03.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Lilian Santos, do Revestindo a Casa, visita a fábrica da Portobello (foto: Guto Campos)

Portobello Experience: uma imersão que inspira

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.08.2022
Leia o relato da colunista Lilian Santos, do Revestindo a Casa, sobre a visita à fábrica da Portobello
minutos de leitura

Sabe quando a gente vive algo bacana e quer indicar para todo mundo? Foi assim com a imersão que fiz no Portobello Experience. Foi um dia que me conectou com a história da marca, me deixou mais criativa e trouxe muito conhecimento, que me fez pensar fora da caixa, contribuindo com meu desenvolvimento pessoal. E por ser algo tão incrível, quis fazer essa coluna contando minhas percepções de quando visitei pela primeira vez a fábrica da Portobello, em Tijucas, Santa Catarina.

Assim que cheguei, a surpresa mais que especial foi ser recepcionada pelo Bello, o cachorro mais amado do Brasil e mascote da Portobello. Acho essa sacada de ter um cachorro tão presente na comunicação e estratégias de marketing de uma tremenda inteligência. Eu não sei você, mas eu sou completamente apaixonada por pets e isso deixa a marca afetiva e humanizada, gerando uma conexão muito além da venda do produto. E vê-lo ali, todo fofo recebendo os visitantes, já é uma amostra de quão especial será o dia.

Lilian Santos e Bello: a colunista do Archtrends visitou a fábrica da Portobello pela primeira vez (foto: Guto Campos)

Eu amo histórias inspiradoras de empresas, e nessa experiência conheci a linha do tempo da Portobello. Pude acompanhar a evolução da marca desde 1979, quando tiveram início as atividades, e a vontade de transformar a comunidade de Tijucas, cidade onde fica a fábrica. E é muito interessante ver todas as conquistas ao longo dos anos e como a Portobello busca sempre ser inovadora e atenta às necessidades do mercado.

Depois, eu e os arquitetos que participaram do Portobello Experience recebemos um treinamento técnico sobre Lastras. Achei muito bacana ter esse conteúdo tão relevante. Um dos principais problemas do setor da construção civil é a falta de conhecimento especializado, que acabamos não recebendo na nossa formação e acaba resultando em muitos problemas na obra. Ter um workshop sobre Lastras ensina os profissionais a especificarem o material do jeito certo, prevenindo diversos problemas e nos deixando mais confiantes para aplicar um produto tão bacana e versátil.

Lilian Santos, do Revestindo a Casa, e Maria Silvia Ferraz, editora do Archtrends (foto: Guto Campos)

Depois desse workshop, fomos visitar a fábrica. Um momento muito esperado!

Sempre quando conhecemos o processo de fabricação, com todas as etapas para aquele produto ficar pronto, conseguimos valorizar e entender os custo e características, ter mais argumentos perante o cliente e fazer uma melhor especificação.

Foco em sustentabilidade me surpreendeu

A fábrica da Portobello em Santa Catarina é a maior da América Latina, e conhecer todos os processos e práticas sustentáveis que eles possuem, desde a fase de extração da matéria-prima até a embalagem, foi bem surpreendente. Para a Portobello, três pilares são importantes:

Valorização da água, pois toda a água utilizada na produção é tratada e reincorporada ao processo, não há desperdício;

Energia limpa, a indústria cerâmica trabalha com processo térmicos e a Portobello usa o gás natural, que é considerado limpo e não produz resíduos e fuligem;

Resíduo zero, em que 99,9% dos resíduos são reciclados ou reincorporados ao próprio processo produtivo.

Lilian Santos na fábrica da Portobello, em frente ao forno que utiliza gás natural, uma energia limpa (foto: Guto Campos)

Tecnologia e design andam lado a lado

Eu amei conhecer todos os maquinários e ver o quanto a empresa investe sempre em novas tecnologias, que influenciam na qualidade e na estética impecável dos produtos.

Quando voltamos da fábrica, tive mais uma surpresa agradável: pude conhecer parte da equipe de desenvolvimento de produtos e entender seu processo criativo.

Os designers começaram apresentando um estudo de tendências de comportamento, de uma forma que nunca tinha visto anteriormente. Eles mergulham no universo do design, da moda, da arte e da arquitetura, e mostraram os indicadores que podem ajudar na tomada de decisão e levam a Portobello a ser mais assertiva na criação e na comunicação nos próximos anos.

E o que mais me surpreendeu em todo Portobello Experience foi entender por que os revestimentos Portobello fazem tanto sucesso, conseguem atender todos os tipos de obras e caem no gosto de todos os clientes. Porque além de desenvolver produtos a partir de tendências, a Portobello cria baseada na escuta e na necessidade dos consumidores.

Eles escutam, durante o ano, milhares de profissionais, arquitetos e designers de todo o Brasil, com hábitos, regionalismos, culturas e estilos diferentes. E a partir daí eles entendem, de fato, o que cada indivíduo espera de um produto, o que sentem faltam e o que precisa ser melhorado, criando revestimentos baseados no que o mercado precisa de fato.

Lilian Santos visitou a fábrica ao lado de profissionais de arquitetura de todo o Brasil, que participavam do Portobello Experience (foto: Guto Campos)

E, para finalizar nosso dia superprodutivo, visitei a 3ª edição da mostra UNLTD, que estava supercuriosa para conhecer e não tinha tido oportunidade ainda.

Grandes nomes da arquitetura projetaram ambientes incríveis, que foram produzidos em maquetes super-realistas. O fato de executar a mostra em uma menor escala a tornou sustentável e com a possibilidade de ser levada para outros lugares - achei a ideia genial.

Eu fiquei impressionada com a quantidade de detalhes e a reprodução perfeita de tudo que compõe um ambiente: revestimentos, mobiliários, louças, metais, iluminação… Tudo idêntico aos produtos reais. Me senti completamente imersa nos projetos

Indico o Portobello Experience para todo profissional que trabalha com a especificação dos materiais nos projetos. Foi um dia especial, leve, inspirador e educativo.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Portobello Experience: uma imersão que inspi...

Portobello Experience: uma imersão que inspira

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lilian Santos
Colunista
Colunista

Lilian Santos é designer de interiores, CEO do Revestindo a Casa, maior plataforma com...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies