Menu
Projetos e Obras
Busca

Nas cozinhas, as prateleiras ajudam a organizar os itens, sendo excelentes para trazer amplitude a ambientes menores (Projeto: Maurício Arruda)

Conteúdo Conteúdo

Prateleira de porcelanato: beleza e funcionalidade para os ambientes

28/01/2022

Entenda o que é a prateleira de porcelanato. Veja as vantagens desse material e inspirações para decorar sua casa e transformar seus projetos!

A prateleira de porcelanato é um acessório que ganha destaque em projetos, pois permite o uso em inúmeros ambientes, ajudando a organizar e a decorar ao mesmo tempo.

Se você quer dar um toque exclusivo aos seus espaços, que tal saber mais a respeito dela? Siga conosco para conferir as informações importantes que reunimos!

O que é e para que serve a prateleira de porcelanato?

Como o próprio nome indica, é aquela prateleira produzida em porcelanato. Além desses acessórios, existem versões de nichos, com inúmeras divisões.

Atualmente, é possível encontrar produtos desse tipo em diferentes formatos e medidas, das profundas às estreitas.

Isso permite um uso versátil, com aplicação em vários ambientes e para a organização de diversos objetos.

Quais são os melhores tipos de porcelanato para prateleiras?

Para definir qual porcelanato usar na produção da sua prateleira, primeiro é preciso se atentar ao tamanho do acessório.

Para peças grandes — com mais de 1,50 m —, é preferível o uso das lastras. Isso porque essas são superfícies contínuas, sem emendas, o que dá um aspecto diferenciado.

Em relação à tipologia do porcelanato, todas são permitidas. Ou seja, pode ser esmaltado ou color body, dependendo do acabamento que você deseja para a prateleira.

Se quer algo simples, sem acabamento e com estrutura metálica, a melhor indicação é o color body, porque a borda ficará aparente.

Mas nada impede de usar outros tipos de porcelanato, sempre pensando no efeito estético que você deseja para a sua prateleira.

As prateleiras de porcelanato podem ser produzidas sob medida ou compradas prontas, dependendo do estilo do seu projeto. Nessa inspiração foi usada a reprodução da tábua de madeira
As prateleiras de porcelanato podem ser produzidas sob medida ou compradas prontas, dependendo do estilo do seu projeto. Nessa inspiração foi usada a tábua Nordik, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Prateleiras prontas ou produzidas sob medida

É possível encontrar prateleiras de porcelanato prontas ou produzir as suas.

A Officina Portobello tem em seu catálogo opções prontas. Inclusive, o cliente pode personalizar o formato, as medidas e o porcelanato, de acordo com suas necessidades.

A vantagem de investir nessas alternativas é que elas vêm com kits com todos os acessórios que você precisará para a instalação, segundo as características do produto escolhido, como mão francesa, buchas e parafusos.

Já para fazer sua própria prateleira — por exemplo, com os restos de porcelanato de uma obra —, é importante que os assentadores tenham as ferramentas corretas para realizar os cortes, de modo a garantir um acabamento perfeito para o acessório.

Quais são os benefícios desse produto?

As prateleiras em porcelanato contam com uma série de vantagens. Por isso que estão em alta. Entre elas, podemos destacar:

  • possibilidade de usar porcelanatos que reproduzem diferentes materiais, decorando suas paredes com versões que recriam madeiras, pedras, cimentícios e muito mais;
  • mesmo que algum líquido caia sobre o acessório, ele não ficará manchado ou estufado, como acontece com as madeiras;
  • inclusive, é possível utilizar a prateleira de porcelanato em ambientes úmidos e molhados, como é o caso do box do banheiro;
  • estética clean e diferenciada, que cria um ponto de contraste na sua decoração ou segue a cor e o efeito da parede;
  • facilidade de manutenção, já que basta usar um pano úmido para deixar sua prateleira sempre limpa e bonita.

Onde usar a prateleira em porcelanato?

As prateleiras em porcelanato podem ser usadas em praticamente qualquer ambiente, adicionando beleza e praticidade. Veja algumas ideias que separamos.

Sala de estar

Nas salas, as prateleiras podem ser utilizadas de diferentes formas. Por exemplo, próximas ao painel de TV ou em outra parede.

Um local muito visado é a parede atrás do sofá. Geralmente, esse é um ponto de atenção quando entramos em uma sala.

Você pode instalar a prateleira bem próxima ao teto, atravessando todo o espaço, o que dá uma sensação de continuidade.

Também é possível usar várias prateleiras, de diferentes tamanhos, de maneira a criar uma composição única.

Essas ideias podem ser usadas para incluir objetos de decoração ou até para apoiar quadros e fotografias.

Na sala de estar, a prateleira de porcelanato ajuda a criar um diferencial e organizar os objetos de decoração
Na sala de estar, a prateleira de porcelanato ajuda a criar um diferencial e organizar os objetos de decoração (Projeto: Studio A R Interiores)

Sala de jantar

Esse cômodo também pode ficar diferenciado com uma prateleira de porcelanato que dê destaque à área próxima à mesa de jantar.

Quem tem um aparador pode instalar o acessório acima dele, o que vai contribuir para criar um ponto de atenção.

Ainda é possível usar as prateleiras para complementar sua organização. Por exemplo, aproveitando-as para dispor garrafas, taças e copos.

E, claro, você pode utilizá-la para apoiar objetos decorativos e quadros.

Hall de entrada e corredores

Sabe aquele cantinho que parece meio “sem graça” na sua casa? As prateleiras de porcelanato são grandes aliadas para dar um up!

Use alguns acessórios desse tipo para incluir detalhes decorativos no seu hall de entrada ou em um corredor.

Se o corredor for longo e estreito, você pode usar uma prateleira única e maior, de modo a trazer sensação de amplitude.

Também pode criar um espaço com várias prateleiras de tamanhos diferentes, compondo com quadros, fotografias, placas, relógios de parede, artesanatos, louças de família etc.

Quartos e home office

Os quartos também são ambientes incríveis para o uso das prateleiras.

A prateleira de porcelanato pode ser usada em diferentes ambientes, criando um ponto de destaque, como esse detalhe na cabeceira
A prateleira de porcelanato pode ser usada em diferentes ambientes, criando um ponto de destaque, como esse detalhe na cabeceira (Projeto: Portobello S.A.)

Se quiser adicionar um ponto focal, você pode usar uma prateleira única e comprida na parede atrás da cama, mais próxima ao teto, para objetos pequenos.

Ainda pode criar uma composição com prateleiras mais estreitas para apoiar quadros, tanto na parede atrás da cama quanto em outra que deseje enfatizar no seu décor.

No home office, as prateleiras são ainda mais funcionais, ajudando a organizar livros, documentos, cadernos e outros objetos do dia a dia de trabalho.

Nas cozinhas, as prateleiras ajudam a organizar os itens, sendo excelentes para trazer amplitude a ambientes menores
Nas cozinhas, as prateleiras ajudam a organizar os itens, sendo excelentes para trazer amplitude a ambientes menores (Projeto: Maurício Arruda)

Cozinha, lavanderia e área de serviço

Nas cozinhas, as prateleiras dão charme e ajudam a organizar diversos itens, sendo excelentes para ambientes com poucos armários.

Você pode criar um espaço exclusivo para elas, brincando com o contraste do revestimento de fundo, ou adicionar algumas sobre a pia e em pontos estratégicos.

Essas prateleiras podem ser usadas para armazenar temperos, panelas, louças, copos e vários outros objetos.

A lavanderia e a área de serviço também ficam mais funcionais com esses acessórios.

Como as prateleiras são abertas, pesam menos visualmente, sendo perfeitas para cômodos menores, pois trazem sensação de amplitude.

Sobre elas, é possível usar cestos organizadores para deixar os pequenos itens sempre em ordem ou armazenar os materiais de limpeza.

Banheiros e lavabos

Os banheiros e lavabos também ganham mais funcionalidade com as prateleiras.

Nesses ambientes, elas podem aparecer tanto dentro do box, para organizar shampoos e outros itens de higiene pessoal, como sobre a bancada ou o vaso sanitário.

Você pode usar esse acessório para dispor toalhas, papel higiênico, velas aromáticas, quadrinhos decorativos e até vasinhos de plantas.

As prateleiras podem ser usadas em pontos estratégicos do banheiro para organizar e decorar
As prateleiras podem ser usadas em pontos estratégicos do banheiro para organizar e decorar (Projeto: Portobello S.A.)

Varandas e área gourmet

As varandas ganham um charme extra com as prateleiras em porcelanato. Aliás, elas são as aliadas perfeitas para criar um belo jardim vertical. Basta colocar seus vasos de plantas!

Nas áreas gourmet, esses acessórios podem ser usados para compor um mini bar ou para adicionar alguns detalhes decorativos, garantindo beleza e funcionalidade.

Como deve ser a instalação e o uso?

Agora que você sabe que a prateleira de porcelanato é a melhor alternativa para o seu projeto, confira algumas informações importantes para aproveitar esse acessório ao máximo.

Instalação

Se você comprar um produto pronto, receberá um kit completo de instalação, inclusive com manual de instruções.

Basta verificar o nível da parede, fazer as marcações, realizar os furos, fixar a mão francesa e colocar a prateleira por cima.

Por ser uma instalação simples, não é necessária mão de obra especializada. É só saber fazer as marcações e usar uma furadeira.

As prateleiras feitas com restos de obra seguirão os mesmos passos de instalação, mas você terá que comprar o seu kit, com mão francesa, parafusos e buchas, de acordo com as características desejadas.

O uso da prateleira em porcelanato deve considerar sempre o limite de peso, evitando apoiar itens mais pesados do que o acessório consegue suportar
O uso da prateleira em porcelanato deve considerar sempre o limite de peso, evitando apoiar itens mais pesados do que o acessório consegue suportar (Projeto: Portobello S.A.)

Uso

A principal recomendação é sempre respeitar o peso limite que a prateleira de porcelanato foi projetada para suportar.

Nas bancadas da Officina Portobello, por exemplo, usamos uma carga limite de aproximadamente 50kg/m², devido à fixação.

Assim como as bancadas, as prateleiras não são feitas para aguentar grandes pesos, como o de uma pessoa subindo no acessório.

Esses cuidados não são tanto relacionados aos porcelanatos — já que eles conseguem suportar grandes pesos —, mas sim aos impactos pontuais causados às paredes.

Pense, ainda, nas características dos produtos que ficarão sobre o acessório, evitando que danifiquem o porcelanato.

Como escolher a melhor prateleira de porcelanato?

Para escolher a melhor prateleira de porcelanato, é importante ficar atento a alguns pontos, como:

  • dimensões, considerando o espaço disponível para a instalação e os itens que você colocará em cima dela (por exemplo, para apoiar quadros, ela pode ser mais estreita; para livros, deve ser mais larga);
  • se você deseja comprar uma prateleira pronta, que já venha com o kit de instalação, ou se a produzirá a partir do próprio porcelanato;
  • o efeito de design, considerando as cores, texturas e reproduções de materiais do porcelanato escolhido;
  • local onde a prateleira será instalada e com qual finalidade.

Ao comprar uma versão pronta, sempre confira informações sobre o fabricante. Analise se a marca tem opções de móveis, nichos e outros objetos em porcelanato e a qualidade desses produtos.

Linha SPA

A Portobello é especialista na fabricação de móveis e acessórios com porcelanato, graças à expertise da Officina Portobello.

E uma das linhas com excelentes prateleiras é a SPA, com soluções funcionais em porcelanato.

A Linha SPA é perfeita para quem deseja unir praticidade e beleza em seus projetos, como essa linda prateleira/nicho com Nest Full
A Linha SPA é perfeita para quem deseja unir praticidade e beleza em seus projetos de banheiro, como essa linda prateleira/nicho com Nest Full (Projeto: Portobello S.A.)

Além de prateleiras, a linha SPA conta com nichos, de modo a oferecer ainda mais possibilidades de uso e decoração.

Peças para encontros de áreas, planos e superfícies garantem um acabamento de alfaiataria para qualquer ambiente da sua casa.

Gostou de saber mais a respeito da prateleira de porcelanato? Leia nosso conteúdo sobre móveis de porcelanato e desvende as inúmeras possibilidades de uso desse material na sua decoração!

Foto de destaque: Nas cozinhas, as prateleiras ajudam a organizar os itens, sendo excelentes para trazer amplitude a ambientes menores (Projeto: Maurício Arruda)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *