30.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Os pratos de argila se encaixam muito bem com os detalhes da mesa posta (Fonte: Westwing)

Inspirações para montar um espaço decorado com pratos de argila

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.06.2021
As refeições cotidianas ou eventos com presença de visitantes especiais em casa pedem um conjunto de pratos de argila para engrandecer a composição de uma mesa posta para jantar ou para destacar a estética das paredes do lar.
minutos de leitura

Ao pensar na decoração de mesa para jantar, a argila é uma matéria-prima que garante versatilidade para produção de produtos em cerâmica e em porcelanato, garantindo uma composição super sofisticada. Por isso, ao investir em um jogo de pratos em cerâmica, você garante praticidade e muita elegância ao montar uma mesa bem decorada, com peças que exalam harmonia no ambiente.

pratos de argila
Pratos de argila em tons terrosos agregam uma proposta moderna para a mesa posta (Fonte: Westwing)

Se você está buscando inspirações para montar um espaço bem decorado com pratos de argila, confira as ideias que o Westwing selecionou para você. Depois dessas dicas, pode ter certeza de que suas refeições vão estar recheadas de sabor, classe e requinte!

Como fazer pratos de argila?

pratos de argila
Os pratos de argila se encaixam muito bem com os detalhes da mesa posta (Fonte: Westwing)

As matérias que compõem os pratos de argila para decoração podem ser feitas a partir de diferentes tipos de argila, o que vai agregar alguma especificidade para cada material. O resultado da decoração com pratos de argila é esteticamente forte e encantador. Muitas pessoas resgatam a experiência de trabalho manual com a argila, produzindo peças únicas e carregadas de beleza. 

A produção de pratos com argila e outros utensílios de cozinha é uma das artes mais antigas do mundo e por mais que os processos de produção da cerâmica também tenham se industrializado, é possível fazer pratos de argila marcadas com um estilo de artesanato personalizado. E melhor é que os itens de argila podem ser usados tanto para servir, durante as refeições, quanto para decorar as paredes de casa

A argila é fortemente aplicada para a fabricação de cerâmica, um material que pode ser submetido a altas temperaturas e apresenta uma resistência incrível. Pode ter um acabamento esmaltado ou envernizado, então fique à vontade para montar uma composição com belos pratos de cerâmica ornamentados, variando entre tamanhos e formatos.

A cerâmica terracota tem a fabricação a partir da argila cozida em forno e permite diversas pinturas na superfície que é lisa. A cerâmica Grês é um tipo de cerâmica envidraçada feita a partir da mistura de argila, quartzo, feldspato e areia. Essa é uma alternativa que também pode ser pintada com facilidade. Abuse da criatividade e promova grande destaque com a argila na decoração da sua casa.

Uma ótima dica para acertar em cheio e decorar as paredes com pratos em cerâmica é utilizar as versões da argila branca. Você pode misturar diferentes estampas e cores para criar uma decoração sofisticada para além da mesa posta. Um acabamento mais preciso é o que vai garantir os detalhes e o capricho no produto artesanal com argila.

Como escolher os pratos de argila para a mesa posta?

A argila é um material bem versátil quando aplicado à decoração de mesa e pode trazer uma diversidade de alternativas em diferentes ocasiões. Uma mesa posta completa não dispensa os pratos rasos, fundos e os pratos de sobremesa de argila. Esses são os três tipos de pratos essenciais para que não falte nada durante as refeições, além de organizar e assegurar um visual completo.

O ideal é ter um um conjunto de pratos de argila para usar de acordo com a proposta de cada contexto. Se a intenção é criar uma decoração moderna, um conjunto de pratos de argila se encaixa super bem com guardanapos coloridos na mesa. Os pratos pretos são aliados para compor uma mesa moderna e cheia de originalidade. Pode apostar!

pratos de argila
A mesa posta para o café da manhã fica ainda mais charmosa com pratos de argila (Fonte: Westwing)

Os diferentes formatos de pratos feitos a partir da argila estão super em alta e imprimem muita personalidade na mesa posta. Vale muito a pena investir em modelos de pratos de argila para garantir uma atmosfera ainda mais charmosa. 

Investir em pratos de argila decorados para usar em ocasiões especiais é uma dica de ouro. Há uma infinidade de opções e com uma paleta de tons incrível. Você pode misturar estampas que trazem cores e desenhos para criar uma decoração mega sofisticada. A dica é caprichar nos detalhes da mesa posta sem carregar demais o conceito! 

Pratos de argila na decoração da mesa

O que inserir em uma mesa posta para jantar? Já sabemos que existem regras básicas de etiqueta sobre a organização das louças e dos talheres que devem ser empregadas à risca. Depois de planejar a proposta da refeição, é possível montar uma composição descontraída e prática, sem deixar a elegância de lado. 

Uma decoração de mesa com pratos de argila consegue harmonizar diferentes momentos e refeições, e tudo de uma forma muito simples. Com itens acessórios que sejam a escolha certa para a ocasião e com um alto nível de realce, fica muito fácil impressionar com uma mesa posta estilosa. 

pratos de argila
Harmonizar as louças com talheres e guardanapos é uma ótima ideia para compor a decoração da mesa (Fonte: Westwing)

Inventar uma mesa criativa é sinônimo de originalidade. Certamente, você vai surpreender convidados com tanto bom gosto ao adotar um mix de estilos na decoração da mesa. Seja para jantares ou almoços, use pratos fundos de argila para promover muito conforto e encanto com uma aparência inovadora. 

Você pode seguir o estilo romântico na decoração ao escolher pratos rasos com taças para vinho para acompanhar. Essas peças são bem trabalhadas e caem super bem em eventos mais elegantes e em datas comemorativas. Nada impede que sejam também inseridas no dia a dia. Tudo dependerá da criatividade e, claro, do cardápio.

Para harmonizar e decorar uma mesa posta simples,  você pode incluir um jogo americano ou uma toalha de mesa, por exemplo, em tons neutros que facilitam a combinação dos demais itens. Exagerar nas cores e estampas pode deixar o ambiente da refeição carregado de informações. Então lembre-se: equilíbrio é tudo!

Decorar a mesa velas em castiçais também é uma excelente maneira de destacar a composição da mesa com pratos em argila. Selecione velas coloridas, que se harmonizem com suas louças em argila e acrescente jarros de flores para dar o acabamento perfeito.

Gostou das dicas selecionadas pelo Westwing? Agora você já pode aproveitar essas ideias incríveis para decoração de mesa posta e rechear as suas refeições com muito mais delicadeza e um estilo singular!

Fonte: parceria Westwing

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Inspirações para montar um espaço decorado...

Inspirações para montar um espaço decorado com pratos de argila

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies