menores?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Belo artigo. Tenho pesquisado sobre essa forma de construção com pré-fabricados, mas confesso que, encontrar empresas que realizam este serviço para pequenas obras é bem difícil. A maioria é voltada para grandes edificações.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies